Um conjunto composto por fios, cabos, eletrodutos e outros elementos que são essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico, é denominado de instalação elétrica.

Ela é elaborada por um profissional especializado, que pode ser por um engenheiro elétrico em parceria com o arquiteto e instalada por um eletricista qualificado.

Nesse projeto, é necessário conter o tamanho da instalação, os materiais que deverão ser usados, os pontos de luz e os aparelhos eletrônicos que o ambiente irá conter.

Conheça peças utilizadas junto ao eletrodutos

Em questão de segurança, é essencial o uso de materiais que cumpram as medidas de segurança do país, seguindo as regras do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Quando todas essas normas são cumpridas, o sistema elétrico pode durar até dez anos, sem que seja feita a revisão para verificar os materiais usados na instalação. Esses instrumentos usados nas obras são:

  • Disjuntores;
  • DR (Dispositivo Diferencial Residual);
  • Fios;
  • Cabos;
  • Eletroduto;
  • Botoeira.

Os disjuntores possuem a função de proteger a instalação elétrica e os circuitos, podendo ser ele unipolar, bipolar ou até mesmo tripolar.

Diferentemente do fusível, quando a capacidade dos condutores é ultrapassada, é necessário que seja feita uma substituição do item.

Já quanto o DR, este tem o objetivo de detectar fugas da corrente elétrica, causadas pela falha no isolamento, instalação incorreta ou vazamento de energia.

Com o intuito de desligar o circuito, evitando que haja a propagação de choque elétrico. Os fios e os cabos, apesar de muito semelhantes, têm a mesma capacidade de condução de corrente elétrica.

E possuem flexibilidades diferentes, isso se dá pelo os fios serem feitos com um único tipo de filamento e serem mais rígidos.

Os equipamentos que conduzem energia, são feitos com fio de cobre e recobertos de plástico ou borracha, sendo assim, protegidos por eletrodutos.

O que são eletrodutos?

Os eletrodutos são conducentes de fiação, que formam um dos elementos da corrente elétrica, podendo ser tanto rígidos como flexíveis.

Sua função principal, é de proteger contra influências externas, como choques elétricos, agentes químicos e o ambiente contra incêndios.

Também são responsáveis pelas ligações, entre os pontos de consumo e o quadro de distribuição. Entre os modelos rígidos e flexíveis há, ainda, subdivisões.

Uma delas é o eletroduto flexível corrugado, que é um dos mais populares e é recomendável para a utilização em paredes, devido ao fato de acompanhar a estrutura da construção.

Outra subdivisão é o modelo de eletroduto pvc, que tem como principal característica a isolação térmica, mas também possui a função de anti-chamas.

Os metálicos ou magnéticos, são fundamentais para o impedimento de corrosões. São feitos com cobertura de esmalte e uma camada protetora de zinco.

Inseridos na categoria dos rígidos, sendo encontrado geralmente em pisos, lajes ou superfícies feitas de concreto, há o eletroduto galvanizado. Ele é soldável e é perfeito para o rosqueamento em outros eletrodutos.

O preço do eletroduto de pvc 3 4 custa em torno de um real, possuindo a possibilidade de compor caixas duplas ou triplas.

Por que utilizar a botoeira e bóia elétrica?

A botoeira, por sua vez, se trata de botões de comando que, através da condução manual, consistem em estabelecer ou interromper a carga em um circuito.

Os modelos de botoeira, seguem um padrão de acordo com as cores. A cor verde ou preta significa ligar, a cor vermelha significa desligar, o amarelo refere-se a retorno ou condição perigosa.

E as cores branca e azul, por sua vez, são para designar funções diferentes das demais. Existem três modelos de botoeiras:

  • Chave seletora;
  • Botoeira sem retenção;
  • Botão cogumelo.

Outro instrumento importante que assume a função de ligar e desligar o circuito elétrico, é a boia eletrica, que por sua ação de flutuação, ela controla os níveis dos líquidos.

É caracterizada pela fácil instalação, sendo geralmente, encontrada em tanques, bombas de porão, poços e caixas tanto de construções civis, como de residências.

Além de ligar e desligar o circuito, também é responsável pela proteção da bóia e pelo controle da bomba.

Para a instalação do eletro boia, é imprescindível o auxílio de um profissional qualificado, pois a eletricidade, quando está diretamente relacionada a água, se torna mais perigosa.

Portanto, para o funcionamento de um sistema elétrico, são necessários diversos elementos, como disjuntores, DR, eletroduto dos, botoeira, entre outros.

Os eletrodutos são responsáveis pela proteção de influências externas, como os choques elétricos e pela ligação de pontos de consumo. O mercado oferece dois modelos: os rígidos e flexíveis, sendo eles subdivididos – isso ocorre pela mudança de material.