Utilizar o transistor é fundamental para programadores e pessoas, como você, que gostam de eletrônica e adoram aprender tudo sobre estes itens! Saber como funcionam é fundamental para aplicá-los com segurança em seus diferentes projetos. 

Para você que também quer explicar a respeito dos transistores em classe, é possível, através da Eletrogate, oferecer apostilas gratuitas para auxiliar os seus alunos e proporcionar as melhores aulas de robótica. Confira mais!

O que é um transistor NPN?

O transistor é um equipamento eletrônico de junção bipolar, confeccionado em cristais de silício. A base é polarizada e, o coletor, inverso, que amplifica os sinais mais fracos e produz sinais intensos na ponta do NPN. 

Além disso, a tensão aumenta cada vez mais no coletar, ficando médio na região de base e inferior na parte do emissor. No caso da tensão, esta é um pouco mais elevada que a do emissor, ficando em 0,8 V. 

Para que serve?

Os transistores servem para atuar em paralelo de circuitos sensíveis, possibilitando que a passagem da corrente ocorra com mais facilidade. Enquanto isso, o circuito elevado presente no NPN é diminuído.

O que é um transistor PNP?

No modelo de transistor PNP, este é um tipo de interruptor que atua com valores de cargas positivas e negativas. Devido ao fato dos cristais ficarem em pleno contato, ocorre a formação dos transistores de junção bipolar, mais conhecidos por TJB/PNP. 

Podemos considerar este modelo como um tipo de chave, que atua para facilitar a configuração dos circuitos. A tensão precisa ser sempre negativa e a ligação deve ocorrer neste tipo de base para funcionar adequadamente.

Para que serve?

O modelo PNP serve como um tipo de amplificador dos sinais de tensão. Por existirem muitos tipos de transistores, é normal que as funções sejam variadas a cada necessidade, embora não sejam tão comuns quanto os NPN.

Qual a diferença entre transistor NPN e PNP?

No lado interno de ambos transistores, a construção é totalmente distinta, exigindo que tanto a corrente quanto a tensão sejam organizadas diferentemente para funcionarem. O NPN é de carga positiva desde o terminal coletor até a base, diferente do PNP que tem um terminal negativo. 

Os transistores apresentam uma diferença específica quanto a alocação de tensão. Isto é, a corrente sai do coletor e prossegue ao emissor no NPN, ao contrário do PNP, que a corrente flui do emissor em direção ao ponto coletor.

Como funciona um transistor NPN e PNP?

No momento que o PNP obtém uma carga negativa, se transforma em uma espécie de chave fechada, possibilitando que a corrente saia do coletor e chegue até o terminal desejado, enquanto com o NPN, as correntes saem do coletor e chegam ao emissor. 

Os dois transistores funcionam de maneiras opostas, enquanto o PNP recebe os sinais negativos. O NPN é positivo, portanto, a aplicação de ambos em projetos de robótica devem ser baseados no que você deseja construir.

Onde utilizar um transistor NPN?

É possível usar o NPN em circuitos eletrônicos para trabalhar como interruptor ou amplificador, além de estar presente em osciladores, ou na porta lógica, que é um tipo de circuito que faz operações booleanas OR.

No entanto, o uso mais tradicional é em computadores, fundamentais para auxiliar a emular todos os bits através da diminuição ou aumento da tensão, atuando com eficiência e agilidade neste tipo de controle.

Onde utilizar um transistor PNP?

A aplicação do eletrônico pode ser feita em diversos projetos de robótica, embora o uso seja bem menos comum do que o modelo NPN. Isto se deve pelo fato de não ser mais o padrão pelos usuários, que preferem o aterro negativo. 

Este componente pode ser usado para atuar como uma chave aos seus projetos e facilitar todos os comandos de robôs e similares, tornando-se uma excelente forma de melhorar os protótipos.

Onde encontrar transistor e esp8266?

Com a Eletrogate você encontra não apenas os transistores, mas o esp8266, disponíveis para fazerem parte das suas produções diárias em eletrônica. São materiais de alta qualidade e muito procurados por programadores que prezam pela segurança e praticidade. 

Cada uma das peças apresentadas também pode ser adquiridas para usar em sala de aula, durante os projetos de robótica para tornar o estudo dos jovens mais dinâmico, prático e lúdico. 

Aprenda mais com ajuda da Eletrogate, desenvolva as suas habilidades em eletrônica e confeccione excelentes projetos através das melhores peças presentes no mercado e de ótimo custo-benefício.