automação

A indústria, em seus diversos segmentos, tem vivenciado mudanças tecnológicas. Uma delas se refere ao processo de automação industrial, que realmente parece uma cena de filme.

Os filmes mostram uma era no futuro, robotizada, com as máquinas realizando diversas atividades anteriormente impossíveis. Mas, isso já é realidade em muitas empresas que apostam em automatizar seus processos. Assim, com a automação, uma máquina é programada a partir de comandos realizados por humanos para desempenhar as mais diversas atividades.

Os ganhos com essa ação são inúmeros, porque o grande objetivo de automatizar as máquinas é reduzir os custos e aumentar a produção.

Além disso, investir em um sistema de automação industrial pode representar a redução de riscos de acidentes no local de trabalho, maior precisão na realização dos procedimentos e o aumento na qualidade do serviço prestado.

Desse modo, a empresa consegue redirecionar o serviço do funcionário, que antes precisava lidar com processos muito perigosos, como cortes, manusear cargas elevadas, materiais com temperaturas elevadas, dentre outros.

Como um sistema automatizado funciona?

A automação traz muitos benefícios para a indústria com seu uso, mas ela funciona a partir de processos operacionais e ainda possui um CLP (Controlador Lógico Programável), que funciona como se fosse o cérebro da ação.

Tanto a parte operacional como a de controle funcionam integradas para oferecer melhor qualidade no desempenho das atividades. Além disso, esse sistema possui:

  • Sensores;
  • Válvulas;
  • Cilindros;
  • Motores;
  • Pistões;
  • Placas eletrônicas.

No caso do CLP, ele atua se comunicando com os outros setores, para que seu funcionamento seja com otimização do tempo, apresentando bons resultados.

Todo sistema precisa de manutenção, inclusive, aqueles que envolvem a automação dentro da indústria. Isso porque, falhas na máquina podem comprometer a qualidade do serviço e o tempo de produção, afetando a lucratividade da empresa.

Por isso, recomenda-se que seja feita a Manutenção de CLP de forma preventiva, com o objetivo de detectar falhas e irregularidades no processo, logo no começo, fazendo com que a atuação de reparo ocorra de forma mais rápida e assertiva.

Com isso, os prejuízos para a empresa serão praticamente nulos, porque a máquina já está sendo investigada, antes que ela tenha algum tipo de problema, ou falha sistêmica.

As vantagens de apostar nesse tipo de manutenção são muitas, como proporcionar o aumento da vida útil do sistema, economia de tempo e financeira, além da verificação de várias partes do processo.

Integração do sistema automatizado com as instalações elétricas

É fundamental que os processos automatizados dentro de uma indústria estejam ligados com o sistema elétrico da empresa. Isso porque a automação industrial depende da energia elétrica para funcionar.

Desse modo, para uma indústria funcionar, ela passa por Montagem elétrica industrial, que se refere ao processo de instalação do sistema elétrico que vai fazer parte da indústria. Essa instalação ocorre após se criar um projeto prévio.

Esse tipo de montagem vai envolver os painéis elétricos, os sistemas de comando, os quadros responsáveis pela distribuição da energia, a conexão com a infraestrutura dos equipamentos, dentre outros detalhes.

Por ser considerado bastante complexo, o sistema deve ser realizado por uma equipe altamente qualificada. Afinal, falhas elétricas podem causar acidentes graves.

Deste modo, os profissionais precisam seguir normas e regras já estabelecidas em relação à segurança, além de serem treinados para a realização desse serviço.

Geralmente, quem realiza esse tipo de atividade é uma empresa especializada em engenharia elétrica, que pode ajudar na criação do projeto e verificação dos materiais que serão necessários para a montagem.

Manutenção de outros materiais dentro da indústria

Além de realizar a manutenção e monitoria dentro dos processos automatizados, existem outros equipamentos que também precisam de manutenção.

O chiller é um deles, porque faz parte do sistema responsável pela refrigeração da indústria, atuando no resfriamento de fluidos.

Deste modo, a Manutenção de chiller é de extrema importância, por conta da função desempenhada por esse equipamento.

Essa manutenção pode ser realizada de forma preventiva, avaliando o gotejamento, compressor, o fluido, realizando a troca de filtro, analisar o motor, dentre outros detalhes.  Isso deve ser feito de modo a evitar paradas e que o aparelho quebre, prejudicando a linha de montagem.

É fundamental realizar a manutenção para trazer maior qualidade na produção e evitar problemas no resfriamento industrial. Um equipamento consertado e revisado é muito mais eficiente e traz muito mais vantagens para a empresa.

Além dos equipamentos, é importante estar atento também à Estrutura metálica do local, realizando também a manutenção dessas instalações.