A automação de maquinas agricolas teve início no Brasil somente no século XX, substituindo, assim, a mão de obra em diversas atividades que envolvem este setor.
Nas últimas décadas, principalmente, nosso país se destacou entre as lideranças mundiais, especialmente na produção de alimentos, com uso cada vez mais frequente de tratores agrícolas ultra modernos.
E continuação desse avanço, é necessário entender os problemas que envolvem o aumento de produção que, por sua vez, dispensa cada vez a mão de obra humana, bem como a escassez de áreas produtivas.
Nesse sentido as tecnologias e automações poderão tornar esse segmento mais eficaz e de forma bem expressiva.
A automação comercial voltada para a agricultura inclui diversos processos operacionais, que envolvem também os setores da pecuária e florestal.
Esse tipo de medida possibilita o controle e execução dos dispositivos mecânicos, eletrônicos e computacionais, aumentando a produtividade, otimizando o tempo, insumos e objetivos financeiros.
É capaz também de diminuir desperdícios, melhorar a qualidade dos produtos e também o bem-estar dos trabalhadores atuantes nesse setor.
Evolução dos processos de automação
A evolução da automação chegou até o conceito de “agricultura de precisão”, que utiliza métodos de gerenciamento que avaliam os diferentes tipos de espaço e geografias e aplicações na lavoura. Objetivam maior retorno econômico e menor impacto ambiental.
Este método de engenharia de automação têm se destacado principalmente no Brasil.
Um trabalho de pesquisa realizado pela USP desde 1997, no qual seus resultados foram pioneiros para o mapeamento do cultivo de milho no país, envolvendo Empresas de automação e tecnologia privadas, além de cooperativas de produtores, e claro, o governo.
Entre os projetos de tecnologias mais importantes e que já estão a todo vapor no nosso país, tais como: Larga escala (cultivo de algodão, cana de açúcar,milho, soja, trigo e etc.), mão de obra (café, uva e maçã) e produtivos (pecuária).
Muitos resultados já foram conquistados utilizando esse tipo de tecnologia, no qual podemos destacar:
- Uso de robôs para coletar dados importantes e inéditos sobre o solo e as plantas;
- Softwares a mão, usados em celulares e tablets, facilitando a coleta de dados;
- Melhor análise de riscos causados por infestações invasoras de cultivo de milho, por exemplo;
- Teste que auxiliam no desenvolvimento de precisão e eficazes pulverizadores;
- Métodos e equipamentos que agridem menos as plantas, mantendo o valor nutricional das mesmas;
- Concha traseira para trator, por exemplo, com mais leveza e precisão nas colheitas;
- Sistemas para medição de condutividade elétrica adaptados para diferentes implementos agrícolas;
- Criação de sensores de diedro e medidores de água para plantas;
- Softwares inteligentes adequados para melhor visão aérea em mosaico, eficazes na contagem de plantas, identificação de diferentes tipos de solo, pragas, doenças e plantas daninhas.
Benefícios da automação na agricultura
A seguir, veremos que o processo de automatização inteligente e eficaz é uma estratégia que merece ser melhor observada, estudada e aplicada em todos os procedimentos agrícolas.
A princípio, é essencial estimar a adubagem inteligente, executada através de estudos do ambiente para entender os perfis e necessidades e forma personalizada para aumento da produtividade.
Sempre use os defensivos agrícolas como forma eficaz e muito pontual para evitar descontroles causados por pragas.
Além disso, não deixe de estudar a época ideal para a colheita e compreenda melhor sobre as suas sazonalidades.
Colheitas feitas em períodos propícios não são apenas estratégias para trazerem melhores resultados, como também podem atender ainda mais as demandas que o mercado exige.
Além disso, garante a continuidade da produção de alta qualidade, pois respeitam com exatidão o tempo de cada tipo de cultura agrícola.
Utilize apenas materiais autorizados para a sua irrigação automatizada, isso auxilia na garantia de melhores resultados na lavoura. A hidratação e melhor distribuição de fertilizantes são fundamentais para excelentes resultados.
Use todas as vantagens apresentados pelo seu maquinário automatizado, empregados principalmente na colheita e fertilização, diminuindo a influência direta da mão de obra humana, muitas vezes operacionais em excesso.
Como também, explore as conveniências do GPS utilizado para a agricultura, pois essa tecnologia pode alterar completamente as ações comuns do campo. Permite também melhores estratégias benéficas para a nutrição, plantação e colheita.
Todas essas melhorias podem impactar, nítida e positivamente, os processos aplicados, principalmente no que diz respeito ao resultado final da produção. Por fim, contribuem em ótimos retornos financeiros.