Ter um carro auxilia o dia a dia em diversos pontos. Os compromissos ficam mais rápidos, a segurança para se locomover é maior e a qualidade de vida aumenta.
Mas é preciso estar atendo, também, na manutenção dos veículos. Por isso, existem algumas peças e equipamentos que são fundamentais. Conhecer o funcionamento e saber o que são pode facilitar (e muito) a vida de quem tem um carro.
A primeira delas é a engrenagem dente reto. Esse tipo de engrenagem é acoplada ao motor do veículo e permite a marcha-ré. É um tipo de peça barata, porém bastante útil.
Uma de suas características é o ruído. Por terem dentes retos, geralmente atuam em eixos paralelos. Elas são pequenas e não há dificuldades para a sua instalação. Conhecer essa peça facilita a vida do motorista, principalmente, em casos de troca e ajustes.
A correia dentada é outra peça importante que está presente nos veículos. Assim como a engrenagem citada acima, ela também possui dentes.
Sua função é gerenciar as válvulas do carro, permitindo que ele se movimente. Quando a correia se rompe, os custos do conserto são altos. Por isso, conhecer e realizar manutenções dessa peça é tão importante e pode facilitar a vida do proprietário do carro.
Isso porque, ela atua, também, como uma proteção entre os pistões e as válvulas. Com a quebra da correia, tanto os pistões quanto as válvulas podem se danificar e, dessa forma, dar mais problemas. Para evitar esses danos, fazer revisão e trocar a correia é necessário a cada 40 mil km, em média.
E se o carro quebrar mesmo assim?
É claro que, mesmo conhecendo essas peças pouco conhecidas (e que podem ser o motivo de algumas dores de cabeça também desconhecidas), o carro, ainda sim, pode quebrar.
A manutenção dos veículos pode evitar diversos tipos de problemas como esses, mas nem sempre isso acontece. Sendo assim, caso o veículo se danifique, será necessário levar até uma oficina.
Lá, provavelmente, o mecânico utilizará uma talha eletrica para elevar o automóvel e, assim, analisar os problemas. Com essa talha, será possível compreender de maneira mais fácil tudo o que o veículo precisará.
Sendo assim, conhecendo ainda mais as peças do carro, será possível acompanhar melhor a qualidade do serviço prestado pela oficina e evitar golpes. A talha elétrica funciona como um trole manual, que consegue transportar e elevar equipamentos de muito peso.
Tanto a talha quanto o trole possuem partes de metal muito fortes, que facilitam o trabalho de quem necessita lidar com materiais pesados.
Esses equipamentos existem em diversos modelos e aguentam pesos diferentes, podendo chegar a até 10 toneladas. Eles utilizam cabo de aço para seu funcionamento e, assim, são equipamentos seguros para quem os utiliza.
É importante conhecer até mesmo os equipamentos que serão utilizados nas oficinas. Dessa forma, a confiabilidade do trabalho que será realizado no automóvel é ainda maior.
Muitos desses produtos podem ser encontrados facilmente no mercado, em lojas específicas, ou por meio de distribuidor schneider.
A importância da manutenção
A manutenção dos automóveis é ainda mais importante que o conhecimento das peças. É claro que conhecer e entender mais sobre a mecânica do carro pode facilitar (e muito) o dia a dia dos motoristas, mas realizar a manutenção preventiva vai melhorar a segurança tanto de quem dirige quanto de quem está em volta.
Sendo assim, este é o motivo mais importante e principal para a execução dessa ação. Separamos alguns outros motivos importantes:
- Aumento da vida útil do carro;
- Valorização do automóvel;
- Diminuição dos custos com danos;
- Melhoria da qualidade do veículo.
Com uma manutenção preventiva e periódica dos automóveis, a vida útil do veículo aumenta. Isso significa que, ao invés de arrumar mais o carro ou ter que trocar o veículo em menos tempo, esse problema será evitado.
Manter as revisões dos veículos em dia também valoriza o automóvel, ou seja, caso seja necessária a troca ou a venda do carro, o valor dele não cairá muito em relação ao valor de mercado.
Esses dois primeiros motivos levam à terceira motivação para estar atento a manutenção dos veículos: a diminuição dos custos. Quanto mais cuidadosa for a manutenção, menos gastos com possíveis danos futuros e quebras o carro terá. Por fim, podemos citar a própria qualidade do veículo, que estará em dia e elevada para o uso diário.