O setor industrial corresponde a um conjunto de atividades de produção que é caracterizado pela modificação e transformação de matérias-primas, itens essenciais, carros e diversos outros aspectos.

Por abranger variados segmentos de comércio, ele acaba se introduzindo na vida profissional, pessoal e, principalmente, econômica de toda nossa sociedade. Hoje, uma gama de nosso PIB (Produto Interno Bruto) é recolhida graças a esse ramo que nunca estaciona.

E para que esse processo de desenvolvimento não pare, esse ambiente industrial necessita de diversos tipos de trabalhos e serviços, que ajudem em todo seu andamento, seja para construção ou produção como para proteger os maquinários e manter o local em segurança.

Então hoje falaremos um pouco mais sobre toda essa esfera e focaremos em alguns itens que são procurados para proporcionar uma melhor desenvoltura no local de trabalho. Acompanhe este artigo e entenda alguns serviços necessários.

Entenda mais sobre algumas necessidades da indústria

Barramento blindado é um tipo de solução eficiente que ajuda a transmitir e distribuir o fluxo de energia elétrica para todos os pontos necessários do local.

Os barramentos são projetados anteriormente para uso abrigado e costumam ter alta segurança, terem um corpo robusto, porém flexível, compacto e também modular.

Esse composto é usado como uma variação de sistema de distribuição e também possuem cabeamento para transmissão.

Isso permite que as máquinas de automação recebam o fator energético apropriado para que não ocorram problemas.

Algumas de suas funções são:

  • Interligar linhas elétricas;
  • Otimizar sistemas;
  • Padronizar uma distribuição energética;
  • Proteção seletiva;
  • Manobra de circuitos.

Os barramentos são inteligentes e absorveram todo o tipo de tecnologia até hoje que puderam entrar em contato, pois é possível introduzir diferenciados elementos para que eles aumentem sua potência.

Esse método também nomeado de “Bus Way” é indicado por ser um sistema de alta segurança e proteção, tanto para os serviços que presta quanto para o local e funcionários.

Os Transformadores são maquinários usados para transformar valores de correntes e tensões elétricas, impedância e outros circuitos semelhantes. Seu funcionamento se consiste nos princípios de leis de indução magnética e eletromagnetismo.

Esse equipamento contém um núcleo, constituído por um material semelhante ao ímã e duas bobinas com espirais isoladas entre si.

Cada uma delas possui uma numeração diferente e são chamadas de primárias, que recebem a tensão, e secundárias, onde suprimem a tensão que já foi transformada.

O transformador preço possui diversos tipos e modelos, como os monofásicos e trifásicos, e devem ser adquiridos perante a necessidade de cada empresa do segmento da indústria e tamanho de produção.

Existem tipos construídos para ficar nas ruas, dentro de casa ou em locais de trabalho, basta entender um pouco sobre o circuito do local e como é a relação de voltagem que será usada. A maioria se engloba entre 110V – 220V.

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Projeto de SPDA é um dos projetos mais importantes que uma empresa irá investir em relação à segurança. O Brasil é um dos maiores detentores de raios do mundo, e por isso é necessário se prevenir contra esse contratempo da natureza.

O mais utilizado em todo esse meio é Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, pois se adequa melhor aos locais, principalmente, a edificações comerciais e também obedece às normas de segurança mais completas.

Há mais de um sistema para raio, e, a seguir, listamos os principais modelos que podem ser encontrados no mercado para que você possa entender qual a melhor opção para cada necessidade.

1. Método Franklin

Um ou mais mastros são usados como captores dos volumes de raios. Ou seja, a edificação, que fica abaixo de toda essa zona, fica protegida conforme o nível do plano de referência.

2. Método Eletrogeométrico

A construção terá uma esfera instalada que irá rolar por todo seu telhado com um raio definido, protegendo o local.

3. Método Gaiola de Faraday

O local terá sua parte superior coberta e envolvida por estruturas feitas de malhas e cabos de descida, que serão aterrados e espalhados pela estrutura conforme o espaçamento e níveis de proteção.

É possível observar que além de todo o trabalho diário, os ambientes industriais devem se preocupar com a manutenção e proteção de toda sua edificação, pois é nela que estão abrigados os seus funcionários e todas as suas máquinas e força de trabalho.