Na indústria, além da produção ser importante, o transporte é outro elemento fundamental para garantir a movimentação das cargas, tanto dentro da indústria, como na sua saída até chegar no destino final.

Geralmente, o setor responsável por essa movimentação de cargas é o da logística, que se foca também nas máquinas e equipamentos que estão sendo utilizados para realizar o transporte.

A importância desse processo ser bem consolidado é a otimização de tempo, redução de custos e ganho em toda a operação.

Por isso, esse artigo trará a questão da movimentação de cargas, sua importância e como é feita. Ficou curioso? Confira.

Como funciona a movimentação de cargas?

Dentro de um processo industrial, existem cargas e materiais que precisam se mover de forma interna. Quando o produto está acabado, ele precisa ser transportado até o seu destino, que pode ser a exportação, ou o próprio consumidor/vendedor. Esse processo precisa ser feito por máquinas, já que se trata de uma carga elevada.

A utilização de máquinas é importante também para evitar acidentes de trabalho e até um esforço físico exagerado por parte dos funcionários.

Geralmente, essa movimentação é controlada pelo setor logístico que irá analisar a melhor forma da carga chegar até o consumidor ou sua destinação final.

Alguns equipamentos podem ser utilizados nesse processo, como o uso de guindastes, que utilizam o sistema de içamento ou levantamento para movimentar as cargas.

É possível verificar Quanto custa içamento em empresas que trabalham com o aluguel ou compra de guindaste. E, é possível precisar do transporte de cargas em vários setores, como, por exemplo:

  • Metalúrgico;
  • Siderúrgico;
  • Alimentício;
  • Têxtil;
  • Entre outros.

Outros equipamentos importantes

Além do uso do guindaste, os caminhões também podem ser importantes aliados no transporte de cargas. Além dele, podemos destacar o trole manual, que se trata de um material utilizado como um equipamento de segurança para o transporte e manuseio de cargas, de diversas dimensões.

Esse equipamento é confeccionado seguindo todas as normas técnicas de segurança, bem como a regulamentações dos órgãos responsáveis.

Além dele, há outro equipamento importante que podemos destacar, a Talha elétrica preço, que é utilizada na indústria nos procedimentos de montagem, manutenção, construção e até para estirar as cargas.

Sua capacidade pode chegar até 10.000 kg, movendo objetos que são considerados de difícil locomoção.

Escolha assertiva

As máquinas precisam ser escolhidas de forma assertiva para evitar que o trabalho fique ocioso e a carga, parada. Já que, principalmente, existem cargas que não podem ficar muito tempo paradas, devido ao seu período de validade e fragilidade.

Por isso, para que o processo seja o mais eficiente possível, é necessário estudar e realizar orçamentos sobre qual maquinário utilizar.

Além disso, é importante estar atento também sobre a capacitação profissional de quem movimenta essas máquinas, pois na maioria dos casos existe uma habilitação específica, cursos e certificados para realizar o manuseio do equipamento e do material.

Esse é um dos passos fundamentais para garantir que a carga será movimentada de forma correta, com o menor risco de segurança, tanto para o funcionário como para a carga.

Até porque danificar a carga representa perda de dinheiro para a indústria. Por isso, cabe ao profissional responsável atuar na prevenção de riscos.

Para garantir maior eficiência e segurança é possível contratar também uma Transportadora, que possui veículos e equipamentos precisos e tecnológicos para a realização das atividades.

Procedimentos corretos para o manuseio de cargas

É fundamental atuar na prevenção de acidentes, ou seja, ocorre um estudo da carga, sua tipologia, movimentação, para assim verificar o melhor equipamento para ser utilizado.

Mesmo que o profissional que manuseia a máquina seja capacitado é importante que os equipamentos de proteção e segurança sejam utilizados, como botas, capacetes, luvas, entre outros. É necessário utilizar também fitas e ganchos firmes para amarrar as cargas, além do uso de correntes.

Vale ressaltar também que é importante verificar a procedência do equipamento e de estar em dia com sua manutenção. O processo de manutenção consiste em verificar o equipamento, visando encontrar danos e falhas em seu processo.

Se for feita de forma inicial, as chances do problema ser pequeno são altas. Isso traz maior economia para o empresário.

E em casa?

Saindo um pouco do âmbito industrial, muitas vezes, em uma residência é necessário realizar mudanças para outro endereço. Nesses casos, um carreto pode ajudar no transporte dos móveis, eletrodomésticos, facilitando essa movimentação.