O termo laboratório serve para caracterizar um espaço onde são usados equipamentos para a realização de pesquisas. Nesse ambiente ocorre investigações que necessitam de exatidão, ou seja, sem influências externas que possam alterar qualquer tipo de resultado.
Os equipamentos usados em laboratórios são específicos
As alterações dessas ferramentas variam apenas de tamanho, espessura e utilidade devido ao objetivo de cada lugar ou experimento. Uns dos mais comuns de equipamentos para laboratório estão citados abaixo:
- Béquer;
- Balança;
- Bico de Bunsen;
- Microscópio;
- Colorímetro;
- Balão volumétrico;
- Banho Maria;
- Condensador.
Citados acima, os equipamentos de laboratório e suas funções serão explicados abaixo.
O béquer é um recipiente que possui formato cilíndrico e oferece medidas precisas, sua vasta vantagem se dá devido ao fato de existir diversos tamanhos seus.
Ele, muitas vezes, é confundido com um balão volumétrico, entretanto esse segundo tem o objetivo de ser usado na preparação e diluição de soluções por meio do volume.
Já quanto a balança, esta consiste em um instrumento que serve para medir a massa de um corpo no sentido de acúmulo de partículas, sendo de muitos modelos.
Tem ainda o Bico de Bunsen, que efetua o aquecimento de soluções, usado principalmente na biologia, para a manipulação de micro-organismos e DNA.
Um dos mais famosos é o microscópio. Este é um instrumento óptico que através da sua resolução, serve para ampliar imagens, obtendo um detalhe melhor do objeto estudado.
O colorímetro, por sua vez, tem a finalidade de obter verificações de concentrações através da cor.
Há, ainda, o banho Maria que, na verdade, é um método científico que recebe esse nome devido a cientista que inventou. Esse processo serve para aquecer de forma precisa alguma substância.
E, por último, entre os mais usados está o condensador. Além de ser usado no auxílio para separar substâncias, ele também é um sistema de resfriamento que utiliza o gás pela água em baixas temperaturas, mas sem a interação entre as duas.
Além de todos esses, há ainda o Osciloscópio digital. Ele compreende em um equipamento de teste eletrônico que permite a observação de um sinal de tensão.
O osciloscópio é usado para as análises de sistemas de ignição automotiva, análises biométricas, como controle de batimentos cardíacos através da imagem produzida, de eletroencefalograma e entre outros.
Com o desenvolvimento da tecnologia foi criado o osciloscópio digital portatil possuindo um tamanho menor, porém com a mesma funcionalidade – além disso, diversas marcas oferecem operações de forma simples para poder ser manuseado. Seu preço é encontrado a partir de sessenta mil reais.
Existem laboratórios que são de importantíssima funcionalidade
Um dos exemplos são os de análises clínicas, que apesar de não terem autonomia acadêmica, são relacionadas com a farmácia, a biomedicina e a medicina, sendo regulamentadas por elas.
Os equipamentos para laboratório de analises clinicas foram adquiridos após o ano de 1874, e os primeiros foram comprados na Europa, pois ofereciam uma tecnologia mais avançada que ainda não eram fabricadas no Brasil.
Um marco importante que desempenhou o crescimento dos laboratórios de análises clínicas no Brasil foi através da pandemia peste bubônica, sendo necessário o surgimento de vacinas e soro.
O outro exemplo é o laboratório de ensaios mecânicos. Os ensaios mecânicos são métodos padronizados que são necessários testes, cálculos e gráficos para o estudo de suas condições.
No laboratório são realizadas situações para simular os esforços que eles vão passar durante as condições reais de uso, sendo imprescindível a realização de vários testes.
Esses ensaios mecânicos possibilitam que o produto antes de comercializado seja avaliado, determinando os fatores de riscos e cuidados necessários, evitando que acidentes aconteçam.
Os laboratórios são encontrados em diversas cidades do Brasil, e dentre seus testes estão: o monitoramento de ruídos, simulação numérica, ensaios de transformadores de tensão elétrica, teste de medição de tensões residuais, cálculo de tensões mecânicas, monitoramento de vibração e entre outros.
Portanto, existem diversos tipos de laboratórios, sendo eles de muita importância tanto para a saúde humana, com o desenvolvimento de remédios, vacinas e soros e na descoberta de doenças; como para a indústria através da produção de resíduos, ou nos testes mecânicos, que permite uma melhor avaliação, evitando que ocorra acidentes.
Para o funcionamento desses laboratórios são imprescindíveis a utilização de equipamentos. Muitos deles são comuns, mesmo que em laboratórios de espécies diferentes, como, por exemplo, a balança, o osciloscópio, o banho Maria, o condensador e entre outros.