Já parou para pensar no que gera energia para sua casa, qual caminho ela percorre após ser produzida e por quantos processos ela passa? Veja as características dos transformadores de potência
Caso não tenha, saiba que são as usinas hidrelétricas usando a força das águas que a geram. Claro que existem outras formas, como a energia solar, biomassa, energia das marés.
Porém, as usinas são as principais responsáveis por 95% da produção de energia elétrica no Brasil. O processo que elas utilizam, começa através da represa, que faz com que haja aumento na pressão da água.
Responsável por converter a energia potencial hidráulica em energia cinética, então as turbinas da usina começam a girar, transferindo para as turbinas hidráulicas a energia mecânica gerada.
Assim, a energia cinética é transformada em elétrica pelas turbinas. A energia elétrica gerada, é levada para as linhas de transmissão.
Viajando por centenas de quilômetros de fios (para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem).
A função do transformador de potência
Ela sofre inúmeras alterações de voltagem nas subestações de distribuição e os responsáveis, por isso o uso dos transformadores de potência.
Logo após ter sua voltagem rebaixada, ela passa pelas fiações que a conduzem até a rua, fazendo funcionar equipamentos eletrônicos e interruptores.
Os transformadores são classificados de acordo com vários critérios. As classificações variam de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases, essas são algumas das mais importantes.
Os transformadores de potência, podem ser de dois tipos: de força e distribuição. Cada um deles, é adequado para determinado uso.
Projetado de acordo com determinadas características, tais como:
- tensão;
- potência;
- condições ambientais;
- nível de ruído;
- configuração do sistema de distribuição de energia;
- e muito mais.
Os de força são utilizados para geração, transmissão e distribuição de energia em concessionárias e subestações de grandes indústrias.
Incluindo aplicações especiais, como fornos de indução e à arco e retificadores e possuem potência de 5 até 300 MVA – em alta tensão têm até 550 kV.
A importância do transformador na indústria
Já o transformador de distribuição, é usado para reduzir a perda de energia, ele faz a transferência de energia elétrica de um circuito para outro, utilizando condutores ou bobinas que permitem o fluxo de corrente elétrica.
Normalmente, encontrados em postes telefônicos. Qualquer transformador possui um aquecimento muito elevado, devido ao efeito joule e também pelas correntes parasitas.
Para fazer o resfriamento, foram desenvolvidos geradores à óleo e à seco. Para você escolher o melhor gerador que se encaixa à sua necessidade.
Basta levantar pontos como restrições ecológicas, custo de instalação, segurança, manutenção e instalação.
Faça uma análise minuciosa e bem detalhada
Para não errar na hora de fazer sua escolha e não leve em conta apenas o preço, pois se trata de um projeto para daqui a um longo prazo.
O funcionamento de um transformador de energia, só é possível em redes elétricas de corrente alternada, que são aquelas onde os circuitos ficam sujeitos a campos magnéticos variáveis.
E onde se compra um? Existem empresas de transformadores, os preços estão na faixa de R$56,00 a R$10.000,00, variando bastante.
Tudo depende do tipo que você procura e da empresa que está vendendo. Como transformadores e utensílios diversos como um tiristor.
É claro que para potências menores os valores também vão diminuir. Ter um transformador gasta muito dinheiro, por conta da manutenção.
Uma opção também existente, é a locação de um transformador. É um processo mais rápido, fácil e seguro, pois sai mais barato e a manutenção de todo o equipamento fica por conta da empresa fornecedora.
A locação é bastante indicada e encontrada em construções ou empresas, que estão começando no mesmo ramo. Existem empresas que oferecem diversos modelos, como o Trafo.
Outro tipo de transformador é o transformador pedestal, produto fabricado pensando sempre na segurança de terceiros, pois eles são utilizados em locais onde existe um fluxo de pessoas e animais.
Se localizam em locais como jardins, praças ou instalações fechadas. Seu modelo construtivo, dá acesso à ligação em sistemas radial ou em anel.
E possuem fusíveis de proteção, que podem ser trocados com facilidade, caso seja necessário, por exemplo. Desta forma, é possível realizar procedimentos industriais de forma segura e adequada.