As operações com empilhadeiras representam boa parte do número de atividades operacionais dentro das fábricas e empresas.
Isso porque este equipamento é muito útil para o transporte e estoque de materiais e recursos.
Para que isso seja realmente eficiente, é fundamental garantir sua segurança, já que ao fazer uso da máquina o trabalhador se expõe a alguns riscos.
Discutiremos agora a respeito desse assunto, vendo a importância dos cuidados neste tipo de trabalho, além de dar algumas dicas para garantir a segurança.
Então, se deseja saber sobre o assunto, continue sua leitura e não deixe de colocar em prática tudo o que aprender!
Por que é importante garantir a segurança neste tipo de operação?
Como vimos, as empilhadeiras são equipamentos muito úteis, já que permitem a realização das atividades de carregamentos com mais rapidez.
Isso faz com que muitas empresas optem por utilizá-la, uma vez que preserva a saúde física do funcionário e torna o trabalho mais eficiente.
No entanto, para que isto realmente ocorra, é fundamental ter os cuidados próprios para esse tipo de atividade.
Por serem equipamentos grandes, potentes e pesados, as empilhadeiras podem causar alguns problemas quando não são implantadas as medidas para evitá-los.
Dentre os problemas mais comuns, podemos citar:
- Ferimentos;
- Esmagamentos;
- Atropelamentos;
- Barulho exacerbado;
- Quedas.
Como tais fatores podem trazer muitos prejuízos para o trabalhador e para a empresa, é importante haver investimento e comprometimento com as normas de segurança do trabalho relacionadas a este tipo de atividade.
Veremos agora os principais procedimentos para garantir a segurança, então não deixe de conferir!
Dicas para implantar nesse tipo de atuação
O cuidado integral com essa atividade só pode ser realizado por meio de uma análise profissional, que deve ser feita por um técnico de segurança do trabalho.
Mesmo para quem não é da área e atua diretamente com este tipo de maquinário, é indispensável conhecer os métodos básicos de segurança.
Afinal, isso garante que haja segurança de todas as partes envolvidas na atividade profissional, por meio da conscientização.
Para auxiliar nesta questão, separamos 3 dicas fundamentais para colocar em prática neste tipo de trabalho.
Então, seja você um trabalhador operacional ou não, vale conhecer essas orientações para, assim, evitar possíveis prejuízos.
1. Exija o curso de NR11 Operações com empilhadeiras
A NR11 é a Norma Regulamentadora responsável pelas atividades que envolvem o uso de empilhadeiras.
É por meio dela que ficam assegurados todos os direitos e deveres dos trabalhadores e contratantes durante o uso da máquina.
Essa norma é que determina a forma correta de utilizar os equipamentos, a fim de reduzir os impactos e aumentar a eficiência do serviço.
Então, se você trabalha na área, não abra mão do curso de NR11 operações com empilhadeiras, pois é onde você aprenderá tudo que precisa para executar seu trabalho com eficiência.
Caso seja funcionário, exija a qualificação da empresa e, se for contratante, disponibilize esse direito aos seus trabalhadores.
2. Sempre execute o serviço sob supervisão especializada
A supervisão por parte de profissionais de segurança do trabalho é indispensável para garantir que tudo saia como o planejado.
Isso porque, durante a execução do trabalho, é comum que os trabalhadores tenham dúvidas ou acabem se distraindo durante o cumprimento das regras de segurança.
Por isso, priorize a execução deste tipo de atividade sob supervisão de um profissional, que auxiliará na garantia da integridade do trabalhador e do equipamento que está sendo utilizado!
3. Aposte nos EPIs exigidos nas normas de segurança
Por fim, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é indispensável para as atividades que envolvem o uso de empilhadeiras.
Contudo, para que sejam realmente eficientes, estes itens devem ser fabricados, adquiridos e utilizados respeitando todos os pontos propostos na NR11, que devem ser vistoriados.
Assim, se deseja garantir que seu trabalho seja executado com eficiência e segurança, não abra mão do uso de EPIs próprios para este tipo de atividade.
Lembre-se: a segurança do funcionário é de responsabilidade mútua da empresa e da própria pessoa.
Agora que sabe os principais meios de executar serviços com empilhadeira da melhor forma, coloque as informações em prática durante as atividades.
Isto evitará possíveis prejuízos e, certamente, é uma boa forma de respeitar todas as partes envolvidas, inclusive o equipamento, que será preservado!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.