indústria

A indústria é o local de produção de vários elementos indispensáveis do dia a dia para o funcionamento da sociedade. A manutenção de uma indústria e seu funcionamento são muito desafiadoras, já que esse local é composto por vários setores e sistemas.

Todos os equipamentos e sistemas que compõem o ambiente industrial, precisam passar por uma manutenção periódica, pois essa ação evita que ocorram acidentes que possam prejudicar o bem-estar dos colaboradores e o bom funcionamento da linha de produção.

Diante dessa complexidade, é preciso entender sobre todos os componentes presentes em um ambiente industrial, desde as peças, até as ações de manutenção preventiva.

A utilização de motobombas

Um dos equipamentos mais utilizados em ambientes industriais é a motobomba. O Conjunto motobombas a diesel é utilizado para remover a água em ambientes que são considerados como insalubres. Esses locais podem sofrer com um alagamento, e por isso, necessita da remoção de água. Esse equipamento apresenta como característica:

  • Ser compacto;
  • Versatilidade;
  • Eficiência;
  • Vários modelos e potências.

Além disso, esse material pode ser utilizado desde a construção civil, até em garagens residenciais, devido a sua alta qualidade e desempenho.

Esse tipo de conjunto de motobombas apresenta um motor que é acionado por meio do diesel. Com isso, esse equipamento apresenta muita eficiência e um excelente rendimento.

Por isso, esse material pode ser acoplado a uma bateria elétrica, que é composta por um sistema inteligente responsável por controlar a vazão e o nível da água. Esse material pode ser utilizado em ações onde há necessidade de realizar a sucção de líquidos, assim a vazão e a compressão.

Ou seja, apesar de ser um equipamento compacto, ele apresenta um ótimo custo-benefício, além de ser altamente versátil, prático e fácil de se deslocar. Sua potência também varia de acordo com o motor, fazendo com que esse equipamento seja muito eficiente.

Outros equipamentos importantes

A indústria é formada por vários setores que atuam em conjunto e favorecem seu funcionamento. Um desses setores, é responsável pelo sistema hidráulico e pneumático.

Isso tem a ver diretamente com o deslocamento de fluídos e líquidos dentro das tubulações instaladas na empresa. Para atuar na segurança dessa tubulação, alguns anéis de vedação são instalados com o objetivo de evitar que o líquido ou gás acabe vazando.

Um desses materiais é conhecido como oring vedação, ou o anel de vedação oring, que é formado por um aro e um elastômero, utilizado para vedar sistemas tanto de alta, como de baixa pressão. Por isso, seu uso é muito comum nos sistemas hidráulicos e pneumáticos, assim como em tampas e algumas hastes.

Além desse modelo de válvula, existem outros, como a válvula que regula a quantidade de gás, a válvula direcional, assim como a válvula responsável pelo controle da pressão de gases ou fluidos.

Diante da importância das válvulas para a manutenção de sistemas dentro da indústria, é importante realizar também a manutenção em válvulas, para verificar:

  • A vedação;
  • A pressão;
  • O material de composição e vida útil;
  • A presença e condições dos anéis de vedação.

É fundamental que essa manutenção seja feita de forma preventiva, com o objetivo de evitar uma sobrecarga nas válvulas, gerando uma explosão de gás, ou até mesmo o vazamento.

Outro equipamento que merece destaque, é a Chapa expandida para piso. Essa chapa é composta por elementos metálicos que estão presentes na sociedade, sobretudo, no ambiente industrial.

Esse tipo de chapa é composta por aço inox ou carbono, e apresenta alta resistência e durabilidade. Essas chapas podem ser utilizadas para formação de gradil, e de outros elementos de segurança para ambientes residenciais ou prediais.

A manutenção dos equipamentos

Depois de conhecer alguns dos equipamentos que ajudam a compor a indústria, e que são responsáveis pelo seu funcionamento, é fundamental falarmos sobre a manutenção industrial das empresas.

Dessa forma, é importante que essa manutenção seja feita de forma preventiva, ou seja, antes que aconteça algum tipo de problema mais grave.

Esse tipo de manutenção é importante para a remoção de elementos prejudiciais, assim como para preservar a integridade das máquinas e contribuir para o seu desenvolvimento.

Para contratar esse serviço, é importante buscar por empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial empresas que atuem de forma preventiva e possuam uma equipe treinada e qualificada para a realização dos serviços.