A instalação elétrica, de forma geral, consiste em um conjunto de elementos elétricos que são relacionados e com atributos coordenados entre si e cada instalação conta com uma determinada finalidade.
Ao se tratar de Empresas de instalações elétricas para atender indústrias, é interessante ressaltar a importância de buscar sempre profissionais capacitados para lidar com os projetos e suas respectivas execuções. Afinal, são diversos componentes que podem ser empregados, tais como:
- Redes de baixa e alta tensão;
- Subestações;
- Motores;
- Sistemas de aquecimento;
- Sistemas de refrigeração;
- Aterramento;
- Iluminação;
- Compressores e fornos.
Neste meio, diversos itens são aplicados para um correto funcionamento e para a proteção das pessoas e dos sistemas como: os fusíveis e disjuntores, que visam a proteção das instalações contra sobrecargas; os eletrodutos, que é por onde os cabos e fios passam; e caixas de medição, que são instaladas comumente em partes externas, dividas em duas partes, uma responsável pelo medidor de consumo e outra pelo sistema de proteção.
No que diz respeito aos elementos empregados tudo dependerá, naturalmente, da estrutura que o local apresenta e exigências necessárias para sua operação, que pode ir desde a ventilação mecânica e sistemas telefônicos, até barramentos blindados e uso de grupos geradores.
Com o suporte de um eletricista, entre outros profissionais, é possível ter um projeto bem elaborado.
Ainda mais, os sistemas elétricos em uma indústria podem apresentar diferentes configurações, como o sistema radial simples e o com recurso.
O primeiro caso corresponde a um sentido único presente na energia elétrica, sendo da fonte para a carga. Já no sistema com recurso, também chamado de rede em anel, o fluxo pode variar conforme as condições de carga do sistema.
Sem dúvidas, para a qualificação das instalações, é preciso que sejam pertinentes a legislação vigente. É uma maneira de atender as normas propostas e também de assegurar maior segurança aos colaboradores nos processos realizados e da indústria como um todo.
Aspectos da automação industrial e sua relação com a elétrica
De modo geral, os Projetos de automação industrial visam incorporar mecanismos tecnológicos com capacidade de aprimorar a produção e a qualidade do produtos.
Por mais que em alguns processos exista a substituição dos operadores humanos pelos elementos tecnológicos, em determinadas aplicações, há o aprimoramento do processo, exigindo menos esforço humano e, naturalmente, uma capacitação diferenciada para a operação.
A automação elétrica é aplicada na indústria para diversas finalidades, com possibilidade de projetos em funções simples, como ligadas a iluminação, até alternativas mais complexas, como para controle de grandes máquinas e para a alimentação de energia do local.
Por esse motivo, é indispensável que os profissionais responsáveis apresentem um amplo conhecimento na área. Isso porque, comumente, recursos complexos são utilizados.
Diferentes fatores são averiguados para a implantação da automação, como o projeto elétrico apresentado na edificação, os requisitos da instalação, os equipamentos necessários e as descrições de suprimentos, materiais, entre outros.
O que é phmetro?
Além das instalações elétricas industriais, outros itens são comumente aplicados em diverso setores, como os instrumentos de medição, que são cruciais para medir determinadas grandezas, como vazão, pressão e temperatura.
Um grande exemplo desses instrumentos é o phmetro, um dispositivo ágil e prático usado para medir a alcalinidade e acidez de fluidos.
Ele opera como um voltímetro, que efetua a medição da divergência de potencial elétrico entre um eletrodo de pH e um de referência, apresentando a conclusão em termos de pH de uma solução em que o eletrodo foi imerso.
Isso se deve ao fato de o eletrodo identificar alterações na voltagem tendo como base a ação do íon hidrogênio, enquanto o eletrodo para referência apresenta uma voltagem frequente para medição adequada de comparação.
Esse instrumento de medição é empregado em diferentes setores, como na indústria química, em procedimentos de purificação de água e na fabricação farmacêutica.
No meio industrial, é de extrema importância para análise do valor do pH com exatidão, tanto de produtos de qualidade alimentar, quanto de substâncias químicas.
A Calibração de phmetro é imprescindível para garantir que os resultados apresentados sejam confiáveis e precisos.
Normalmente, para calibrar é preciso medir soluções distintas de valores padronizados e bem estabelecidos, para posteriormente ajustar o medidor tendo como base qualquer desvio do valor apresentado.
É preciso considerar que ao longo do tempo o instrumento sofre desgaste e que o revestimento dos eletrodos de pH também podem gerar alterações em suas características, mesmo os que são mais estáveis. Sendo assim, a calibração adequada contribui com o alinhamento dos atributos atuais do sensor de pH em utilização com o medidor de pH.
Com as informações apresentadas ao longo do texto, é possível observar que o setor industrial pode ser muito amplo, assim como a infraestrutura aplicada nesse meio.
Seja para efetuar instalações elétricas e projetos de automação ou para o manuseio de instrumentos de medição, profissionais qualificados devem ser responsáveis por cada procedimento para alcançar processos mais seguros e resultados satisfatórios.