Os Tubos e conexões galvanizadas são produtos de aço utilizados em bastante áreas como tratamento de água, esgoto, indústrias e residências.

Conseguem destaque por ter grande resistência à pressão, corrosão e sua estrutura tem o aspecto de longa duração.

Eles se tornam galvanizados porque passam por um processo chamado galvanização no qual é feito por meio de uma aplicação de uma camada de zinco.

Sendo um procedimento de imersão quente em um banho de zinco fundido ou em uma adição de zinco através da eletrólise das camadas.

O tubo e conexão galvanizadas são aplicados em fábricas, em sistema de abastecimento de gás, gás liquefeito e até em ar comprimido. No geral, essa tubulação é normalmente encontrada em:

  • Redes de combate a incêndio;
  • Redes de óleo diesel, gasolina, gás e álcool;
  • Redes de água fria e quente;
  • Equipamentos de refrigeração.

Esses foram quatro exemplos, mas aplicação abrange muitos outros. É um item muito versátil por conta de suas vantagens proporcionada pela galvanização.

A primeira vantagem é que sua tubo/barra de ferro tem resistência à corrosão ou pela ação de agente externo químico ou outro. O material, por ser protegido pelo zinco, consegue fazer o aço fica intacto, em caso de impacto.

Vale ressaltar que os tubos e conexões galvanizadas precisam seguir as normas estabelecidas para seu uso em qualquer lugar seja em plataformas, refinarias ou até em eletrodutos.

Em locais que são compatibilizados por possuir resistência e segurança ao entrar contato com explosões. para saber mais sobre a qualidade desse produto e sanar dúvidas posteriores.

Conheça as conexões em aço inox

As Conexões em aço inox vêm criando evidência no mercado nacional a cada dia que passa pela sua popularidade e preços baixos (obtidas por modernas técnicas de fabricação).

Elas são micro-fundidas e, por isso, são mais viáveis e mais populares. Atualmente, as conexões de inox vêm sendo as substitutas das conexões de ferro maleável galvanizado, mais tradicionais, por causa do seu custo que são o mesmo.

Depois do preço mais em conta, a alta resistência à corrosão tanto sob pressão como sob corrosão apresentadas pelas conexões em aço inox chegaram para serem mais utilizadas.

Suas vantagem em comparação às conexões de ferro galvanizadas são: alta resistência à corrosão; maior resistência às pressões, melhor acabamento, mais limpas e não contaminam os produtos (atóxicas), não enferrujam.

Elas permitem ser desmontadas e reutilizadas, assim, diminuindo o custo final de produção e manutenção. Poder ser desmontada é a última vantagem das conexões em aço inox e tem uma relação com as conexões galvanizadas.

Pois ao efetuar o desmonte, as peças eram impossíveis de serem reutilizadas por conta da ferrugem criada na instalação. Na maioria das vezes, a corrosão causa uma perfuração na conexão de ferro, isso, com relação às linhas de conexões inox não acontece.

As Conexões em aço inox podem ser usada em muitas áreas, é uma material abrangente, tanto no ramo industrial como nas residências.

Elas são denominadas como eternas, pois duram bastante tempo, mas é necessário observar os limites da pressão e se o produto em utilização pode afetar ou não o aço inox.

No mercado há disponíveis com roscas bsp, como npt, valvulas, ou seja, é uma linha bem completa, podendo até encontrar conexões em aço inox no modelo cotovelo, TE, união, niple duplo sextavado ou ponta roscada, espigões, entre vários outros.

Elas podem ser instaladas em linhas como água, vapor, gases ou ar-comprimido. Consulte um loja especializada e saiba mais sobre elas.

Descubra as características do VND

Aço VND é um aço utilizado em ferramentas em corte (machos, cossinetes, brochas, punções, facas para corte de papel, etc.).

É indicado para segmento de aços especiais, processando e fabricando para conseguir um alto grau de qualidade, atingindo as demandas da ferramenta em aumentar a produtividade e redução dos gastos com manutenção.

Para obter esse tipo de aço é necessário contar com ajuda de profissionais e, outro fator importante, é que o nome VND é muito popular pelo Brasil por ser derivado das Usinas nacionais ao material da classe AISI O1, como também, o material remetido pela norma DIN como WNr. 1.2510.

A enorme diferença é que o VND (conhecido como aço 01) no qual é um material usado mundialmente e não do material de classe mundial AISI O1 produzido por uma Usina X igual o caso do VND que teve esse nome mais falado em termos comerciais no país no grupo de aços da classe AISI O1.

Entre o aço que tem baixa liga para trabalho à frio o aço VND ou aço O1, possui razoável capacidade na pequena deformação e o valor é médio devido ser temperável em óleo.

Mantém o gume cortante por um tempo razoável e é bom em aplicações no qual há muita abrasividade do produto. Neste caso, o recomendável é usar aços da categoria “D”: aço D-2, aço D6 e aço D-3. O Aço D-2.

Ao trabalhar com esse tipo de aço é necessário contratar uma empresa especializada no serviço e que tenha reconhecimento no mercado. Verifique também se os profissionais da empresa são habilitados e capacitados.