A utilização de materiais como o ferro e o aço nas fábricas e indústrias é extremamente recorrente e garante a execução de uma série de procedimento que exigem materiais cujas propriedades de composição possam oferecer resistência e durabilidade.

Dessa forma, é importante conhecer as variações existentes atualmente no mercado e como cada um dos tipos oferecidos pode contribuir para uma determinada demanda, já que o aço pode ser encontrado em diferentes modelos de liga.

Para saber mais sobre o tema e conhecer alguns dos mais importantes, utilizados cotidianamente nos diversos segmentos industriais, continue acompanhando o artigo a seguir.

O que é o aço?

Em primeiro lugar, vale a pena explicar melhor sobre o aço, esse material tão importante para o mundo contemporâneo e que pode ser encontrado em diferentes aplicações, tendo uma abrangência acima da média.

Sua utilização flexível é o principal motivo pelo qual ele é encontrados em diversos contextos, seja na construção civil, no cotidiano ou até mesmo nas indústrias, onde seu uso é indispensável.

No geral, podemos dizer que o aço é uma liga de ferro e carbono que pode ser utilizado para a fabricação de inúmeros itens, desde clips utilizados em escritórios até tanques de guerra. Sendo assim, sua popularidade não é nenhum mistério.

Além disso, o aço apresenta baixo custo de produção, conformação e união, especialmente se comparados com alguns tipos de material destinados a aplicações semelhantes.

A possibilidade de contar com uma grande variedade de propriedades mecânicas fundamentais também o tornam ideal para o setor das indústrias, lembrando que o aço pode ser submetido a diferentes composições químicas e também tratamentos termomecânicos de forma a atender com ainda mais precisão as demandas internas produtivas.

Algumas de suas principais características são:

  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Versatilidade;
  • Baixo custo.

Agora que você conhece mais sobre o aço, que tal falarmos de alguns dos tipos mais comuns, que podem ser encontrados nos segmentos industriais.

Aço para cementação

O Aço 1020, conhecido por suas vantagens no mundo todo, é utilizado para cementação e possui uma relação custo-benefício muito acima da média, quando em comparação com outros tipos de liga que são empregadas no mesmo procedimento.

Além disso, duas de suas propriedades que mais se destacam nesse contexto são a elevada maleabilidade e também o nível de soldabilidade, que é ideal para uma série de aplicações.

Depois da cementação, esse aço é beneficiado, possuindo menor capacidade de endurecimento. Sua aplicação se dá em uma série de itens, tais como:

  • Engrenagens;
  • Eixos;
  • Vibrabrequins;
  • Pinos;
  • Anéis;
  • Coluna;
  • Catracas.

O aço 1020 preço pode variar conforme a quantidade desejada, o tipo de aplicação e outros fatores que precisam ser levados em conta antes de determinar os detalhes de uso, que vão interferir diretamente no valor.

Dessa forma, o mais importante é consultar fornecedoras idôneas, capazes de entregar um material de qualidade dentro do prazo estipulado.

Beneficiamento com temperabilidade baixa

Já o Aço 1045 é muito empregado para a baixa penetração de dureza, chamado de seção transversal, de modo que seu uso em procedimentos de beneficiamento com baixa temperabilidade é ideal.

Sua aplicação para seções superiores a 60mm não é recomendada, no entanto, de modo que é preciso estar atento aos detalhes de sua composição antes de utilizá-lo.

Uma de suas principais vantagens é a relação entre resistência à fratura e resistência mecânica, sendo um item altamente durável. O aço 1045 dureza pode variar de 180 a 300 HB.

Homogeneidade de dureza

Já quando há uma demanda por homogeneidade de dureza por toda a seção transversal, seja em grandes ou em pequenas seções, é importante contar com o desempenho do Aço 4340, indicado para sistemas mecânicos e estruturais.

Com relação à sua aplicação, podemos destacar o uso em:

  • Colunas;
  • Mangas;
  • Engrenagens;
  • Cilindros.

O aço 4340 preço pode variar de acordo com aspectos que vão desde a quantidade necessária até detalhes de acabamentos, aplicações, etc.

Por isso, é fundamental contar sempre com o trabalho qualificado e especializado de profissionais com conhecimento técnico para apontar as soluções mais indicadas em cada caso e como alcançá-las por meio do uso desse material indispensável para a vida moderna.

Além disso, vale ressaltar que a busca por materiais de qualidade e procedência garantidas gera resultados muito mais satisfatórios e rentáveis para fábricas e indústrias dos mais diversos segmentos de produção.