Muitos tipos de utensílios podem ser úteis na hora de cortar uma peça, seja em sua empresa, na oficina ou até mesmo em sua casa, como é o caso dos discos.

A necessidade de cortar um material adequadamente, é mais do que justificada, pois não coloca em risco os processos realizados antes na peça.

Nesse contexto, os discos de corte são indispensáveis, pois eles realizam uma série de processos no corte de materiais como vidro, concreto, madeira e porcelanato.

Mas você sabe quais são os tipos de discos existentes? Além disso, é muito importante avaliar sua necessidade, antes de escolher um produto ou um tipo de corte.

Por isso, vamos falar mais sobre esses utensílios e explicar como se dá o funcionamento dos mais utilizados, tanto em procedimentos residenciais quanto em oficinas e indústrias.

Eficiência preciosa: disco diamantado

O disco de corte diamantado é um tipo de abrasivo utilizado por máquinas de corte elétricas, que precisam realizar procedimentos com concreto, porcelanato, madeira e vidro.

Seu mecanismo constitui-se de grãos de diamante fixados por meio da “banda”, uma liga metálica. Durante o corte realizado, os grãos são desgastados e acabam sendo eliminados junto com o material.

Por isso, em decorrência do uso constante, a banda de corte começa a ficar cega, pois não mais é capaz de realizar o corte com a precisão necessária.

Isso vai reduzir o desempenho do disco de muitas formas e também diminuir a velocidade do seu processo. Por isso, é muito importante cuidar sempre para reafiar o dispositivo.

E isso é muito mais simples do que parece: basta realizar cortes em materiais mais resistentes, como blocos de cimento ou arenito, pois isso vai garantir o reajustamento da lâmina.

Tipos de discos e funcionalidades

Existem muitos tipos de aparelhos, como disco de corte inox e você precisa estar bem atento à sua necessidade, para escolher aquele que vai realizar a função desejada com mais eficácia e rentabilidade.

Cada tipo de corte vai te ajudar a obter um resultado, então se você precisa lidar com materiais mais secos e resistentes, como concreto, opte também por um dispositivo que dê conta de um trabalho mais profundo.

Nesse contexto, as bandas também variam. O disco de corte diamantado para porcelanato com banda de corte contínuo é recomendado.

Por exemplo, para cortar pisos, azulejos, granito e demais materiais similares, como o próprio porcelanato. A banda segmentada, por sua vez, lida com cortes de menor atrito.

Assim, os resultados podem ficar comprometidos, pois a largura da linha de corte é maior e menos precisa.

Por isso, esse tipo de disco de corte é recomendado para trato de materiais brutos, como tijolos e concreto.

Discos flap: inovação e qualidade

Uma versão de disco de corte muito utilizada e conhecida pela sua eficácia e segurança é disco flap. Encontrado principalmente em esmerilhadeiras angulares.

Esse disco tem a capacidade de trabalhar angularmente com o objeto e se apresenta em dois formatos: cônico e reto. As diferenças entre esses formatos, pode ter um impacto direto na qualidade do seu empreendimento.

Enquanto o tipo cônico, é indicado para situações que exigem maior remoção em menos tempo, a especialidade do formato reto é proporcionar acabamentos mais sofisticados.

Sendo assim, o primeiro tipo é usado em desbaste de bordas e contornos, e o segundo, por sua eficácia detalhista, proporciona mais estabilidade durante o trabalho.

Outra característica vantajosa, é a funcionalidade diversa deste produto. Por isso, você pode encontrar exatamente a funcionalidade que precisa, como com o disco flap para ferro.

E tem mais: eles também podem ser aplicados em metal, madeira, concreto, desbaste, alisamento, remoção de tinta e de ferrugem, etc.

Cuidados importantes

É preciso fazer uma avaliação do local do corte e da estrutura, para que você possa determinar qual será o tamanho do aparelho mais indicado.

Seja como for, a variedade ajuda muito nessa hora, pois existem discos de diferentes dimensões, como disco flap 7 polegadas. Outras dicas são:

  • Garanta que o material esteja fixo;
  • Deixe o disco girar livremente antes de operá-lo;
  • Procure não ficar de frente para a máquina;
  • Evite trepidações do disco sobre o material;
  • Após uso, limpe e armazene adequadamente.

A importância de se escolher o material abrasivo correto, de acordo com suas necessidades, antes de fazer a escolha de seu equipamento.

Se deve ao fato de que uma escolha equivocada pode gerar grandes prejuízos ao empreendimento e às pessoas envolvidas.

Por isso, esse utensílio deve ser utilizado com responsabilidade e atenção. Lembre-se dos equipamentos de segurança, como luvas e óculos, antes de começar o trabalho. Mãos à obra!