laboratórios

Um dos setores que apresenta maior índice de desenvolvimento tecnológico no mundo é a ciência. Todos os dias, profissionais da área trabalham em suas várias ramificações, seja robótica, na pesquisa científica para saúde, tecnologia, eletrônica, entre outros.

Todos apresentam uma gama de descobertas e inventos todos os anos.

Cura para doenças, robôs com expressões humanas e simulação de emoções, tecnologias de desenvolvimento industrial, agropecuário, para melhorar as produções, otimizar o tempo e aumentar a produção.

Outro setor fundamental é o de pesquisas científicas. O setor trabalha com pequenos objetos que trazem grandes resultados.

Desenvolvem pequenas tecnologias que facilitam o dia a dia, tanto de profissionais da ciência, laboratórios, quanto da própria sociedade.

Instrumentos científicos indispensáveis para laboratórios

O termômetro digital é um exemplo de pequeno instrumento científico para uso diário e residências, laboratórios, entre outros.

Existem vários modelos de termômetro que são utilizados em vários setores diferentes, inclusive no setor alimentício, por controles de qualidade que verificam constantemente a temperatura de alimentos que precisam estar rigorosamente equilibrados para não perder a qualidade do produto.

A Calibração de termometro digital, bem como a calibração de outros termômetros e sistemas de aferição fazem parte de uma ciência chamada Metrologia, área da ciência especializada em realizar medições e avaliar seus resultados, nos traz um conjunto de técnicas que auxiliam a avaliar, de forma quantitativa, o quão “correto” está o resultado de uma medição.

Esse processo de Calibração de equipamentos de laboratorio, é indispensável para que estes mantenham um bom funcionamento, de maneira que mostrem resultados corretos em suas análises ou pesagens, bem como testes. Pois destes resultados são produzidos: remédios, vacinas, análises químicas, etc.

Outro instrumento importante da ciência, por evitar contaminações em pacientes, sempre mantendo a segurança, é a autoclave.

Esse instrumento tem o aspecto de um microondas, e é utilizado para esterilizar instrumentos médicos, por meio de calor sob pressão, deixando-os prontos para reutilização.

Segmentos industriais usados para a ciência

Outro instrumento importante que não está presente somente na ciência, mas também em vários outros segmentos sociais e econômicos, é a balança digital.

Essa é um dos exemplos de invenções que facilitam a vida moderna. Balanças digitais são muito usadas em residências para quem deseja sempre acompanhar o seu peso.

Além desse, um outro equipamento muito usado na indústria, mas que também está presente na ciência são os compressores.

O conceito básico do compressor é: um equipamento concebido para aumentar a pressão de um fluido, em geral, utiliza-se para componentes gasosos, resultando em compressão de ar, que leva a alteração do estado do gás, sofrendo liquefação.

A válvula de segurança para ar comprimido é muito empregada na indústria, para a realização do trabalho em caldeiras e equipamentos de geração de calor

Por definição, esse pequeno aparelho exerce uma função muito importante de auxiliar equipamentos industriais na realização de trabalhos, de forma segura.

Existem outros modelos de válvula que podem ser encontrados no mercado, como

  1. Válvula de alívio para água;
  2. Válvula de segurança para caldeira;
  3. Válvula de alívio de pressão;
  4. Válvula de alívio para compressor de ar.

Essa válvula possui uma variação de modelos que são produzidos para necessidades diferentes, mas todos precisam seguir rígidas normas técnicas vigentes. Essas válvulas só podem ser fornecidas mediante certificação de ensaio de pressão de abertura.

Instrumentos médicos e científicos são indispensáveis para diversos processos.

E na atualidade não a possibilidade de se imaginar processos científicos sendo realizados sem o uso de instrumentos de análise, compressão, pesagem, aferição de temperaturas, entre outros.

Sendo todos criados para otimizar processos de trabalho, trazendo precisão, resultados satisfatórios e ajudando a ciência a evoluir a passos largos.

Toda a sociedade é diretamente beneficiada quando a ciência apresenta resultados satisfatórios. Sabemos que todos os profissionais da área tem trabalhado em busca da resolução de problemas que ainda afetam a humanidade e esperam por soluções definitivas.

Doenças que não tem cura, reconstrução de tecidos, órgãos e musculatura, lesionados em acidentes ou por má formação genética.

A sociedade aposta na ciência todas “as suas fichas” na resolução de problemas que prejudicam e limitam a vida de muitas pessoas. Por vezes, até parentes ou amigos.

Mas todos acreditam que a ciência trará as respostas necessárias para que o mundo possa avançar em direção a um futuro melhor.