Importantes processos dentro das fábricas e das indústrias dão origem, diariamente, ao universo de possibilidades que temos no mundo contemporâneo. Para que esses processos sejam possíveis, é importante lançar mão de peças que viabilizam seu funcionamento pleno e eficaz.
Mas você sabe como essas peças são feitas? Conheça a seguir alguns do itens que envolvem a produção dessas peças e quais são alguns dos procedimentos de usinagem pelos quais elas precisam passar para que possam ser utilizadas de forma prática, eficiente e rentável dentro dos variados setores industriais.
Peças: Tornos
A usinagem de precisão utiliza o chamado torno para realizar controle numérico computadorizado da produção. Com tipos e desempenhos distintos, esses produtos de engenharia mecânica oferecem suporte na fabricação de peças usinadas, sejam de revolução ou cilíndricas.
As duas bases do dispositivo, conhecidas também como barramento, são responsáveis por possibilitar a movimentação de dois eixos, um chamado de X (diâmetro da peça) e outro de Z (comprimento da peça).
Aplicação
Para que essa ferramenta seja fixada, seu eixo central, também chamado de eixo árvore, possui uma placa acoplada com castanhas fixadas. Além dessa maneira, é possível também realizar o processo por meio do contra-ponto fixado em um corpo. Isso varia de acordo com os resultados almejados e os processos utilizados para obtenção do material.
Vale lembrar que Reparo torno cnc deve ser feito sempre que houver a necessidade, evitando problemas futuros e até graves acidentes no ambiente das indústrias. O programa dessa peça é constituído de:
- Cabeçalho (sequência de códigos);
- Perfil inicial (matéria-prima);
- Perfil final (peça acabada);
- Dados de corte (VC e RPM);
- Ciclos fixos (facilita programação).
Tipos de ferro
Extremamente importante para a indústria e, consequentemente, para a vida humana como ela se configura nos dias atuais, o ferro pode ser obtido e utilizado de diferentes maneiras pelos variados setores da indústria.
Por isso, existem diferentes tipos de materiais oferecidos e processo que dão origem a outros procedimentos subsequentes. Um exemplo de performance e eficiência é o ferro nodular, fundido de forma que o carbono continue livre na matriz metálica em sua forma esferoidal, o que proporciona:
- Boa usinabilidade;
- Bom acabamento;
- Excelente estanqueidade;
- Ductibilidade maior.
Quando comparado com o ferro fundido cinzento, por exemplo, esse material oferece maior resistência aos variados impactos, sem falar que seu desempenho também é superior em tração, alongamento e escoamento.
Em muitos casos, portanto, é necessário realizar Fundição de ferro nodular, de modo a garantir o uso integrado desse tipo de material tão importante nos componentes hidráulicos em geral e na aplicação de tampas, válvulas, engrenagens, êmbolos, blocos, eixos, porcas, etc.
Solda
A solda dos materiais pode acontecer de diferentes maneiras e é muito importante que ela ofereça praticidade e, claro, a performance exigida, garantindo uma estrutura mais durável, resistente e econômica.
Em Usinagem por eletroerosão, a solda ocorre por meio da fusão dos tubos e a partir de uma conexão. Isso porque há o surgimento de uma corrente elétrica na resistência inserida no corpo, o que gera calor (graças à aplicação de tensão elétricas na conexão existente).
Dessa forma, as superfícies interna e externa da conexão entram em fusão graças à elevada temperatura, o que possibilita que a conexão se expanda na direção do tubo.
Ao mesmo tempo, o material do tubo se expande na direção da conexão. Quando empurrados, por fim, esses materiais se chocam e, por meio da pressão da solda, acabam se misturando. Incrível, não é?
Depois de cessada a corrente elétrica, os materiais podem retornar à temperatura ambiente, agora como um só, graças ao processo de eletroerosão.
Existe outro procedimento muito utilizado também, o de termofusão, que garante resultados semelhantes mas oferece outros mecanismos de solda.
Alguns cuidados precisam ser tomado nesse tipo de usinagem, proporcionando condições como:
- Superfície externa do tubo raspada;
- Conexões preservadas;
- Zonas frias dimensionadas;
- Corte, alinhamento e diâmetros adequados;
- Alinhamento e precisão.
O mais importante é saber a procedência dos dispositivos, utilizados, pois isso vai garantir maior performance e um trabalho mais duradouro. Além disso, diversos tipos de manutenção e instalação demandam um trabalho profissional especializado, evitando acidentes.
Agora ficou muito mais fácil entender o ambiente de uma indústria e como algumas peças, por menos lembradas que sejam pelos leigos, são as grandes responsáveis pelos feitos do maquinário em diferentes setores contemporâneos, não é mesmo?