O Laudo de instalações elétricas trata-se de um documento oficial no qual constam todos os dados técnicos de uma instalação elétrica, visando garantir segurança ao estabelecimento.

Ele é utilizado para comprovar que as instalações elétricas de uma residência, comércio ou indústria estão dentro de todas as conformidades.

Esse laudo é exigido pelo Ministério do Trabalho, para garantir a saúde e a proteção de todos os trabalhadores envolvidos em operações elétricas, de maneira a preveni-los dos diversos riscos, aos quais eles podem estar sujeitos nesse tipo de operação. Assim, é garantida a segurança do trabalho.

Saiba mais sobre a segurança para trabalhos elétricos

Também conhecida como segurança ocupacional, o conceito tem por objetivo, justamente, promover a proteção de trabalhadores em seus ambientes de trabalho e garantir que os riscos sejam evitados, o máximo possível, durante a execução de seus serviços.

O laudo das instalações elétricas é um documento baseado em uma norma regulamentadora conhecida como NR 10, que determina medidas de segurança para os trabalhadores envolvidos em instalações elétricas.

Essa norma regulamentadora estabelece os requisitos e condições para um ambiente de trabalho, que envolva serviços de eletricidade. Assim, a saúde e a segurança dos trabalhadores são, devidamente, preservadas.

Entre as medidas impostas pela norma regulamentadora de número 10, estão:

  • Medidas preventivas visando controle de risco elétrico, além de riscos adicionais, devendo ser aplicadas técnicas de análise de risco;
  • Tais medidas devem ser integradas com todas as outras iniciativas da empresa;
  • Desenergização elétrica como forma de medida de proteção coletiva e, em caso de impossibilidade, emprego de tensão de segurança;
  • Quando as medidas coletivas não forem viáveis ou não forem suficientes, equipamentos de proteção individual apropriados para a atividade devem ser adotados;
  • O aterramento das instalações deve ser executado de acordo com regulamentação estabelecida por órgãos responsáveis. No caso de ausência de regulamentação, deve então estar de acordo com as Normas Internacionais vigentes;
  • As vestimentas de trabalho devem ser apropriadas para as atividades, devendo abranger três aspectos: condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas;
  • O uso de adornos pessoais nesse tipo de trabalho é proibido.

Além dos laudos para instalações elétricas, há outros tipos de laudos importantes para instalações, como: o laudo de para-raios e o laudo de aterramento, também exigidos pelo Ministério do Trabalho e visando segurança e saúde dos operadores desse tipo de projeto.

A emissão de um laudo deve ser realizada apenas por profissionais capacitados, como engenheiros e eletricistas, afinal, esse tipo de trabalho exige muita cautela, já que diz respeito à segurança de patrimônios e, principalmente, de pessoas.

Como melhorar a qualidade dos processos industriais?

Os sistemas de visão industrial consistem em um controle rígido de qualidade visual composto por tecnologias como câmeras, softwares e iluminação, com o objetivo de controlar falhas na fabricação de um determinado produto.

O sistema de visão pode ter várias aplicações na indústria, sendo que as mais comuns são as indústrias de embalagem, automotiva, farmacêutica, de eletrônicos e alimentos.

Tal sistema tem a capacidade de identificar várias qualidades em um mesmo produto, conseguindo também fazer a detecção de possíveis defeitos, arranhões, alterações de formato e de cor, etc. Assim, é mais fácil que haja padronização nos produtos.

Esse sistema tornou-se muito importante na indústria por conseguir detectar cada mínimo detalhe que, muitas vezes, acaba passando despercebido pelo olho humano.

Ele também traz diversos benefícios, como aumento da produtividade e lucratividade para uma empresa, além de evitar desperdícios, ter alta precisão e também alta velocidade.

Dessa forma, é, definitivamente, muito compensador e, até mesmo, indispensável para uma empresa fazer o uso desse tipo de sistema.

Outra coisa que é muito importante na área da eletricidade é um dispositivo eletrônico conhecido como transistor.

Ele é essencial para controlar o fluxo de eletricidade em um determinado equipamento eletrônico, além disso, também funciona de forma a amplificar sinais.

Hoje em dia, há vários tipos de transistores disponíveis no mercado, como, por exemplo, os transistores bipolares, que possuem três terminais, assim, tornando possível utilizar a tensão entre dois para que haja o controle do fluxo de corrente no terceiro terminal.

Esse é conhecido como um dos principais tipos de transistores, e, certamente, um dos mais utilizados.

O transistor triac é conhecido como uma chave eletrônica bidirecional, ou seja, há a possibilidade de trabalhar com a corrente elétrica nos dois sentidos, apenas devendo, primeiramente, acionar o gatilho.  Seu uso é ideal para circuitos de corrente alternada.