Os compressores de ar são instrumentos que fazem parte do mundo das oficinas e borracharias.
A principal função dessas ferramentas é o armazenamento de ar através de movimentos catalisados por eletricidade ou motor à gasolina.

Geralmente, o compressor de ar schulz é utilizado em serviços de pintura e calibragem. Na indústria, opera também com limpeza.

Existem alguns modelos específicos para usos industriais, muito presentes em construções, hospitais, empresas farmacêuticas etc.

Mas o aparelho pode ser empregado em diversas situações, inclusive domésticas, como em pintura de paredes, objetos pequenos, enchimento de balão e pneus de bicicleta.

A grande vantagem, para todas as finalidades em que se utiliza o compressor, é o fato de não ser um emissor de poluentes.

Mas como é possível comprimir e armazenar ar?

Sabe-se que o ar ocupa todo o espaço. Sendo assim, existe uma propriedade através da qual é possível alocar grande quantidade de ar em um recipiente.

Basicamente, o compressor schulz suga o ar e o comprime, elevando a pressão, para que depois seja despejado em equipamentos que necessitem dele para a movimentação, desenvolvendo, assim, o trabalho.

O processo é realizado através de bombas de ar, que provocam o mecanismo de compressão por atrito.

Há uma série de tipos disponíveis. O uso de compressores está condicionado ao projeto, ao local de aplicação, necessidade de pressão, entre outros fatores. Vejamos alguns deles:

  • Pistão: formado por um conjunto de cilindros, que admitem a entrada do ar para compressão do pistão em ciclos;
  • Turbo: é constituído de hélices e possui a capacidade de armazenar elevadas quantidades de ar para processos de combustão;
  • Palhetas: nesse tipo, o ar fica armazenado em câmaras responsáveis pela compressão conforme giram as palhetas. O ar entra por um bocal e sai por outro, já comprimido;
  • Lóbulos: funciona através da movimentação de dois eixos, que recebem e comprimem o ar, empurrando-o para a área de armazenamento em seguida;
  • Centrífugo: comprime o ar através da aceleração, desde o centro, até as periferias da rotação;
  • Diafragma: também conhecido como compressor tufão, esse modelo faz uso de membranas no processo de compressão, podendo ser de borracha ou silicone.

Este último, diafragma ou tufão, é amplamente utilizado no mercado e possui algumas vantagens como:

  • Fácil transporte;
  • Não necessita de óleo;
  • Pode ser usado em ambientes internos ou externos;
  • Possui mecanismo de controle da pressão.

Os preços variam de acordo com os modelos e interesses de uso, mas o cliente pode optar pelo aluguel.

O aluguel de compressores de ar traz alguns benefícios aos usuários, dependendo dos motivos da contratação do serviço.

Em primeiro lugar, significa economia de recursos para as empresas ou indivíduos que não utilizam o aparelho constantemente.

Depois, o tempo é economizado porque algumas preocupações ficam a cargo da empresa contratada.

Por exemplo, a ferramenta alugada deverá ser moderna e adequada aos objetivos do contratante.

Além disso, a manutenção ou reparo é responsabilidade da empresa locadora, assim como entrega imediata.

Dessa forma, a locação de compressores de ar é, potencialmente, uma opção segura e garantida. Os requisitos de preservação e segurança do usuário são frequentemente checados.

Esses cuidados podem faltar aos que decidem comprar o aparelho. A manutenção é uma etapa importante, pois a máquina pode oferecer riscos, uma vez que opera com pressões elevadas.

Em suma, o aluguel se mostra uma escolha viável para os que têm pouco uso para o aparelho de compressor de ar, mas que o desejam esporadicamente para tarefas pontuais.

Existe também o modelo em tamanho reduzido. Por que usá-lo?

Adquirir mini compressores de ar é vantajoso devido às suas variadas funcionalidades e praticidades.

Especialmente para os motoristas, que poderão deixar de frequentar os postos de gasolina para assegurar a boa manutenção dos pneus.

Quem possui um desses aparelhos, sabe o quanto podem ser úteis em casos de emergência. Como são compactos, cabem nas viagens diárias.

E, além disso, são fáceis de manusear. O acessório auxilia nos cuidados com os pneus que, por consequência, garantem boas condições do motor e suspensão.

E não é um objeto útil só apenas para quem tem automóvel. Sabemos que em diversas situações é preciso fazer uso do ar, sobretudo para inflar, sejam balões de festa, bóias ou pneus de bicicleta.

Mas, assim como os aparelhos de grande porte, os mini compressores também exigem atenção no manuseio, que consta nos manuais.

Um dos pontos importantes é o risco à segurança ao ultrapassar os dez minutos de uso sem, antes, pausar por trinta.