A fabricação de peças industriais exige, muitas vezes, procedimentos e técnicas específicos, para que os componentes utilizados se envolvam da forma mais rentável e eficiente possível.
Por isso, é muito importante saber mais sobre os utensílios e os materiais utilizados em diferentes etapas e processos, que fazem parte desse tipo de produção industrial.
Além de muito importantes para a construção e o funcionamento adequados de equipamentos variados, em diferentes segmentos, as peças também são fundamentais no cotidiano das pessoas, muito embora elas nem sempre percebam.
No artigo a seguir, confira como a fabricação de peças se relaciona diretamente com alguns segmentos e seus processos produtivos.
Moldes
Para que uma peça seja criada, em primeiro lugar, é preciso entender qual a demanda existente, para que ela possa cobri-la de forma mais eficiente possível.
Nesse caso, é muito importante que uma equipe de profissionais qualificados esteja empenhada, em encontrar soluções de formato, material e performance para a necessidade em questão.
A partir disso, o projetista pode desenhar, em um programa de computador, a peça como ele a imaginou. Os demais técnicos especializados, devem avaliar se a proposta oferecida é suficiente em uma série de fatores.
É aí que o molde pode ser feito em diferentes materiais, sejam ligas de alumínio, aço inox, aço carbono ou até mesmo ligas especiais. Na Fabricação de moldes de injeção de plásticos, por exemplo, o aço carbono é o material mais recomendado. Além disso, esse tipo de aço pode ser utilizado em:
- Barras;
- Chapas;
- Tubos;
- Arames;
- Bobinas.
Na usinagem, nas indústrias e na construção civil: os moldes estão em muitos segmentos e podem fazer parte do mecanismo essencial de funcionamento de diversos tipos de maquina industrial.
Produção de peças
Muito presente em várias plantas industriais, os tornos CNC são componentes extremamente importantes, pois empregam um sistema automatizado, que otimiza e aumenta a produtividade dentro de diversos setores.
Dessa forma, sua utilização possibilita uma série de vantagens, como mais rendimento e garantia de materiais de qualidade. Por isso, eles precisam de manutenção sempre que necessário ou de tempos em tempos, como ordena o fabricante.
Os tornos são extremamente essenciais em muitos processos, de forma que seu uso não deve ser negligenciado, sem falar no risco à segurança e de prejuízos futuros.
O trabalho manufaturado, empreendido por muitos colaboradores, pode ser poupado com esse tipo de otimização, ideal para muitos maquinários onde os processos de fabricação é intermitente e pesado, como na produção de peças.
Desse modo, Reparo torno cnc deve ser aplicado como uma maneira de proteger, mas também de prevenir danos e falhas. Existem três maneiras diferentes de empregar o conserto nesse tipo de peça, sendo elas: a preditiva, a preventiva e a corretiva.
Usinagem para fabricação
Falando em cnc e processos automatizados, que facilitam o trabalho na produção de peças, para variados setores da indústria, como não mencionar a importância de dispositivos, que realizam a usinagem das peças, como centro de usinagem?
Muito utilizado, por exemplo, na produção de móveis, existem diferentes tipos desse dispositivo, que variam de acordo com tamanho, potência, modelos e opções, que podem fazer toda a diferença na sua alta performance.
Uma dica muito importante dos especialistas, é fazer uma avaliação concisa das necessidades operacionais, antes de escolher o seu equipamento, pois cada demanda necessita de um modelo diferente e que tenha compatibilidade com a aplicação desejada.
O uso dessas ferramentas, portanto, pode variar muito de acordo com o objetivo final. Com número de eixos que podem ser diferentes de acordo com o tipo, é muito comum encontrar o de três eixos, por exemplo, que age a partir de X, Y e Z.
Outras possibilidades existem no mercado e podem fornecer ainda mais desempenho, de acordo com a demanda, como é o caso da central que trabalha, ainda, com dois eixos a mais.
Uma da grandes dúvidas com relação a essa opção, é se Centro de usinagem 5 eixos preço compensa. Vale lembrar que os eixos adicionais, chamados e A e B, permitem que você usine cinco lados de uma peça no mesmo setup. Incrível, não é?
Agora que você conhece um pouco mais sobre os dispositivos e mecanismos essenciais, para a fabricação das peças, é muito importante saber também que o uso de materiais de qualidade em todas as etapas, é fundamental para resultados de sucesso.