Os cabos possuem uma gama gigantesca de aplicabilidades diferentes na indústria e no uso residencial, assim, é necessário se saber bem o que é desejado, para adquirir o produto que mais se adeque às suas necessidades.
Os diferentes usos se dão por meio das formas com que são produzidos, que garantem uma série de funções distintas aos cabos.
Dessa forma, é importante conhecer pelo menos os tipos principais desse apetrecho de tamanha versatilidade. Nas residências, os cabos possuem finalidades mais voltadas ao funcionamento de eletrodomésticos.
Conheça as características dos cabos mais utilizados
Um dos tipos mais usados tanto em residências, quanto nas indústrias é cabo multivias, este é um recurso interessante para quem busca multifuncionalidade.
Característica esta, que já pode ser deduzida pelo nome que o produto apresenta. Ela tem sua aplicação industrial em shows, eventos de grande porte e gravadoras.
Pois, proporciona múltiplas conexões de instrumentos e outros equipamentos. Dessa maneira, o controle de volume, grave e agudo de cada instrumento fica mais fácil de ser controlada.
Além de dar maior estabilidade à rede em que é conectado. Também é utilizado em centros operacionais, como o de comando de grandes redes informacionais.
Ou de sinalização de apetrechos tecnológicos de sistemas de informática, aparelhos eletrônicos e outros. Ele garante a simultaneidade das ligações, o que lhe confere tamanha usabilidade.
O multivias, é projetado de acordo com o tanto de equipamentos que estarão a ele ligados, o tipo de aparelhos que serão por eles conectados, também é importante que sejam especificados.
Para que assim, possíveis falhas ou problemas de funcionamento sejam previamente evitados. Para que a qualidade do produto seja garantida, é fundamental que o comprador verifique o material com que ele é confeccionado.
Além da base metálica que ele possui os conectores, revestimentos e demais itens que o compõe. Os cabos nas indústrias demandam maiores dimensões e resistência, pois caso falharem podem comprometer todo um processo de fabricação.
O cabo hdmi é um dos mais facilmente encontrado nas residências, devido a sua função de promover simultaneamente o áudio e imagem.
Ele é produto de um grande desenvolvimento tecnológico, voltado à produção de um cabo que gerasse uma transmissão de alta definição.
O objetivo foi alcançado com sucesso, visto que a transmissão é realmente muito boa e proporciona ótimas experiências de reprodução de vídeo.
Antes de todo esse salto de modernidade e engenhosidade, a transmissão era feita por cabo rca, este para realizar a projeção completa de imagem e som, deveria estar ligado ao televisor.
Contudo, diferentemente do hdmi que compila em si todas as transmissões, cada cabo do tipo rca tem uma função.
Ou seja, para uma transmissão de vídeo, é necessário dois ou mais cabos, sendo um para o som e outro para a imagem, por exemplo.
Os cabos rca têm suas funções identificadas através de cores empregadas em sua parte de encaixe e adaptação.
Quais são os cabos mais utilizados na indústria?
Um cabo com aplicação bem diferente do que a dos cabos até agora expostos, é o cabo de aço, este é usado no transporte de grandes objetos pesado.
Dada a sua enorme resistência, proporcionada pelo aço e por sua habilidade de suportar muito peso. Há diversos acessórios para cabo de aço inox, como por exemplo, ganchos, adaptadores, etc.
Esses aumentam significativamente a facilidade de transporte dos materiais, além de dar maior segurança na fixação deles. É bastante utilizado no ramo de construção civil, por guinchos e caminhões munck.
Ele não tem função de transmissão como os demais cabos aqui abordados e tem uso mais destinado a indústria do que a residências.
Como aqui exposto as diferenças entre os cabos industriais e os cabos residenciais, se dão pelas dimensões que no primeiro caso são muito maiores do que no primeiro e também, as funcionalidades.
O último cabo aqui abordado, para se entender as diferenças entre o emprego nas indústrias e nas moradias, será o cabo para fonte.
Este é incrivelmente versátil, pode ser utilizado em computadores, sistemas de rede integrada, rede de transmissão de energia de um lugar que o armazena até o equipamento em que ele é ligado.
Esse tipo de cabo, tem determinadas especificações de potência que direcionam o tipo de transmissão que ele fará.
Sendo assim, é importante se atentar ao produto final ao qual ele será conectado para que se escolha o mais adequado para a instalação.