Indústria

Uma indústria é um espaço montado de forma totalmente diferente de outros tipos de construções. Como o foco das fábricas é a produção incessante de itens para consumo, por meio da utilização de grandes máquinas que operam em tempo integral.

Acaba sendo preciso que esse espaço seja amplo e cheio de estruturas que melhorem a qualidade do ambiente, visto que as práticas industriais são bastante intensas e repletos de elementos que prejudicam a qualidade de trabalho dos profissionais industriais.

Os galpões industriais, que formam, basicamente, todo o espaço de uma indústria, tanto para os setores de produção, como os de armazenamento, são galpões extensos e que atingem grandes alturas.

Além disso, as torres de resfriamento, caixas d’água e estruturas de filtragem também são composições elevadas, o que torna o procedimento de montagem industrial ainda mais complexo.

Para que essas estruturas altas sejam montadas, é fundamental que as empresas envolvidas nos procedimentos de construção tenham tecnologias para que o alpinista industrial possa trabalhar nessas elevadas alturas.

Um alpinista industrial é o responsável pela montagem e trabalho em cima das estruturas que atingem uma altura que não é possível trabalhar sem o auxílio de equipamentos de fixação e elevação.

Setores da indústria

A montagem de uma indústria é, basicamente, igual em qualquer segmento industrial. Mesmo que exista uma grande quantidade de segmentos industriais, elas recebem estruturas semelhantes, pois a produção e a necessidade de composições de proteção é a mesma.

Para entender melhor como é grande a variação dos segmentos industriais, fizemos uma lista com alguns desses setores:

  • Indústria alimentícia;
  • Indústrias petroquímicas;
  • Indústrias de plástico;
  • Indústrias automobilísticas;
  • Indústrias de borracha;
  • Indústrias de eletrodomésticos.

A lista que apresentamos para você apresenta apenas alguns segmentos, mas existem outros inúmeros, e esses setores são responsáveis pela produção de, basicamente, todos os itens que consumimos diariamente e também dos itens que empresas, comércios e construtoras utilizam para a realização de seus trabalhos.

Indústrias metalúrgicas e seus processos

Um segmento importante que não aparece na nossa lista são as indústrias metalúrgicas. Nesse segmento, a produção é voltada para o trabalho em cima de materiais metálicos, muito utilizados em outros setores comerciais, principalmente a construção civil.

Nas metalúrgicas ocorrem diversos procedimentos, e a seguir falaremos mais especificamente alguns desses procedimentos, como a usinagem de peças.

Esse processo, por exemplo, funciona para que peças metálicas sejam cortadas e receberem acabamentos mais detalhados. Os serviços de torno são os principais responsáveis pelos cortes.

Os tornos são posicionados no centro de usinagem, que são grandes máquinas de suma importância nesse setor, e através de comandos computadorizados os cortes são realizados com precisão.

Fundição

Outro procedimento importante das indústrias metalúrgicas é a fundição de metais, que é a operação de juntar um metal com outro, formando assim um material único. Na fundição, os metais são aquecidos e derretidos, ganhando forma líquida.

Posteriormente, eles são solidificados, formando assim diversas peças que utilizamos cotidianamente. A rebarbação de peças fundidas é um procedimento importante para a retirada de possíveis rebarbas nas peças metálicas após os processos de fundição e por isso são bastante recomendadas.

Existem mais outros inúmeros esquemas que visam dar um melhor acabamento para as peças produzidas nas indústrias metalúrgicas.

Como os metais são materiais bastante robustos e resistentes, é natural que os cortes e os outros processos de formação das peças deixem escapar algum detalhe que precisa ser arrumado antes do produto ser levado para consumo.

Um desses procedimentos é o banho de prata em aço inox, que é quando uma barra de metal recebe literalmente um banho de prata, reforçando ainda mais a estrutura da peça, dando maior robustez e resistência.

Mais exemplos

Para finalizar, é importante mencionar outros procedimentos que podem ser utilizados para a realização de cortes em peças metálicas e que são muito usuais nas indústrias metalúrgicas.

A caldeiraria, por exemplo, é um desses casos. Muitas indústrias metalúrgicas possuem um setor próprio apenas para a produção das caldeiras, que efetuam os cortes e detalhamento mais refinado em peças de metal.

Esses processos também podem ocorrer com máquinas menos complexas, principalmente, em materiais metálicos já formados, por exemplo, uma barra de ferro que precisa ser diminuída de tamanho e precisa passar por um procedimento de corte retilíneo.

Nesse caso é utilizado uma serra de fita horizontal para ferro, que corta rapidamente as barras de maneira reta e consistente, dando o tamanho ideal para a peça.