industrial

O ambiente industrial é formado por diversas máquinas, ferramentas e equipamentos que se complementam, formando uma continuidade de processos de transformação. Da matéria-prima até o produto final são empregados diversos instrumentos que ajudam a criar bens de consumo intermediários e de uso final.

Para garantir uma eficiência nos processos de trabalho e nas operações realizadas pelos profissionais responsáveis, empresas especializadas desenvolvem projetos de montagem industrial para atender as finalidades e objetivos de cada fábrica de maneira personalizada.

A infraestrutura de uma planta fabril conta com instalações elétricas e hidráulicas para abastecimento de energia e tubulações de água e outros fluídos, como óleos, gases e lubrificantes.

Produção industrial exige agilidade

A demanda para a entrega de produtos para o mercado consumidor exige eficácia dentro das linhas de produção em massa. São necessários equipamentos que tornem o aproveitamento da matéria-prima em um nível elevado, garantindo a qualidade dos bens de consumo final.

Diferentes segmentos utilizam o queimador industrial a gás para transformação de fluídos, gases e substâncias elevadas a altas temperaturas. Muitos ambientes podem contar com esse tipo de equipamento, pois eles estão presentes em:

  • Fornos industriais;
  • Caldeiras de vapor;
  • Secagem de grãos;
  • Estufas de pintura.

A automação industrial pode ajudar no controle da combustão, produzindo em termos padronizados para garantir a liberação do calor de acordo com as necessidades dos procedimentos da linha de produção.

A temperatura é controlada a partir de uma câmara de combustão, chegando ao ponto ideal para a transformação da matéria-prima em que o queimador está anexado.

A fabricação de plásticos trabalha com o calor de máquinas, como a extrusora de balão utilizada em perfis, tubos, monofilamentos e filmes contínuos. A matéria-prima em forma de polímeros passa por roscas e cilindros aquecidos, em um processo específico para cada tipo de produto final.

Eles podem ser sacolas de lixo, embalagens, sacolinhas de transporte, mudando a transparência, o brilho, a espessura e a planicidade. A resistência a impactos é importante, pois vai determinar a finalidade proposta por cada material produzido e o calor empregado na linha de produção.

Proteção de máquinas e mobilidade de operadores

A montagem industrial deve identificar toda a estrutura de um ambiente industrial, tanto em relação às máquinas quanto na mobilidade dos funcionários durante as rotinas de trabalho.

O investimento em um piso adequado de resina epoxi preço garante a segurança quanto a mobilidade, assim como a aplicação de equipamentos de proteção individual e coletiva.

A aplicação da resina proporciona uma pavimentação contínua, evitando emendas e garantindo uma uniformidade aos espaços em que é aplicada. Para os ambientes industriais, isso transforma o espaço com uma amplitude maior, permitindo um visual único, mesmo que dividido por setores exclusivos.

A implementação de bancadas em determinados espaços permite a realização de serviços específicos, com a instalação de um lençol de borracha para servir como isolante elétrico.

Os profissionais responsáveis pela montagem industrial precisam empregar um lençol com espessura adequada, protegendo operadores de máquinas e eletricistas que estão relacionados às máquinas próximas aos balcões cobertos.

A dissipação da tensão elétrica é maior de acordo com a espessura, portanto, quanto mais grossa, maior a segurança contra descargas de eletricidade.

Instalações elétricas prezam pela segurança

A disponibilidade de energia elétrica proveniente de concessionárias públicas e privadas deve ser distribuída de maneira adequada para todo o parque fabril.

A presença de uma cabine primária facilita essa distribuição, alcançando quadros dedicados para tomadas e interruptores, ou mesmo para uso exclusivo em máquinas especiais.

A implementação de procedimentos sustentáveis dentro da realidade industrial visa o melhor aproveitamento da energia elétrica, evitando desperdício em qualquer situação.

O emprego de veículos elétricos também entra no escopo de proteção ao meio ambiente, pois estes emitem carbono zero para a atmosfera. A manutenção de empilhadeira elétrica reforça a necessidade de uma energia de qualidade para garantir a movimentação de carga e descarga no ambiente industrial.

As instalações elétricas, os sistemas hidráulicos, as máquinas e ferramentas industriais possuem particularidades que devem ser observadas durante a montagem e desmontagem.

As manutenções preventivas e corretivas devem ser agendadas periodicamente, para garantir a segurança patrimonial e garantir a qualidade de vida dos operadores, funcionários e colaboradores eventuais.

Tudo isso reflete no acompanhamento de diferentes profissionais de áreas técnicas distintas, assim como uma gestão eficaz sobre toda a planta fabril. Eles estão preparados para atender às exigências de normas regulamentadoras adotadas por entidades de classe e órgãos fiscalizadores.