As chapas metálicas são um dos materiais mais utilizados pelo ramo industrial, seja para a confecção de equipamentos, máquinas ou tubulações, ou para a fabricação de bens de consumo, com aplicabilidade em inúmeros setores.

A partir delas, é possível conformar diferentes peças, incluindo componentes para a indústria automobilística, aeronáutica, construção civil e siderúrgica. Por esse motivo, as chapas são muito populares e podem ser feitas de diversos tipos de ligas metálicas.

Para a conformação das chapas metálicas é preciso utilizar uma série de máquinas e equipamentos industriais. A fabricação de peças pode ser realizada por métodos de usinagem, metalurgia, solda, entre outros. É preciso avaliar qual é a melhor forma de transformação de chapa, de acordo com as necessidades de cada fabricação.

As chapas metálicas e as suas vantagens

Uma das principais vantagens das chapas metálicas – e o que faz desses materiais muito populares no segmento industrial – é a alta resistência.

Em geral, as ligas de metal tendem a apresentar boa durabilidade, além de suportar atritos, choques mecânicos e variações de temperatura.

Além disso, alguns modelos de chapa são resistentes à corrosão e, por isso, podem ser usados para a fabricação de peças que entram em contato com a umidade.

Diante disso, entre os principais tipos de chapas metálicas usadas nas indústrias, destacam-se:

  • As chapas de aço carbono;
  • As chapas de aço galvanizado;
  • As chapas de aço ACM;
  • As chapas de aço inox.

A chapa de aço inox tem formato de lâmina, com espessura fina e extensa, com corpo maleável. Ela é ideal para a fabricação de revestimentos de máquinas e outras ferramentas menores, pois o material é fácil de manipular e conformar.

Um dos grandes pontos positivos é a capacidade de resistir aos processos de corrosão, por esse motivo, o inox é o mais popular entre os aços, sendo usado em utensílios domésticos, ferramentas, etc.

Depois do inox, a chapa de ACM também ganhou notoriedade no mercado. O material é formado por uma camada de polietileno de baixa densidade, com revestimento em metal em ambas as faces, em uma espessura padronizada de 3 mm.

O ACM é muito usado na construção civil, como em fachadas de casas, prédios, centros comerciais e outros tipos de imóveis.

Além de resistente, o ACM é conhecido por outras vantagens, incluindo o bom isolamento térmico e acústico, a leveza do material, a facilidade de limpeza e a disponibilidade da chapa em várias cores.

Além disso, o material pode ser dobrado ou curvado, o que facilita a aplicação da chapa.

Os diferenciais das chapas perfuradas: características e especificações

Quando falamos em chapa, normalmente nos vem à cabeça a imagem de uma grande lâmina lisa. Normalmente, é assim que as chapas são fornecidas, principalmente, para os trabalhos no setor industrial.

Entretanto, existem alguns modelos do material que são personalizados, com possibilidade de uso na construção civil. É o caso da chapa perfurada preço atrativo e acessível.

Geralmente desenvolvida em aço ou ferro, a chapa perfurada é vista em diversas aplicações, como em grades de proteção ou em estruturas de sustentação em obras. Em algumas construções ela é usada como revestimento, o que permite a passagem de ar, já que alguns imóveis precisam de uma ventilação maior.

Além disso, a chapa perfurada pode ser utilizada em projetos que precisam de um revestimento com boa passagem de som. Em outros casos, o material é especialmente planejado para servir como elemento decorativo, dando um toque criativo à obra.

Assim como os modelos de chapas laminadas, as chapas perfuradas são reconhecidas pela boa resistência e durabilidade, com proteção contra atritos, intempéries, variações climáticas, mudanças de temperatura e corrosão.

Alguns modelos podem ser galvanizados (ou seja, banhados em zinco), em especial, quando a aplicação exige materiais de alto desempenho e ainda mais resistentes.

No entanto, independentemente do modelo de chapa, é importante que esses materiais sejam adquiridos em empresas especializadas, que tenham reconhecimento no mercado e ofereçam garantia em todos os seus produtos.

Desse modo, tem-se a certeza de ter em mãos uma chapa eficiente, versátil e resistente, com possibilidade de aplicações na indústria e na construção civil.

Ademais, as empresas especializadas em chapas são reconhecidas por oferecer boas condições de pagamento, com possibilidades de negociação e preços justos aos clientes.