Moldes são cada vez mais imprescindíveis na hora de criar diversos produtos como, brinquedos, sapatos, utensílios diários e outros.
A escolha dos modelos de moldes adequados para determinado processo, proporcionam mais segurança, praticidade e eficiência na produção, contribuindo com o crescimento no ramo industrial.
Segundo André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, em uma matéria publicada no site G1: “O setor industrial volta a produzir no patamar superior ao que tinha antes da queda de maio, mas vale lembrar que a indústria ainda se encontra distante do ponto mais alto da série histórica, alcançado em maio de 2011”.
Por isso, é importante sempre investir em produtos e materiais de qualidade, que possam contribuir com a o desenvolvimento da indústria, como as empresas de moldes plásticos.
E a execução de procedimentos de forma correta. Agora, entenda mais sobre sobre o uso dos moldes e quais podem te auxiliar nos processos industriais.
Os moldes de alumínio
A leveza do alumínio é uma das características que mais faz o material ser utilizado no meio industrial, além de ser resistente à corrosão.
Graças a uma fina camada de óxido, o que promove vida útil e alta durabilidade para o molde que utiliza o alumínio como matéria-prima.
Devido ao material, o molde de de alumínio pode ser utilizado em indústrias de diversos segmentos e não produz faísca, o que promove mais segurança para as pessoas no local, além de reutilizável.
A produção de um molde de alumínio é realizada nas seguintes etapas: confecção do modelo da peça ou produto; produção do molde; confecção dos machos (peças que fixam as duas partes do molde; e fusão do metal.
Além de auxiliarem na produção de termoplásticos, muito utilizados em diversos ramos, como na produção de materiais educacionais, peças artesanais e muitos outros.
Os moldes de plástico
Neste processo, o plástico é derretido e aplicado em um molde adaptado para recebê-lo em estado líquido.
As Empresas de moldes costumam usar o sistema de Molde de injeção de plástico, assim, elas conseguem chegar a um resultado mais preciso, atendendo todas as necessidades do cliente.
Devido a sua matéria-prima, molde de prático pode ser reutilizável e oferece praticidade para ser manuseado durante os procedimentos.
Por isso, muitas empresas têm optado por substituir os moldes de alumínio pelos de plástico, utilizando os de alumínio em processos específicos. Dentre as vantagens oferecidas pelo uso do molde de plástico, é possível destacar:
- Leveza do material;
- Redução de gastos;
- Eliminação de processos secundários;
- Maior durabilidade;
- Material fácil de ser manuseado pelo ferramenteiro de moldes plásticos;
entre outras.
Além disso, os moldes plásticos podem ser derretidos e moldados de outra forma desejada, sendo versátil e reciclável, além de contribuindo com a economia da empresa.
Para mais, o plástico ainda pode ser utilizado para a injeção de plástico. Um procedimento utilizado para produção de itens prontos e peças para montagem de produtos.
A injeção de plástico
Através de um Molde de injeção, basicamente, qualquer tipo de objeto pode ser criado com a injeção de plástico, essa é uma das maiores vantagens oferecidas pelo procedimento.
Além de permitir que o processo seja executado de forma precisa, evitando erros e problemas durante a produção.
Para isso, as máquinas injetoras atuam de forma automática, acelerando a produção dos materiais e reduzindo a supervisão de profissionais e, consequentemente, oferecendo mais economia com a mão de obra dentro da indústria.
A velocidade da produção, permite que a quantidade de produtos fabricados seja elevada, que pode favorecer o aumento das vendas e da satisfação de clientes.
A economia que o processo de injeção de plástico oferece, também é perceptível no uso da matéria-prima.
Pois, o plástico que sobra e as peças com falhas podem ser moídas e utilizadas novamente com as Ferramentaria de moldes plasticos adequadas, proporcionando acabamento excelente em todas as peças produzidas.
Afinal, qual molde utilizar?
A escolha do molde e de sua matéria-prima, deve ser feita a partir do produto que será fabricado, suas características, proporções, material, entre outros fatores.
Por isso, a decisão de utilizar moldes de alumínio ou de plástico, por exemplo, deve ser feita de forma cuidadosa, levando em conta o maquinário, capacitação dos profissionais e o investimento aplicado.
Além disso, contar com fornecedores especializados e optar por produtos de qualidade, é sempre a melhor opção. Desta forma, pesquise valores e a avaliação destas empresas, para obter os modelos de moldes necessários para o que precisa.