Calcula-se que cerca de três milênios decorreram entre a humanidade descobrir o uso do Ferro, e Henry Bessemer descobrir como transformar Ferro em aço, nos processos de fundição em altos-fornos, nos meados do século XIX.

Desde a época, ligas de Ferro diferenciadas têm sido desenvolvidas, originando diferentes qualidades de aço, umas mais duras e quebradiças, outras mais macias e tolerantes à tração, viabilizando usos diferenciados.

Para início, veja uma breve descrição técnica da barra redonda astm a36: A liga A36 foi especificada e definida na norma da ASTM A-283 (que é igualmente descrita em norma ABNT), contendo em sua composição até 0,28% de

Carbono e 0,04% de Silício, entre outros elementos, tornando-se um padrão para uso em construções. Tolera facilmente dobras, e admite soldagem sem contraindicações.

Além de viabilizar chapas e blocos, pode ser fornecida em barras quadradas, chatas, ou como a barra redonda a36, com diâmetros desde 3 mm, até 1000 mm.

Outras aplicações incluem construção de máquinas para uso industrial, ou estruturas ferroviárias e automotivas.

Barra redonda ASTM A572

Também especificada pela ASTM, a liga A572 foi desenvolvida visando maior resistência, tolerando tensões máximas, até 40% superiores que as especificadas para a liga A36.

A barra redonda astm a572 traz características adequadas para uso em fabricação de equipamento industrial, em construção civil, e de veículos rodoferroviários.

Ideal para composição de encaixes e formatos especiais, viabiliza criação de ferramentas e eixos, montagens engradadas, trefilação, e outros processos de transformação, a frio ou a quente.

Outros formatos de barras de aço

Barras de aço podem assumir formatos (secções transversais) variados. Assim, é possível adquiri-las nas especificações genéricas:

  • Redonda
  • Vergalhão (quadrada)
  • Barra chata
  • Sextavada
  • Cantoneira simétrica
  • Cantoneira assimétrica
  • Tubular

Barras em formato de Cantoneira podem ser obtidas por laminação ou por dobra, dependendo do grau de curvatura aceitável para cada aplicação. Outra característica das barras dobradas é a formação de tensões no metal.

Explica-se: no momento da dobra, formam-se dois ângulos na chapa, por exemplo, um de 90°, outro de 270°; na região adjacente (vizinha) ao ângulo de 90°, o material se contrai para assumir o formato do ângulo reto.

Já na região próxima aos 270°, o aço sofreu estiramento, foi distendido. Nos dois casos, formam-se tensões no material, e em caso de a cantoneira ser submetida a algum esforço, essas tensões podem contribuir para fraturar o componente.

Essas tensões, por outro lado, podem ser reduzidas, submetendo-se a cantoneira a um aquecimento especificado, denominado “recozimento”.

O Vergalhão é um caso particular de perfil, nome, geralmente, reservado às barras de aço quadradas de secção reduzida, embora este seja um conceito subjetivo.

Indicado para uso em reforço de estruturas de concreto, caso de calçadas e pistas de tráfego, entre outras aplicações, pode ser obtido com acabamento liso ou corrugado, que assegura mais estabilidade à estrutura concretada.

Barras para construção civil

Embora construções em aço venham sendo usadas desde o século XII, essa tecnologia foi incorporada a estruturas de edifícios públicos no século XVIII, popularizando-se para uso generalizado no início do século XIX.

A construção mista de metal com concreto tem sido uma constante, desde a criação desse padrão, até a tecnologia do concreto armado revolucionar a resistência das vigas aos momentos fletores, e os conceitos de arquitetura moderna.

Assim, um modo de conjugar resistência sem impactar no peso é a adoção das barras com Perfil i, também ditas com perfil H, que possibilitam fazer da construção das estruturas um jogo de armar.

Evidentemente, está implícita a arte de quem dimensiona as cargas e sua distribuição, define as dimensões e a composição dos perfis, e de que modo todos os componentes serão apoiados ou vinculados, não se esquecendo de incluir as tolerâncias para variações térmicas, entre os extremos de calor e de frio.

Perfilados genéricos

Existem formatos de secções transversais que não correspondem a nada conhecido. É o chamado Perfil metálico diferenciado, que cumpre funções específicas, geralmente, normalizadas.

Tome-se o exemplo dos trilhos de bondes urbanos: compatíveis com ferrocarris de uso comum em ferrovias, possibilitando aos bondes o tráfego totalmente ao nível do solo, embora operem quase inteiramente enterrados.