A área industrial é abrangente, atuante e responsável por diversos benefícios voltados para a sociedade e os produtos que são consumidos e utilizados no dia a dia. Desde as mais simples, como o uso de vasilhas plásticas presentes nas cozinhas domésticas, até as mais complexas, como a construção de veículos como carros, motos, ônibus, navios e aviões.
São diversos segmentos que participam dos processos industriais, que passam despercebidos pelos usuários pelo simples fato de já estar pronto e em funcionamento.
Ainda assim, é preciso reconhecer que este tipo de trabalho realizado nas linhas de produção e oficinas especializadas têm um carácter importante, tanto como transformação de matéria-prima em mercadorias disponibilizadas para o mercado consumidor, quanto para a implementação de técnicas apropriadas para chegar a um resultado final satisfatório.
Tecnologia e máquinas de precisão industrial
Tomamos por exemplo o emprego do plástico e do metal na vida de uma pessoa comum.
No dia a dia, não parece nada demais, mas ao perceber que produtos de higiene, como shampoos e desodorantes se utilizam de embalagens destes materiais, percebemos que é importante o desenvolvimento de técnicas e máquinas eficientes para atender a grande demanda mundial.
As parcerias firmadas entre empresas permite a transformação de ingredientes primários em produtos de primeira necessidade.
Para se ter uma ideia, uma fábrica de plástico pode atender o setor alimentício, de produtos de beleza e acabamento de veículos. Todos com formatos próprios e resistência conforme a utilização empregada.
Em uma cozinha doméstica podemos encontrar copos, pratos e talheres plásticos, além das vasilhas que fazem parte do cenário residencial.
Já na indústria automobilística, o plástico é utilizado em painéis no lado interno de um veículo e, no lado externo, nos para-choques com alta resistência a impactos e deformação apropriada em casos de pequenos e médios impactos, mantendo a segurança dos usuários.
Para cada utilidade, o plástico recebe um tratamento diferenciado, passando por máquinas apropriadas, como o molde para injeção de poliuretano, com geometrias e aplicações personalizadas para cada tipo de fabricação.
Assim, os objetos passam por diferentes etapas, como:
- Forma adaptada para o uso;
- Volume de produção;
- Material estético adequado;
- Prazo de entrega conforme demanda.
Do mesmo modo, os materiais ferrosos passam por etapas parecidas, conforme a aplicação industrial.
Tanto em um material quanto em outro, alguns processos são específicos quanto à dureza e a maleabilidade necessária, conforme o emprego no produto final, utilizando tecnologia apropriada.
Máquinas de usinagem definem forma
Os operadores que trabalham em um centro de usinagem podem utilizar a tecnologia dos comandos numéricos computadorizados nas máquinas de torno empregados neste setor.
Por meio de engrenagens preparadas de maneira prévia, a partir de moldes utilizados como modelo ideal, é possível conseguir a produção de componentes de metal e de plástico, com um resultado final que une qualidade em um curto espaço de tempo.
As máquinas presentes nas oficinas industriais, seja para a preparação de peças metálicas ou de plástico endurecido, devem atender às necessidades de cada setor.
Por isso, muitas oficinas utilizam o torno de usinagem 5 eixos, permitindo o acesso a cinco lados de uma mesma peça em um maquinário único.
Os instrumentos de tornearia se movimentam de forma linear em eixos denominados X, Y e Z, ao mesmo tempo em que é possível aplicar cortes nos eixos A e B, ajudando no corte em direções variadas de uma única peça.
Programação correta para execução de tarefas
A elaboração dos programas desenvolvidos para o controle numérico computadorizado, ou CNC, em um centro usinagem, é de fundamental importância, pois determina o desempenho da produção dos materiais que serão disponibilizados para os devidos fins.
As tarefas executadas são determinadas conforme os códigos são enviados para as máquinas e ferramentas disponibilizadas na oficina, de maneira apropriada e com precisão.
Alguns trabalhos ainda são realizados de maneira manual, mas com o emprego de técnica e conhecimento humano.
Assim, um profissional que trabalha com torno mecânico é capaz de determinar o tamanho, os furos e roscas necessários para peças exclusivas, em trabalhos específicos de uma oficina.
Aqueles que trabalham nesta área devem estar sempre atentos às novidades que a tecnologia proporciona, inclusive nas melhorias dos equipamentos e nas aplicações de técnicas avançadas, para melhor aproveitamento da matéria-prima.
O desenvolvimento de novos programas e ferramentas tecnológicas já podem ser observados na impressora 3D, que já está sendo aplicada em fábricas e indústrias que estão se atualizando constantemente. Para todos, sem exceção, é preciso acompanhar a evolução.