O ambiente industrial apresenta particularidades conforme as finalidades e objetivos propostos por cada empresa ao qual está relacionado.
A transformação da matéria-prima depende de processos específicos, com máquinas e equipamentos adequados desde a montagem inicial.
A equipe responsável deve desenvolver um projeto inicial e acompanhar de perto o andamento dos trabalhos. Assim, é possível identificar melhorias e estabelecer a inclusão de uma automação industrial em determinados setores.
Central de distribuição de energia regulada
A energia elétrica é parte essencial para o funcionamento de muitos equipamentos, máquinas e ferramentas utilizadas em um chão de fábrica.
Por isso, a distribuição dos circuitos elétricos deve ser projetado atendendo às normas regulamentadoras de segurança vigentes em todo território nacional.
As concessionárias públicas e privadas são responsáveis pela energia elétrica até o poste de um imóvel. A partir de então, todo o projeto deve ser desenvolvido por engenheiros elétricos e os serviços realizados por eletricistas e técnicos da área.
A distribuição principal pode partir de uma cabine primária instalada em um ponto específico da fábrica, respeitando o projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), o tão conhecido para-raios.
A manutenção preventiva em cabine primaria deve ser realizada periodicamente, para que o sistema elétrico não cause nenhuma parada de emergência ou curto-circuito em tomadas e interruptores.
A carga de energia deve ser controlada de maneira adequada, para que as variáveis apresentadas no consumo de máquinas e equipamentos distintos seja equilibrada e de acordo com a voltagem necessária.
Peças recebem proteção contra corrosão
A montagem industrial envolve o chão de fábrica, mas vai além e pode ser responsável por toda a estrutura imobiliária, indicando a divisão de setores e a implementação de elementos específicos para cada área.
O telhado de chapas metálicas é construído para garantir a segurança patrimonial, e elas podem ser presas com porcas e parafusos com revestimento de zinco para ficarem protegidas contra corrosão.
Dessa forma é possível implementar:
- Resistência eficiente;
- Apuro estético;
- Baixo custo;
- Material reciclável.
Caso seja necessário realizar uma reforma, como expansão da área da fábrica, esses elementos podem ser devidamente encaminhados para a indústria de reciclagem. A implementação de um programa de proteção ao meio ambiente é uma proposta que tem alcançado diversas empresas.
Resfriamento de máquinas requer projeto exclusivo
Quando o assunto é o melhor aproveitamento de recursos naturais, é preciso lembrar da pauta que está em alta nos tempos atuais: a sustentabilidade.
O resfriamento de equipamentos e maquinários de uma planta fabril pode ser realizado a partir de um projeto desenvolvido com exclusividade para o local, com uma unidade de água gelada industrial que faz o reaproveitamento desse líquido tão precioso para a sociedade.
Dependendo do equipamento resfriado, o controle do sistema pode ser automatizado, com recursos que atendem a estabilidade de temperatura e a eficiência quanto a refrigeração dos maquinários industriais.
Controle de entrada e saída com registro geral
Da presença constante da água em processos industriais se mostra a importância de um sistema hidráulico adequado em todos os ambientes, tanto dentro quanto fora das instalações imobiliárias de uma fábrica.
A entrada e a saída de água pode ser a partir do fornecimento público, ou de instalações que reúnem captação natural e de lençóis freáticos, cavando um poço artesiano.
A abertura de um registro de gaveta industrial pode ser o ponto de partida para diferentes pontos de distribuição, como caixas d’água e cisternas.
A sustentabilidade deve ser aplicada nessa situação, pois muitas empresas precisam construir uma estação de tratamento para garantir a água de reuso, que pode ser encaminhada para o resfriamento de máquinas, a limpeza de pátios e do chão de fábrica, assim como a frota de veículos e a rega de jardim.
A instalação de um registro em bronze garante a durabilidade do sistema hidráulico, pois toda a estrutura estará protegida contra corrosão, mesmo em uma situação em que a umidade está presente a todo instante.
Segurança do trabalho possui ambiente próprio
A estrutura mobiliária de um galpão industrial é formada por grandes máquinas e equipamentos, veículos próprios para carga e descarga, mas também dos colaboradores, os quais são responsáveis pelo controle e a operação que ocorre em uma planta fabril.
A responsabilidade sobre a saúde e a qualidade de vida é da empresa, que precisa indicar um local para a equipe de segurança do trabalho atender os profissionais em casos de acidente ou mal-estar.
O investimento em equipamentos é baixo, em relação a outros setores industriais. O lençol descartável para maca preço ínfimo quando comprado em grande quantidade, junto a fornecedores que atendem diferentes clientes.
A estruturação final determina a produtividade implementada em um ambiente industrial. Estando tudo de acordo com às normas regulamentadoras, é possível garantir um ambiente seguro e propício para os colaboradores.