Dentro de uma indústria, é preciso que a entrada e saída de fluídos, como líquidos e gases, que alimentam as mais variadas máquinas em funcionamento, sejam ajustados, de acordo com as necessidades de cada equipamento, que são feitos por meio de válvulas.
Os controles podem ser realizados de forma automatizada, com equipamentos disponibilizados em cabines especiais, com o uso de tecnologia de ponta, de forma computadorizada.
Para que tudo funcione de maneira correta, diversos tipos de reguladores precisam estar ajustados, em conjunto com válvulas e conectores cambiáveis, que possam ser ligados e desligados, a qualquer momento, quando for necessário.
Sem este tipo de equipamento, os controles podem ter funções desregulares, prejudicando os processos de fabricação, ou fornecimento de energia, de qualquer forma.
Válvulas e reguladores alinhados
Atualmente, as empresas utilizam diferentes modelos de regulagem, que contam com válvulas pneumáticas, que fornecem os mais diferentes controles de alimentação de elementos, como gases e líquidos, que podem ser manipulados de acordo com a necessidade.
Como a pressão aplicada na liberação destes elementos pode alterar a direção a ser encaminhada, é preciso que o controle seja feito com atenção, para não prejudicar o funcionamento dos maquinários, que estão em trabalho constante.
O projeto de liberação dos elementos, ligados às válvulas de pressão, precisa ser desenhado de acordo com a aplicação ao qual será destinado.
É necessário verificar a potência do encaminhamento dos elementos, para que sejam aplicadas conexões inox roscadas, impedindo qualquer tipo de vazamento no meio do caminho.
Entre as conexões, é preciso verificar, ainda, a necessidade de colocação de elementos de vedação, para que não haja nenhum problema de vazamento durante o uso.
Esse tipo de conexão também facilita a manutenção, quando necessário, pois basta desrosquear, realizar os consertos necessários, e recolocar na posição projetada.
Como as indústrias se utilizam de diversos elementos, como gases e líquidos abrasivos, o uso deste tipo de material se justifica por suas características, que suportam as variações de pressão e temperatura, oferecendo ainda outros benefícios, como:
- Resistência à corrosão provocada pela oxidação;
- Melhor acabamento dentro dos projetos;
- Impedem o acúmulo de substâncias tóxicas;
- Não sofrem contaminação de elementos.
Com uma grande durabilidade, estas ligações podem ser adaptadas tanto na área industrial, quanto na área residencial.
Diversos tubos e conexões residenciais precisam ser aterradas, ou então adaptadas no interior das paredes.
Para evitar vazamentos nos encanamentos, são instalados estes conectores especiais, com vedantes desenvolvidos especialmente para atender este tipo de instalação.
Todos eles são alinhados, de maneira que possam prover da melhor maneira possível, a entrada e saída de água, no caso das instalações hidráulicas residenciais, para que tudo funcione corretamente.
No setor industrial, muitas máquinas funcionam com energia fornecida por gases, e as tubulações são desenvolvidas para que suportem este tipo de elemento, podendo, até mesmo, ser readaptada em outros espaços, quando há a necessidade de mudanças.
Controle de pressão mantém fluxo
Tanto no setor industrial, quanto no setor residencial, o controle de fluxo de água pode depender do fornecedor estatal e, por isso, muitas vezes, é preciso conter a pressão aplicada nos sistemas hidráulicos.
A estratégia, nestes casos, é instalar um regulador de pressão, que permita manter o fluxo de alimentação de toda a construção, conforme a necessidade que apresenta.
No caso de equipamentos industriais, muitas máquinas precisam de resfriamento constante e, para que isso aconteça, boa parte da água captada é destinada para tanques e, consequentemente, para as máquinas que precisam ser resfriadas.
Para evitar qualquer tipo de problema, são instaladas cisternas para captação de água pluvial, que mantém o abastecimento durante vinte e quatro horas.
Para que a alimentação não seja prejudicada, caixas d`água servem como local de estocagem. De modo geral, são colocadas na parte mais alta das construções.
Além disso, são necessários conexões hidráulicas para alta pressão sejam instalados em todo o sistema, para que possam alcançar os pontos mais altos.
Também servem para manter a alimentação entre uso comum, como sanitários, jardins e cozinha, além do uso industrial, no resfriamento de máquinas e linha de produção.
Em casos de excesso de alimentação, também são instalados equipamentos que evitam o acúmulo, seja em cisternas externas ou nas caixas d`água internas.
Para isso, é instalada uma valvula de retenção logo no início do sistema hidráulico, permitindo que seja cortada toda a alimentação de água.