Os processos de corte e abrasão fazem parte de praticamente todo o setor industrial, principalmente, na confecção de peças e transformação de matéria-prima. Mais do que a indústria, as perfurações e recortes de materiais são comuns na construção civil, seja para adaptar um piso ou uma laje, ou para adequar o concreto à obra.
Por esse motivo, desde que o desenvolvimento da indústria, o homem desenvolveu ferramentas para corte e abrasão, que seriam capazes de transformar os materiais duros. Com o desenvolvimento tecnológico foi possível aprimorar os instrumentos de corte, sendo possível melhorar as técnicas e o acabamento superficial.
Na década de 1970, as primeiras ferramentas diamantadas foram criadas. Elas permitiam um corte perfeito em diversos materiais, incluindo o mármore e o granito, facilitando os trabalhos e abrasão e, até mesmo, recuperando a qualidade estrutural do concreto.
Desse modo, o fio diamantado passou a ser aplicado para muitos trabalhos de corte, especialmente, em grandes estruturas.
Com possibilidade de remoção mínima, sem vibração e baixo nível de ruído, as ferramentas diamantadas ganharam espaço no mercado e, atualmente, podem ser vistas em inúmeros modelos de broca, máquinas industriais e discos abrasivos.
As principais vantagens do corte diamantado em vidro
Além dos materiais duros, como o concreto, mármore, cerâmica e porcelanato, as ferramentas diamantadas foram constantemente aprimoradas para o corte em outras superfícies, incluindo em vidros.
A partir de uma tecnologia de ponta, foi possível cortar o material com extrema precisão, além de outras vantagens, tais como:
- Menor perda residual;
- Acabamento livre de rebarbas;
- Agilidade no processo de corte;
- Possibilidade de produção em série.
A broca diamantada para vidro é extremamente versátil e pode ser instalada diretamente em furadeiras manuais ou de bancada, com refrigeração a água abundante. A ferramenta também é útil para realizar furos em porcelanato, oferecendo as mesmas vantagens citadas anteriormente.
O diâmetro do furo produzido no porcelanato ou no bloco de vidro pode variar, pois a broca está disponível em diversos modelos, com tamanhos que variam de 6 m a 280 mm, com profundidade de furo de até 45 m.
A ferramenta também é encontrada em formatos diferentes, incluindo o tubular, bilco (com haste paralela) e com rosca. Desse modo, para escolher a melhor broca, é necessário verificar todos os detalhes da perfuração.
Importante ressaltar que, apesar da alta eficiência da broca e das possibilidades de uso em materiais duros, ela não deve ser usada para perfurar vidro temperado, pois este pode estilhaçar e quebrar. Nestes casos, é necessário procurar ferramentas especiais.
Aplicações das ferramentas diamantadas na indústria
As brocas diamantadas são muito populares na indústria, já que o setor opera com materiais extremamente resistentes e de difícil recorte.
Além disso, elas são usadas em conjunto com equipamentos e maquina de fabricar peças, para a confecção de inúmeros produtos. Dessa maneira, pode-se ter itens com acabamentos cada vez melhores, de alto desempenho e valor agregado.
Entre esses componentes desenvolvidos por brocas diamantadas, destacam-se os parafusos, que estão presentes em quase todos os trabalhos da indústria, construção civil e no dia a dia, como é o caso do estojo b7.
A peça é feita em conformidade com uma especificação dada pela ASTM, especialmente voltada para produtos feitos em ligas de aço e aço inoxidável.
Os parafusos do tipo estojo B7 são extremamente resistentes, duráveis e com excelente capacidade para suportar esforços mecânicos, vibrações, variações de temperatura, intempérie e processos de corrosão.
Por esse motivo, o componente é usado em siderúrgicas, metalúrgicas, construções de grande porte, atividades de mineração e muitos outros setores. A peça também é aplicada em equipamentos industriais, como na máquina dosadora.
Portanto, é indispensável ter em mãos componente de qualidade, com capacidade para atuar com eficiência. Isso vale não só para parafusos, mas todas as peças que passam ou não por cortes diamantados em seus processos de fabricação.
Por isso, recomenda-se encontrar um fabricante experiente, com amplo reconhecimento no mercado, que trabalhe com os melhores materiais e métodos de fabricação de excelência.
No mais, as empresas devem sempre cumprir as recomendações e normas técnicas, para o desenvolvimento de peças conforme o padrão pré-estabelecido. As normas também são importantes porque definem a qualidade dos produtos, bem como a segurança durante a aplicação.
Sendo assim, é preciso verificar todas essas condições, dando preferência para empresas que cumpram essas exigências.