Diversos equipamentos dependem do ar comprimido para funcionarem. Ferramentas pneumáticas, como furadeiras, lixadeiras e parafusadeiras, além de pistolas de pintura eletrostática utilizam compressores de ar, como o compressor schulz.
O ar comprimido não possui cor e nem cheiro, além de não ser tóxico e também não ser inflamável, apesar de contribuir para diversos tipos de combustão.
Mais alta do que a pressão atmosférica, a pressão do ar comprimido pode aumentar ainda mais quando ele é aquecido depois de ser comprimido, antes de ser usado.
O ar comprimido pode ser usado em diferentes níveis de pressão e temperatura, mas, para isso, são necessários equipamentos que fazem a regulagem da sua purificação e compressão, controlando também a sua temperatura de forma segura.
O ar proveniente dos compressores de ar é sujo, quente e úmido. Para evitar que ele danifique os equipamentos que fazem o seu uso, o filtro de ar comprimido se torna fundamental. Antes de ser utilizado, é muito importante filtrar, regular e lubrificar o ar comprimido.
Modelos de compressor de ar
O compressor direto, o compressor parafuso, o moto compressor e o compressor pistão são os modelos de compressores de ar mais encontrados no mercado, sendo o compressor parafuso, o mais comum deles.
O mini compressor de ar também é um modelo muito usado, principalmente, por motoristas que precisam calibrar seus pneus constantemente, mas não querem parar em postos de gasolina. Por serem mais leves e menores, são mais facilmente transportados.
O modelo parafuso possui rotores machos ou fêmeas, que ao se deslocarem na direção um do outro, realizam a compressão do ar. Eles podem funcionar em alta velocidade associada à alta taxa de fluxo.
Esse modelo é muito usado, pois possui baixa necessidade de manutenção e é bastante resistente, sendo uma boa opção para quem precisa de durabilidade e não pode ficar fazendo constantes pausas para manutenção.
Indústrias de alimentos e bebidas, fábricas dos segmentos automobilístico e petroquímico são os principais segmentos que usam esse tipo de compressor.
O compressor de pistão é muito usado no nosso dia a dia. Além disso, está presente em:
- consultórios odontológicos;
- fábricas de medicamentos;
- obras de construção civil;
- poços artesianos;
- ferramentarias.
Independentemente do seu modelo, é preciso tomar cuidado na hora de usar um compressor de ar, pois tanto quem está operando o aparelho quanto quem está ao redor, pode correr riscos de se machucar.
Dessa forma, é fundamental obedecer às indicações de segurança de cada equipamento, tanto para instalação quanto para manuseio, além de fazer a devida manutenção de compressores no tempo estabelecido.
Um compressor de ar deve ser instalado numa superfície lisa, estável e livre de umidade, mantendo-se distante de produtos inflamáveis.
Compressores para uso industrial
Os compressores de ar para uso industrial podem se basear no princípio volumétrico e dinâmico. Os volumétricos, também conhecidos como compressores de deslocamento positivo, obtêm a elevação da pressão através da redução do volume obtido pelo gás.
Eles são caracterizados como do tipo alternado, ou seja, um ou mais pistões aspiram o ar atmosférico, comprimindo-o em um reservatório. Assim, o ar comprimido fica disponível para ser usado quando necessário.
Os compressores de ar dinâmicos são também conhecidos por turbo-compressores, e neles, a pressão é elevada quando a energia cinética é convertida em energia de pressão, durante a passagem do ar por meio do compressor.
O secador de ar comprimido é um equipamento fundamental para tratar o ar, tendo a função de eliminar a água e tornando o ar seco. Existem diversos tipos de secadores como, por exemplo, secadores por refrigeração, por adsorção, entre outros.
Se o compressor não possui um secador de ar, a umidade do ambiente é absorvida pela máquina e distribuída pelo sistema, e essa água pode prejudicar a parte interna do compressor.
Em alguns compressores, o secador já vem como parte dele. Já em outros, o secador é um acessório a parte. É importante checar qual é o seu modelo de compressor para que, caso ele não possua o secador, a compra de um seja feita.
É um investimento para evitar futuros danos no seu equipamento, que podem ocasionar prejuízos bem maiores. Esses tipos de máquinas também podem ser alugados, conforme a necessidade de uso do cliente. Existem empresas que fazem esse processo.