Lâmpadas

Uma indústria é feita de diversos processos e equipamentos, sendo um desses elementos e procedimentos o isolamento térmico tubulações industriais que ajuda na execução de tarefas e também na otimização das produções.

Porém, para que tudo funcione de forma eficiente e plena, é preciso energia elétrica. Afinal, uma indústria por mais moderna que seja não funciona sem energia elétrica.

A energia elétrica tem a função principal dentro da indústria que é fazer funcionar as máquinas e equipamentos de modo a fazer com que a produção flua de maneira adequada, e também iluminar todo o chão da fábrica, tornando-a um local agradável e visível.

Trabalhar em um local iluminado permite com que os processos sejam feitos de modo mais correto, pois permitem que sejam vistos os controles e outros elementos, evitando mesmo até acidentes.

Por isso que a lampada, luminaria e também componentes elétricos, são importantíssimos para que a indústria funcione e permite que se maximize os lucros e diminuindo também os gastos extras.

Este texto tratará dos principais componentes elétricos usados nas indústrias para que todos os procedimentos sejam garantidos e mantidos de forma eficiente e muito ágil.

Projeto de iluminação industrial

Antes de falarmos acerca dos componentes elétricos industriais, temos que entender, para que uma indústria se movimente de forma adequada é preciso a elaboração de um projeto de iluminação industrial.

Para que o projeto de iluminação industrial seja preciso é necessário ser levado em conta uma série de fatores para que os custos operacionais sejam mais baixos, evitando assim gastos energéticos.

Um projeto de iluminação industrial torna a eficiência energética de acordo com a escolha de lâmpadas e luminárias, além de:

  • Definição da altura de fixação;
  • Automatismo de comando;
  • Distribuição dos circuitos elétricos;
  • Locais estratégicos de colação de luminária.

Mas, o ponto de partida de qualquer projeto de iluminação industrial é sempre definir a intensidade da luz do ambiente, isso porque é por meio da intensidade que se define quais atividades que serão realizadas e também o público a ser atendido.

As normas brasileiras para definição das iluminações industriais são as ABNT NBR 5413 que trata da luminância dos interiores e define também a quantidade de luz necessária para diversos locais, além da utilização de equipamentos como transformador isolador trifásico, fusíveis e entre outros.

Assim, se tem uma série de luminárias que podem ser usados no projeto de iluminação industrial, por exemplo:

Lâmpadas mistas

Essas lâmpadas tem uma vida útil maior (6.000 horas) que as incandescentes e também não precisam de equipamento auxiliar de partida.

Porém, se a prioridade for o consumo reduzido de energia elétrica é importante colocar as lâmpadas fluorescentes, que são mais potentes ou então também ser trocadas pelas lâmpadas de descarga a vapor de mercúrio, multivapores metálicos e assim por diante.

Lâmpadas a vapor de mercúrio

Possuem uma maior vida útil que as mistas (24.000 horas) e tem um custo mais baixo porém requerem um reator para que seu funcionamento seja pleno.

A luz dessa lâmpada é branca, porém, podem ser substituídas pelas lâmpadas a vapor de sódio de multivapores metálicos.

Componentes elétricos industriais

Os componentes elétricos industriais andam em conjunto com o projeto de iluminação industrial, pois fazem parte do projeto de eficiência energética. São componentes elétricos industriais:

  • Transformadores;
  • Bateria;
  • Disjuntores;
  • Capacitores;
  • Reatores.

Os transformadores são um tipo de componentes elétricos muito usados na indústria, e por um motivo simples, ele efetua a troca da tensão elétrica de operação de 220v – 110v e vice versa. E são indispensáveis em diversos tipos de instalações elétricas, ajudando na regulagem das voltagens que advém das concessionárias de energia.

Os relés são outro tipo de componente elétrico, existe um tipo de relés chamado de contratores, que são mais resistentes, e ajudam na capacidade de suportar grandes tensões elétricas e também voltagens mais altas.

Além do mais, esses componentes elétricos são também encarregados por ligar ou então desligar espontaneamente circuitos, ajudando na harmonização das voltagens das instalações elétricas.

Os reatores ajudam no acendimento de lâmpadas fluorescentes, e ajudam na minimização da corrente elétrica, ajustando as tensões no intuito de garantir o funcionamento regular das lâmpadas e outros equipamentos.

Assim, sabemos, que os componentes elétricos são importantíssimos para o desenvolvimento dos procedimentos da indústria, garantindo a eficiência das operações.