O sistema hidráulico, juntamente, com as tubulações, são elementos muito importantes em um meio industrial quando falamos em um todo. Eles são parte vital de todo esse meio que proporciona as produções para a sociedade.

É claro, que iremos nos aprofundar mais sobre tudo isso neste texto. As tubulações, juntamente, com todo o sistema hidráulico integrado são os responsáveis por transportar e armazenar todos os tipos de elementos industriais.

Sejam líquidos, gases, óleos, fluídos ou resíduos, eles é quem fazem todo o transporte para que o descarte e também o uso, claro. Seja qual for a finalidade, os tubos irão ajudar com toda a certeza.

Para que você possa saber mais sobre todo o funcionamento desse tipo de elemento e os principais tipos de componentes que os rodeiam, acompanhe este artigo e saiba mais sobre todos esses processos.

Válvulas

Primeiramente, começaremos falando sobre válvulas, que são elementos vitais para o funcionamento de todo o sistema. A valvula solenoide é chamada de eletromecânica controlada e também é muito potente.

Seu corpo é composto a partir de uma bobina elétrica que possui um núcleo. Esse núcleo é chamado de êmbolo, que é um ferro magnético, que pode ser encontrado de forma móvel sempre no centro.

Ela costuma possuir dois tipos de posições, que é a de descanso e a de movimentação. A de descanso, ela basicamente se fecha e bloqueia todos os tipos de fluxos que estão trabalhando, fazendo com que eles fiquem em repouso.

Quando ela está aberta, proporciona a passagem por suas entradas e saídas, fazendo com que o trabalho dos elementos que estão nas tubulações seja de certa forma contínuo, até o momento em que necessitar se fechar novamente.

Porém, é possível ter diversas aberturas, como por exemplo a valvula 5 2 vias, que é uma solenoide e uma das mais comuns, principalmente, quando falamos de trabalho em circuito pneumático de duas ações. Ela possui 5 portas e duas posições, são elas:

  • Entrada de ar;
  • Uma saída para cada lado do cilindro pneumático;
  • Escapes de ar para cada lado também;
  • Conexões no cilindro;
  • Conexões com escape.

Diferentemente dessas que possuem entradas e saídas, ainda há a valvula de retenção, que é um dos componentes mais conhecidos nesse meio, que possui somente um sentido de fluxo, possibilitando uma passagem e direção única.

Esse tipo de válvula é ideal para evitar o retorno de fluxo, principalmente os que são caros e perigosos para a indústria. Por isso, possui diversos tamanhos e modelos, para que todos possam ter esse tipo de trabalho em seu ambiente.

Enfim, para um maior entendimento, as válvulas são os componentes que ajudam a controlar o fluxo e o ciclo de todo armazenagem e também transporte de fluídos e gases. Seja o tipo de elemento que for, elas é quem dosam os níveis.

Tubulações

Para que todas as válvulas funcionem, é necessário que o tubo de aço carbono possa fazer com que eles passem por todos os tipos de caminhos possíveis. Esses tipos de tubos são utilizados industrialmente e possuem matérias não corrosivas.

É justamente por isso que ele nunca está em falta nesses locais, pois possui um ótimo desempenho, principalmente quando lida com elementos corrosivos e aquosos, que podem estragar o tubo se for mais simples.

Eles recebem o material carbono e um banho dele quando estão sendo feitos, assim, esse tipo de elemento protege o tubo em dobro, fazendo com que ele possa proporcionar segurança e conforto para a indústria.

Há também o tubo de ferro galvanizado, que é diferente, mas tão bom quanto o anterior. Ele é feito em ferro e quando terminado, é banhado em zinco, o que faz com que sua resistência cresça.

O processo de galvanização fortalece o elemento em todos os sentidos, fazendo com que ele também possa ser usado sem nenhuma restrição em locais com componentes agressivos, químicos, corrosivos e entre outros.

Bomba hidráulica

Para finalizar, iremos falar sobre a bomba de água, que é o maquinário ideal para a transferência de águas e fluídos de um ponto para o outro de forma rápida e muito versátil em todos os sentidos

Há diversos tipos de modelos e tamanhos de bombas. Quando falamos sobre a questão das industriais, sabemos que sãos sempre maiores, porém podem ajudar em todos os quesitos de transporte em tubulações.