industrial

Os serviços executados no segmento industrial têm um papel importante para o desenvolvimento da sociedade. Os processos produtivos em diferentes áreas da indústria têm como objetivo criar mercadorias de pequeno, médio e grande porte que são destinadas aos comércios para as vendas, atendendo as necessidades do público.

As tarefas nas empresas acontecem mediante aos investimentos em recursos de qualidade, ou seja, matéria-prima boa, máquinas e ferramentas modernas e potentes, além de colaboradores preparados para transformar todos os insumos em produtos. Ter um planejamento com as metas e objetivos que o empresário almeja é fundamental para conseguir trabalhar.

Definir o tipo de produto que será desenvolvido, a quantidade e outros pontos com impacto direto com a produção é uma forma de ter uma organização, otimizar tempo e evitar que atrasos e problemas comprometam a produtividade.

Investir na contratação de colaboradores experientes para operar as máquinas e equipamentos são formas de potencializar a capacidade produtiva, algo que pode render resultados promissores para as empresas.

O papel de técnicas específicas no ambiente industrial

A implementação de processos eficientes permitem o desenvolvimento de componentes e peças em larga escala, com durabilidade, qualidade e que possa atender a demanda dos clientes.

A galvanoplastia banho de prata é um método muito executado na indústria para deixar objetos com boa condutividade elétrica, acabamento estético agradável e aumentar a resistência dos itens.

Os benefícios da galvanoplastia são:

  • Amplia a espessura da peça;
  • Proteção contra oxidação;
  • Melhora a estética;
  • Aumenta a resistência contra corrosão;
  • Boa condutividade elétrica e térmica;
  • Possibilita que a peça seja submetida a uma soldura com maior resistência.

Além do banho de prata, é possível realizar a galvanização com outros tipos de metais como o estanho, crômio, níquel, cádmio, zinco, ouro, entre outros.

Máquina de alta precisão

Na indústria de alimentos, cosméticos e fármacos, a produção de produtos com diferentes consistências são essenciais para atender diferentes urgências na sociedade.

O uso de máquinas e equipamentos precisos ajudam a definir a quantidade exata de produto que será distribuído em cada embalagem ou recipiente.

Uma envasadora de pastosos, por exemplo, é um tipo de máquina que realiza a distribuição dos produtos, na proporção estabelecida pelo responsável pela produção, de modo que todas as embalagens sejam preenchidas com eficiência e qualidade.

A envasadora permite uma produção padronizada, ajudando na dosagem ideal para evitar o desperdício de produto.

As vantagens deste equipamento consiste em durabilidade, resistência, precisão, baixo índice de manutenção, funcionamento simples, tecnologia elevada, entre outros ganhos.

A relevância da soldagem no ambiente industrial

Na indústria, em alguns processos produtivos podem ocorrer a necessidade de um reforço especial nas peças fabricadas, ou seja, fazer uma união de modo permanente. A soldura é uma técnica que visa ligar dois materiais que podem ser similares ou não.

Esta união aumenta a resistência das peças, algo que pode ser muito vantajoso para alguns segmentos da indústria.

Há muitas variações de solda que podem ser executadas:

  • Arco manual;
  • Com eletrodo revestido;
  • Arco com arame tubular;
  • MIG sem gás;
  • TIG (Tungsten Inert Gás);
  • Oxicombustível;
  • A plasma;
  • Por forjamento.

Estes são apenas alguns dos inúmeros tipos de soldura que podem ser feitos em objetos e peças para aumentar a durabilidade das mercadorias.

O uso de diferentes arames para soldar é muito comum na indústria. Conhecidos como arame tubular, pode ter ou não proteção de gás, o que equivale a um eletrodo revestido.

Um arame para solda MIG, por exemplo, é um tipo de eletrodo que não possui revestimento, que é alimentado por uma poça de fusão. Nos processos de soldagem MIG o uso de gases inertes podem ocorrer, ou seja, o gás não reage com metal em estado líquido. Este tipo de solda pode ser aplicada em chapas metálicas e peças ferrosas e não ferrosas.

O arame cobreado é outro modelo muito usado em atividades de soldura. Para ter eficiência na solda, usando este tipo de arame é necessário ter um gás de proteção, que ajuda no desempenho da solda. Em processos de solda MIG e MAG este material é muito utilizado.

Os pontos positivos deste arame se resume em ótimo acabamento, baixo nível de respingos, bom custo-benefício, composição química de qualidade, entre outros ganhos.

Portanto, os investimentos em um arame de solda de boa procedência, máquinas de alta potência e a execução de técnicas versáteis são o caminho para ter um desempenho satisfatório na produção, atendendo a demanda dos clientes e assim obter lucros.