Detecção

A indústria possui diversos métodos e processos que garantem que a produção funcione de forma plena e segura. Sem esses procedimentos provavelmente não existiria mais indústria por conta de tantos acidentes que ocorreriam.

Entretanto, por conta da demanda a indústria criou suas soluções como o detector de gases inflamáveis e também com relação ao combate ao incêndio.

Assim, esse artigo abordará sobre a solução de detecção de gases presentes na indústria, principalmente em indústrias que trabalham com elementos químicos e que emitem muitos gases.

Falaremos também dos tipos de gases que podem estar presentes dentro da indústria, e os equipamentos usados para sua medição, que assim como a balança digital é muito importante.

Entendendo sobre a detecção de gases

Entre os grandes perigos existentes na indústria, os gases são um dos mais preocupantes para o profissional e também um dos tipos de elementos mais difíceis de serem detectados.

Isso porque grande parte dos gases são nocivos e são incolores e inodoros o que dificulta sua identificação. Muitos desses gases são encontrados em grande parte das cadeia produtiva.

Os gases são usados em diversas etapas, alguns são usados como matéria-prima, e grande parte usado como produtos finais ou então subprodutos remanescentes do processo produtivo.

Há uma norma regulamentadora que trata dessas questões que é a NR 15 – Atividades insalubres. Nessa norma é tratado como se deve ter cuidados com a exposição de agentes nocivos à saúde.

Os limites para a concentração de gases para uma atmosfera segura é:

  • 0,1% de outros gases;
  • 1,0 de argônio;
  • 20,9% de oxigênio;
  • 78% nitrogênio.

Essa é a tolerância, pois é a combinação do ar que respiramos, e qualquer alteração é um risco à saúde, infelizmente não possuímos ainda um tipo de cronometro que nos avisa sempre da alteração da composição, antes é preciso estar atento aos equipamentos que medem isso.

Os tipos de gases

Existem alguns tipos de gases que devem ser conhecidos para entendermos a importância de um sistema de detecção de gases.

Gases tóxicos

Os gases tóxicos são definidos sempre como aqueles que quando ingeridos, inalados ou então absorvidos podem causar uma reação no nosso organismo, provocando diversos problemas, desde alergia até mesmo a morte.

É por isso que um sistema de detector 4 gases é importante, para prevenir contra esses elementos.

Em alguns ambientes industriais a exposição a esse tipo de gás é recorrente, porém, é necessário sempre atentar-se para que não passe os valores de segurança.

Gases asfixiantes

São gases que em grandes quantidades ocupam todo o lugar ocupado pelo gás oxigênio causando então asfixia que pode levar a morte.

Gases inflamáveis

Chamados de gases líquidos, são misturadas no ar e com calor apropriado entram em combustão. Podem ser passados por um analisador de gases de combustão para ser detectado.

Para que a combustão ocorra é preciso de: presença do gás; presença de oxigênio e a presença de uma fonte de ignição.

Sistemas de detecção de gases

Um sistema de detecção de gases então é um circuito elétrico formado por um sensor em sua extremidade. Esse sensor geralmente fica como em uma lâmpada em um soquete.

Para que a instalação desse sistema seja feito com qualidade é necessário ser elaborado por um profissional e que leve as diversas características dos gases a sério como:

  • Densidade do gás;
  • Limite inferior de inflamabilidade;
  • Obstruções;
  • Pressão de vapor;
  • Probabilidade de rompimentos;
  • Ventos predominantes e não predominantes;
  • Zonas de baixa e alta pressão.

Todo esse sistema é integrado a um computador que faz a leitura dos dados, e de modo bastante elegante consegue fazer a separação dos dados de forma segura e bastante precisa detectando os gases e suas características.

Existem alguns pontos importantes para um detector de gás eficiente e bastante respeitado.

Uma delas é a estabilidade em zero, significa que qualquer alteração mínima que seja na atmosfera já é detectada. Deve prever que o sinal advindo do eletrodo da célula deve ser prioritário, mantendo a estabilidade do ambiente.

Dessa forma vimos que uma indústria eficiente possui um sistema de detecção de gases que levam em consideração os mais importantes pontos.

Um detector de gás, assim como um medidor de pressão assegura que os níveis sejam mantidos, tornando o ambiente mais seguro para o trabalhador e para a fábrica.