Não existe indústria sem peças e máquinas. Por isso mesmo é que a escolha de equipamentos, a manutenção do maquinário e a fabricação/moldagem de peças com qualidade é algo muito importante.

Se as técnicas de usinagem já são usadas durante o processo de criação e desenvolvimento de itens como plástico e ferro, por que não usar esse método para as engrenagens?

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que as engrenagens são dispositivos essenciais na parte mecânica das máquinas, por isso, precisam ser produzidas com qualidade de fabricação e na medida certa.

Neste cenário, a Usinagem de engrenagens é uma técnica para tornear as peças, deixando-as mais flexíveis, sem perder a resistência e um acabamento das peças. O principal objetivo desse serviço é melhorar a qualidade dessas peças.

E assim como essa opção, outros serviços existem e podem ser usados no dia a dia das indústrias, mas nem sempre são conhecidos. Se você se interessa por esse assunto e deseja alavancar o processo industrial, continue lendo esse artigo!

Vantagens da Usinagem de engrenagens

A engrenagem é uma peça que pode mover máquinas a partir da potência empenhada sobre elas. São basicamente rodas que transmitem força e movimento de um lado para o outro.

Para melhorar ainda mais o visual dessas peças, o acabamento e a flexibilidade, a Usinagem de engrenagens é um processo que serve para  melhorar a qualidade das peças.

Como há vários tipos e finalidades desse produto, nem sempre o processo é feito de forma padrão. Mas, no geral, a ideia dessa técnica é reduzir os prazos de manufatura e o tempo total da produção desses dispositivos no ramo industrial. Em resumo, as vantagens desse serviço para a rotina da indústria são:

  • Flexibilidade para fabricar rodas em modelos variados;

  • Mais precisão na hora de produzir ou reparar as peças;

  • Redução de custos de operação e produtividade;

Corte e dobra de vergalhão

Assim como as chapas de aço, metal e ferro precisam de ajustes conforme sua finalidade, o vergalhão também. Esse objeto é basicamente uma barra de metal comprida e grossa que pode ser usado nos processos industriais e também na área da construção civil.

Por causa de suas dimensões robustas – uma peça de 8 mm tem em média 12 metros de altura e quase 5 quilos – técnicas para ajustar essas medidas, às vezes, são necessárias.

É neste cenário que surge o Corte e dobra de vergalhão. Esse processo serve para ajustar o material e garantir mais produtividade em seu uso.

No caso da construção civil, essa técnica garante um uso mais racional dos materiais de construção. Na indústria, isso não é tão diferente assim. Já que, corte a dobradura  desse material traz vantagens como:

  • Menos desperdício de aço;

  • Mais precisão e versatilidade na hora de aplicar o produto;

  • Redução de custos;

  • Maior versatilidade das barras de ferro;

  • Facilitação de transporte e manuseio;

Moldes e matrizes

A criação, o desenvolvimento e o acabamento de peças usadas na indústria pode envolver uma série de processos. Peças, tampas, alças e objetos de encaixe são produzidos a partir das mais variadas técnicas.

Nesse sentido, o uso de Moldes e Matrizes é uma boa forma de automatizar e integrar todas as etapas de projeto, com um custo baixo e um tempo menor.

Na prática, esses objetos facilitam muito a produção de peças, principalmente quando a demanda é solicitada em larga escala e é preciso manter um padrão de qualidade. Por exemplo, a fabricação de uma roda de um veículo de determinado modelo não pode ser diferente em nenhum carro.

Por isso, há medidas exatas e uma forma de produzir as rodas.  Uma das soluções para isso é o uso de Moldes e Matrizes. Apesar de muito usada e comum no dia a dia, essa técnica não é uma coisa nova e é uma das mais antigas no setor industrial

Em linhas gerais, esse processo começa desde a projeção do produto. Para isso, profissionais de desenho industrial ou engenheiros projetistas dão as diretrizes dos moldes para a produção de peças. Além das peças da indústria automobilística, peças produzidas nesse modelo, podem ser:

  • Cadeiras e mesas;

  • Caixas;

  • Tampas;

  • Chapas de ferro;

Independente do serviço ou da técnica, esses métodos podem transformar a rotina de trabalho de uma indústria. Apesar dos esforços humanos e do controle de padrões, esses serviços facilitam muito a vida de quem está na produção.