A utilização de recursos naturais nos processos produtivos e de filtragem nas fábricas e indústrias são essenciais para a criação de bens de consumo para toda a sociedade.
Entre os elementos como fogo, vento e minerais, a água possui uma importância reconhecida por todos, e por isso, o tratamento adequado deve ser implementado em qualquer planta fabril.
A legislação ambiental vigente no país exige das empresas industriais o desenvolvimento de projetos que envolvam a construção de uma estação de tratamento de água e esgoto, de acordo com o tamanho da planta fabril.
A captação de água é controlada por órgãos fiscalizadores, como a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), de caráter nacional, e autarquias estaduais e municipais, voltadas à regionalização quanto aos cuidados com o meio ambiente.
O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também atua como agente fiscalizador em todo o território nacional, garantindo que a fauna e a flora sejam explorados de maneira adequada.
Cuidados com a água incluem filtros eficientes
As fábricas e indústrias são abastecidas de diferentes formas quando se trata do elemento água. A disposição de uma rede pública pode ser o suficiente para a linha de produção, desde que esteja de acordo com o zoneamento urbano e não prejudique o abastecimento local.
A construção de poços artesianos, cisternas e o aproveitamento de mananciais provenientes de rios e riachos são soluções que devem ser informadas às autoridades competentes. Desde a captação, até a destinação final, as empresas devem apresentar um planejamento adequado para o uso da água de maneira correta.
A partir da captação, todo o processo produtivo deve ser acompanhado por testes laboratoriais, com o emprego de filtros industriais de agua em pontos específicos, para que a poluição não seja um problema na destinação final, que pode ser os próprios rios, riachos ou lagos presentes nos arredores da planta fabril.
Muitas empresas empregam técnicas avançadas de tratamento de água para que possam ser reutilizadas em ambientes de forma segura, como:
- Resfriamento de maquinários;
- Limpeza de veículos;
- Tubulação de descarga sanitária;
- Irrigação de jardinagem.
Com métodos que variam da filtragem, abrandamento e desmineralização, os projetos de montagem de equipamentos relacionados aos sistemas hidráulicos empregam o filtro de carvão ativado industrial para garantir a purificação da água de maneira natural.
As características naturais desse modelo de filtro ajudam na redução de materiais orgânicos provenientes da captação da água de lagos, rios, riachos e poços artesianos.
Eliminação da água em compressores de ar
Por causa da umidade do ar, os compressores utilizados em sistemas pneumáticos precisam eliminar a água, evitando o desgaste ou problemas estruturais das máquinas construídas a partir de peças e engrenagens metálicas.
Assim, é importante o sistema contar com um filtro coalescente em sua estrutura, cuja função principal está na remoção de partículas provenientes da água e do óleo que passam pelo interior do compressor de ar comprimido.
O funcionamento dos equipamentos dentro das linhas de produção industriais devem garantir o funcionamento em todos os turnos operacionais. O emprego de filtros ajudam na durabilidade dos equipamentos, assim como para evitar que o compressor de ar rotativo tenha uma parada inesperada e prejudique diferentes setores produtivos.
Direcionamento de água projetado adequadamente
As estações de tratamento de água precisam contar com tubulações dedicadas para o direcionamento correto da água, evitando ao máximo qualquer possibilidade de poluição dos lençóis freáticos ou rios e lagos presentes no local.
As tubulações devem contar com diâmetros adequados para a passagem de detritos, com etapas distintas para o tratamento e um motor hidraulico de engrenagem que tenha potência suficiente para garantir o direcionamento às áreas especificadas dentro da estação construída.
O desenvolvimento da sociedade está relacionado ao tratamento adequado em relação aos recursos naturais, visando o trabalho com os animais, vegetais e minerais de maneira apropriada. As empresas que empregam programas e projetos voltados para a proteção do meio ambiente são celebradas pelos consumidores.
Essa preocupação se estende além do território nacional, envolvendo países que também se preocupam com o meio ambiente e as relações da sociedade com os recursos naturais disponíveis.
Essa relação ocorre por causa da globalização comercial, em que envolve a importação de exportação de matéria-prima e bens de consumo intermediários e dedicados ao consumidor final, como o próprio engate hidraulico utilizado no setor da produção industrial em sistemas de abastecimento de água e outros elementos.
Com o emprego de um planejamento adequado e a exposição de programas que visam diminuir a emissão de carbono, o tratamento da água e o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica, as empresas conseguem se destacar e se tornar referência entre os pares e para a própria sociedade.