Em tempos de crescimento na automação comercial, quem não usa equipamentos para tornar a sua linha de produção mais produtiva tende a ficar para trás.
Ainda assim, é preciso que a implementação de novas tecnologias seja feita de modo planejado, de modo que a transição não cause transtornos nem prejudique a eficiência do estabelecimento.
Mas isso não é tudo: além disso, é essencial que todas as máquinas, bem como seus componentes, sejam adquiridos junto a distribuidores de confiança, de modo a evitar problemas e perdas de produtividade.
Aprenda mais a respeito destes estabelecimentos a seguir, bem como as vantagens de fazer suas aquisições junto a eles:
O que é um distribuidor de itens industriais?
Um distribuidor de itens industriais nada mais é do que uma loja que comercializa máquinas para a indústria, bem como componentes para sua substituição de manutenção.
Por conta disso, é fácil encontrar lojas que se especializam no comércio de itens de marcas famosas, como o distribuidor Vickers.
Que tipos de distribuidores existem?
Como mencionado anteriormente, os distribuidores de peças industriais costumam se especializar em um nicho específico, dada a ampla gama de componentes existentes nesta área.
Além da especialização conforme a marca, também há a possibilidade de se especializar em segmentos como:
-
Peças para motores;
-
Peças para componentes elétricos;
-
Peças pneumáticas;
-
Peças hidráulicas.
Na prática, isso significa que, se você precisar adquirir uma bomba hidraulica para um equipamento, deve se dirigir a uma loja especializada neste último nicho.
Afinal, é difícil encontrá-la em um estabelecimento que optou por se especializar na venda de componentes elétricos, por exemplo.
Apesar disso, é preciso ter em mente que certos componentes podem estar inseridos em mais de uma categorização, permitindo que ele seja encontrado em estabelecimentos diferentes.
É o caso do cilindro hidraulico: por mais que seja vendido em lojas de equipamentos hidráulicos, ele também pode fazer parte do portfólio de produtos de estabelecimentos que vendem componentes de motores.
Quais são as vantagens dos distribuidores?
Por mais que os distribuidores ainda existem, eles frequentemente têm que concorrer com o comércio de pesas usadas e/ou por pessoas físicas, que não têm estabelecimentos especializados na área.
Como os preços podem ser mais baixos, há quem opte por eles na hora de comprar uma peças ou máquina.
Entretanto, optar por fazer a aquisição junto a um distribuidor especializado – e, preferencialmente, credenciado – tem diversas vantagens. Confira algumas delas a seguir:
Peças de origem comprovada
Um distribuidor Parker, assim como um estabelecimento especializado em qualquer outra marca, costuma ser o local mais seguro para adquirir um componente para uma máquina.
Isso pois, como eles são especializados apenas em uma marca, as chances de que eles vendam peças adulteradas e/ou falsas é pequena.
Consequentemente, especialistas indicam que deve-se sempre preferir os distribuidores credenciados, por mais que os preços praticados por eles sejam mais altos.
Isso vale especialmente para itens que, quando defeituosos, podem causar acidentes, como o filtro regulador de ar comprimido.
Possibilidade de encontrar peças raras
Máquinas industriais são projetadas para durar tanto tempo quanto possível. Por conta disso, alguns estabelecimentos costumam ainda trabalhar com equipamentos que já saíram de linha, mas que ainda funcionam sem maiores problemas.
Entretanto, há uma desvantagem: quando surgir um defeito, pode ser muito difícil encontrar peças para substituição, dado que a máquina em si já não é vendida.
Experiência na atividade
Boa parte dos distribuidores de peças industriais que estão no mercado atualmente já atuam há anos, quando não décadas.
Assim, eles têm uma experiência relevante na atividade, trabalhando com fornecedores de confiança e sabendo orientar os clientes a respeito dos componentes mais indicados para cada situação.
Profissionais qualificados
Certos componentes industriais existem em diversos modelos. É o caso, por exemplo, da valvula solenoide: por mais que a sua finalidade seja sempre a mesma, ela pode trabalhar com operação direta, indireta, semi direta ou 3/2 de vias diretas.
Assim, cada tipo é indicado para determinados contextos, o que, por sua vez, pode tornar a escolha do melhor mais difícil, principalmente para leigos.
A boa notícia é que os distribuidores de equipamentos industriais normalmente contam com funcionários qualificados na área, que podem até mesmo dar pequenas consultorias aos clientes.
Deste modo, eles também podem indicar qual é o melhor modelo de um componente em específico para certa necessidade, evitando erros e prejuízos.