Com a chegada da crise econômica no Brasil, boa parte das empresas têm voltado sua atenção a um fator que, até então, era esquecido: a produtividade.
Como consequência disso, empreendedores têm buscado maneiras de maximizar os seus recursos, produzindo o máximo possível usando aqueles que já estão disponíveis.
Isso não se aplica apenas ao dinheiro pois os recursos humanos e os equipamentos com os quais a empresa já conta também são considerados.
No caso da indústria, boa parte disso passa pela aquisição de maquinário de qualidade e apropriado às atividades da empresa, que, além disso, deve ser mantido em bom estado.
Como as tarefas que são executadas de forma automatizada costumam apresentar menos erros e ser concluídas com mais rapidez, essa é uma ótima opção para quem quer tornar sua indústria mais eficiente.
Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns dos itens usados em linhas de produção de fábricas do Brasil e do mundo.
-
Esteira industrial
Ao contrário do que muitos pensam, equipamentos industriais não são usados apenas para confeccionar produtos. Isso porque eles também são extremamente úteis para facilitar seu transporte nas dependências da fábrica.
Assim, não é preciso ocupar funcionários com essa tarefa, permitindo que eles se dediquem a atividades produtivas.
Para tal, é preciso contar com uma esteira transportadora automatizada. Como o seu próprio nome diz, ela consiste em uma esteira que se move sem depender de tração humana, por meio de peças móveis que se movimentam por meio de energia elétrica.
Feita de plástico ou borracha, ela apresenta um bom nível de aderência evitando que as mercadorias escorreguem ou caiam.
Vale ressaltar que, por mais que a esteira industrial seja um equipamento extremamente simples, ela também exige manutenções periódicas para que funcione bem.
Além de checar seus componentes, é interessante verificar se suas partes móveis estão bem lubrificadas, de modo a evitar danos.
-
Paletizadora automática
O transporte de objetos com a ajuda de pallets é uma prática amplamente adotada por indústrias. Além de versáteis, esses itens estão disponíveis em diversos modelos, tais como:
-
Pallets tradicionais, de madeira;
-
Pallets de plástico;
-
Pallets com contenção;
-
Pallets metálicos.
Além disso, há um equipamento que pode tornar o seu uso ainda mais prático: a paletizadora automatica. Trata-se de um item que move os pallets sem a necessidade de tração humana, tornando sua preparação para o transporte muito mais rápida.
-
Moegas
Como a indústria da agropecuária é forte no Brasil, há uma grande procura por equipamentos que tornem as empresas desse ramo mais produtivas.
Por exemplo: No caso da soja, que é a cultura mais disseminada no Brasil, pode-se usar as moegas para grãos.
De modo geral, esse equipamento trata-se de aparatos que se destinam a dosar os grãos antes que ele sejam depositados nos silos.
Deste modo, garante-se que eles não ficarão sobrecarregados, evitando acidentes e até mesmo que a mercadoria seja desperdiçada.
-
Mancais
Praticamente todos os equipamentos industriais têm partes móveis. Como a transmissão de energia em seu interior – e, consequentemente, seu funcionamento – depende delas, é essencial que elas se mantenham no lugar. Do contrário, é possível que a máquina apresente sérios defeitos.
A boa notícia é que existe uma peça projetada especialmente com essa finalidade: os mancais de rolamento e deslizamento.
Como eles são projetados para, ao mesmo tempo, permitir que os componentes móveis se movimentem e mantê-los no lugar, esse pequeno item pode evitar sérios defeitos em seu maquinário industrial.
-
Acoplamentos industriais
Um dos motivos pelos quais as partes móveis de equipamentos industriais são tão importantes é que, em boa parte dos projetos, eles são responsáveis por transmitir a energia necessária para o funcionamento de todos os seus componentes.
Por conta disso, é fundamental que eles sejam de qualidade e, ao mesmo tempo, sejam vistoriados periodicamente, de modo a assegurar seu bom estado de funcionamento.
Ao mesmo tempo, é fundamental que os acoplamentos industriais, como também são chamados, sejam os adequados para o funcionamento do equipamento em questão.
Como eles conectam os eixos, transmitindo a energia mecânica, é fundamental que fatores como seu tamanho e velocidade seja exatamente conforme as indicações do fabricante.
Do contrário, eles podem ser mais do que inúteis: há a possibilidade de que esses itens prejudiquem, ou até mesmo impeçam, o funcionamento do seu equipamento.