Para funcionar corretamente, é importante que a indústria adote técnicas de segurança industrial tanto no funcionamento das máquinas como também, para garantir a segurança dos funcionários.
Por conta disso, esse artigo vai trazer algumas dicas sobre normas de segurança que precisam ser seguidas pela indústria, assim como manutenção corretiva e algumas inspeções necessárias.
Não deixe de conferir!
Segurança industrial: a apreciação da NR 12
Para garantir segurança aos processos industriais existem normas e regras de segurança que dizem como os procedimentos técnicos devem ser feitos. Uma dessas regras é a NR 12.
Esse tipo de norma tem como objetivo verificar problemas e perigos que possam afetar a segurança dos trabalhadores industriais por meio da montagem, instalação e até mesmo, os processos de manutenção dos equipamentos industriais.
Por isso, é realizada a apreciação de risco NR12, que segue os riscos expostos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse tipo de norma auxilia os fabricantes e os usuários de máquinas industriais, com o objetivo de evitar acidentes.
Por isso, existe uma orientação de como esse uso deve ser realizado, trazendo também mais segurança ao manuseio do equipamento e garantindo um funcionamento eficiente. Investir em segurança e estando dentro das normas, a indústria só tende a ganhar.
Existe a elaboração de um documento que contribui para apontar os riscos que aquela máquina oferece ao trabalhador, assim como quais são os equipamentos de proteção individual que estão disponíveis.
É importante que essa avaliação técnica seja seguida à risca e feita tanto de forma individual pelo funcionário, mas também por parte da indústria, identificando se a máquina possui alguma não conformidade dentro do que a segurança determina.
As regulamentações também trarão outros detalhes como a instalação de sensor fotoelétrico industrial, separando um espaço do outro e trazendo a divisão correta dos ambientes.
Os tipos de manutenção industrial
A indústria precisa de manutenção para seguir os procedimentos técnicos necessários estabelecidos pela ABNT- Agência Brasileira de Normas Técnicas.
Por isso, um dos caminhos adotados pela indústria é apostar na manutenção preventiva das ações realizadas dentro da indústria.
Esse tipo de manutenção ocorre por meio de inspeções, que falaremos mais adiante, que são realizadas para detectar problemas, antes que de fato eles apareçam.
Porém, em alguns casos é necessário realizar uma manutenção corretiva industrial, que ocorre quando de fato já houve um problema e a máquina está paralisada.
Isso representa perdas na produtividade industrial, mas a ação deve ser corretiva, mas que a máquina volte a funcionar.
Nesse tipo de manutenção, reparos técnicas são realizados por meio de uma empresa especializada, com o objetivo de proporcionar o funcionamento da máquina.
Uma das máquinas mais interessantes dentro do processo industrial são as bombas hidráulicas centrífugas. Esse tipo de máquina também precisa de manutenção preventiva, troca de peças e uma atenção especial, com o objetivo de evitar panes.
Você já ouviu falar em ensaio não destrutivo ultrassom?
Para garantir o bom funcionamento industrial, seja nas máquinas como nos processos, é importante que a indústria passe por inspeção. Uma delas, é o ensaio não destrutivo ultrassom.
O ensaio não destrutivo ultrassom tem como objetivo garantir que o funcionamento industrial e as operações realizadas pelas máquinas e equipamentos estão ocorrendo de forma assertiva.
Com esse ensaio é possível detectar os defeitos antes que os mesmos acabem se tornando mais grave e acabem comprometendo a qualidade industrial. Esse tipo de processo segue normas e padrões internacionais de segurança.
Nesses ensaios, experimentos são realizados com o objetivo de verificar se existe modificação de propriedades químicas e físicas nos equipamentos.
Porém, o ensaio em si não causa nenhum dano, inclusive à mecânica do equipamento. A realização do serviço ocorre por meio da inspeção LP, que é conhecida como de líquido penetrante. Esse é um serviço que envolve elevada tecnologia em todo o processo.
Esse tipo de inspeção verifica por meio de um liquido se não existe trincas ou presença porosa nos materiais que foram gerados nos processos industriais. Após isso, um produto químico conhecido como relevador é aplicado sobre a peça. Ele identifica se de fato houve penetração do liquido ou não.
Devido sua funcionalidade, esse tipo de inspeção é muito realizada dentro dos procedimentos industriais, utilizando também outros processos como:
- Inspeção visual;
- Inspeção dimensional;
- Inspeção por meio de partículas magnéticas;
- Inspeção dos projetos industriais;
- Inspeção das peças mecânicas.
Essas inspeções são importantes para garantir o bom funcionamento das peças, evitando riscos tanto aos funcionários, como também aos processos produtivos.