O processo de industrialização do campo e o uso intensivo de máquinas agrícolas, equipamentos, defensivos e fertilizantes, transformou a agricultura nos últimos 20 anos.
A grande tendência na pecuária é investir em melhoramento genético para aumentar a produtividade e impedir o desmatamento de florestas. Produtores rurais têm apostado na tecnologia para movimentarem o agronegócio local.
Ao longo do tempo, o aumento do uso de máquinas e implementos ocorreu em todo país, mas ritmos variados nas diferentes regiões do país.
A busca de avanços na técnica de produção, e constantes práticas da modernização, inerentes da área agropecuária, auxiliam também no processo das atividades no campo.
Benefícios
Com o objetivo de retornar benefícios, o uso da tecnologia traz alguns benefícios como:
- Redução de custos,
- Maior produtividade
- Aumento da produção
- Prevenção de riscos da área
Os métodos tecnológicos no campo podem variar de acordo com a necessidade do produtor. Os principais aspectos estão na diminuição do impacto ambiental e no aumento da segurança dos trabalhadores por meio de métodos confiáveis que reduzem a chance de erros e falhas.
A observação da capacidade de produção de resultou em criações de chamadas de fazendas indoor, que são basicamente locais fechados que utilizam técnicas que são capazes de produzir cerca de 100 vezes mais do que se comparada em áreas rurais comuns.
Com o auxílio de muitos equipamentos de qualidade como, caminhões, perfurador de solo, motocultivador, tratores, semeadora, entre outros.
Alguns aspectos como por exemplo, temperatura e iluminação adequada consegue viabilizar o crescimento mais rápido de desenvolvimento do que em locais de produção natural.
Se comparada ao modo convencional, a produção nesse tipo de fazendas por meio de lâmpadas especiais garante economia de energia e desperdício na colheitadeira. Outra característica muito importante dessa tecnologia é que esse procedimento não utiliza agrotóxicos.
Além de resultarem na garantia do aproveitamento de recursos utilizados. A utilização de plantações high tech é uma ótima solução.
Produção e colheita
Quando nos referimos ao desenvolvimento de alimentos, estamos falando daqueles que sejam resistentes a pragas, doenças e alguns eventos climáticos, pois tudo isso faz com que as plantas se desenvolvam melhor e garantam a qualidade do produto final.
Pensando em como a tecnologia na agricultura progrediu, não podemos deixar de mencionar que existem sensores capazes de monitorar a plantação e auxiliar nas decisões que o produtor precisa como por exemplo os sensores para tratores agrícolas.
Além desse monitoramento, pode ser muito benéfico instalar sensores que consigam auxiliar o seu processo de irrigação.
A partir da instalação dele no solo é possível identificar quando é necessário aguar a planta e qual a quantidade ideal de água. Isso gera uma economia para o produtor e ainda garante o bom desenvolvimento das plantas como uma plantadeira.
Vaca móvel e etiquetas eletrônicas
O projeto tecnológico chamada vaca móvel, tem por finalidade promover a melhoria na produção do leite e as condições higiênicas ligadas ao processo de produção com analises e equipamentos necessários, como por exemplo uma máquina de ordenha mecanica.
Esse projeto está presente em diversos estados do país, insere técnicas eficientes de controle e monitoramento do leite.
Esse desempenho é feito por meio de análises que garantem padrões adequados de qualidade e higiene.
Logo após os resultados e ajustes necessários, as modificações são feitas aos produtores da área além de manter a higiene da ordenhadeira, pois se não, pode interferir diretamente na qualidade do leite.
Outra tecnologia muito usada são as etiquetas eletrônicas, que tem o intuito de auxiliar produtores rurais, na técnica de identificação e acompanhamento bovino e é capaz de fornecer diferentes informações da vida do animal.
Esse método de controle tecnológico também consegue oferecer segurança alimentar aos consumidores, pois, com ele é possível saber a origem do gado e os processos que foram utilizados durante a criação.
A etiqueta eletrônica também tem muita funcionalidade na segurança sanitária pois é possível identificar irregularidade, como, por exemplo, doenças.
A qualidade na identificação do gado, aliada a referências corretas de todo o processo até chegar a sua vida adulta. O sistema de registro é realizado por um programa que possui uma técnica que associa o uso de um chip e uma antena para a transmissão das informações para um computador.
O estudo dos dados coletados resulta em diferentes situações onde o animal pode ser encontrado. Esse processo possibilita a prevenção na saúde de apenas um mas como também de todo o rebanho.