Usados na indústria, na construção civil e até mesmo na decoração de interiores, os tubos de ferro estão entre os produtos mais procurados em toda e qualquer metalurgica. Como existem versões dos mais diversos modelos, confeccionadas por meio de vários métodos, sempre há um tipo adequado para determinados projeto.

Apesar disso, nem todas as pessoas que usam esses objetos sabe como eles são fabricados, nem mesmo as particularidades de cada método. Se você quer aprender mais sobre isso, continue lendo o artigo e confira quais são as técnicas usadas pela indústria para fabricar os tubos de ferro.

  1. Laminação

Uma das maneiras de se fabricar um tubo galvanizado é por meio de um processo chamado laminação.

Por mais que este termo seja usado de forma geral, é preciso ter em mente que há diversas maneiras de trabalhar com este método. O mais comum de todos é chamado de Mannesmann. Nele, o tubo é confeccionado por meio uma barra circular maciça de aço empurrada por dois cilindros oblíquos giratórios e que se deslocam contra um madril fixo. O resultado é um tubo metálico sem costura.

Vale ressaltar que este método não costuma ser empregado em tubos de ferro puro, mas em objetos nos quais ele é um dos componentes da matéria-prima, como:

  • Aço liga;

  • Aço inox;

  • Aço carbono;

  • Tubos de 80 até 650 milímetros de diâmetro.

  1. Extrusão

No caso de tubos muito longos e/ou de pequena espessura, um dos melhores métodos para a sua fabricação é a extrusão. Nela, o material fundido – seja ele o aço 1045 ou o ferro puro – é colocado em um molde sob pressão, no qual, em seguida, é deixado para que se solidifique.

Vale ressaltar que esta é apenas a extrusão básica. Há métodos alternativos que empregam outras força. A versão eletrostática, por exemplo, usa as propriedades das correntes elétricas para deixar o procedimento ainda mais eficiente.

Da mesma maneira, dependendo da flexibilidade da matéria-prima usada, ela pode ser feita a frio ou a quente.

Além disso, é possível usar a extrusão para fabricar uma série de tubos de uma só vez. Basta que, após a retirada do item de dentro do molde, ele passe por uma maquina de cortar que o divida em várias partes.

  1. Fundição

Entre todos os métodos de produção de tubos, a fundição é o mais simples. Nela, o material em questão – nesse caso, o ferro – é aquecido até que chegue ao estado líquido – ou seja, se funda.

Em seguida, ele é depositado em um molde que tem o formato do tubo a ser fabricado e é deixado ali até que se solidifique.

Como ele dispensa o uso de técnicas e materiais mais avançados, isso se traduz em um tubo galvanizado preço mais em conta que os objetos fabricados por meio de outros métodos.

No entanto, vale ressaltar que, em alguns casos, a fundição por si só pode não ser o suficiente para fabricar um tubo de boa qualidade: pode haver o acúmulo de material extra, ou mesmo pequenos problemas de espessura e diâmetro.

Quando isso acontecer, é possível usar o torneamento para fazer as correções necessárias no item.

  1. Produção de tubos com costura

Todos os métodos mencionados até agora resultam na produção de um tubo sem costura. Na prática, isso significa que ele é maciço e não conta com nenhum tipo de marca ou ranhura que mostre que ele foi soldado.

O que pouco se sabe, é que um tubo metálico não tem que – necessariamente – ser feito desta forma, tampouco a partir de um metal fundido.

Isso porque ele pode ser feito com base em uma chapa metálica dobrada e soldada, de modo que assuma o formato cilíndrico característico de tais peças.

Contudo, é preciso observar qual é o melhor tipo de solda para tal, pois há diversas opções como a de topo, que é usada quando há adição de metal ou quando o tubo é de diâmetro reduzido. Já a sobreposta é indicada para tubos de diâmetro grande.

Apesar de o processo em si ser mais simples, é preciso ter em mente que os tubos fabricados com esses métodos precisam de um trabalho de pós produção mais complexo.

Nesta etapa, a principal preocupação é retirar o excesso de solda que possa estar presente tanto no interior quanto no exterior do item. Novamente, caso seja necessário dividi-lo, pode-se recorrer às empresas de corte a laser em sp.