Conforme a norma NBR 11861:1998 da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, as mangueiras são classificadas como “Equipamentos de combate a incêndio”.
Este item é constituído por meio de um duto flexível composto por borracha natural e fios sintéticos.
Para que seja feita a correta escolha de um modelo de mangueira para combate a incêndio, é importante que se leve em consideração algumas das características básicas para aplicação, como:
- Riscos envolvidos
- Locação de instalação
- Resistência à abrasão
- Desempenho esperado (conforme o projeto de hidrantes)
A mangueira de polietileno, por exemplo, é comumente utilizada em diversos segmentos do ramo industrial, sendo a preferida quando comparada aos demais tipos de mangueiras, já que possui características capazes de tornar sua instalação muito mais fácil e por possuir longa durabilidade.
Vantagens em utilizar a mangueira de polietileno
A utilização da mangueira de polietileno pead é bastante comum nas atividades que envolvem a capacitação e o transporte de líquidos, como sistemas e captação de água e irrigações.
Por conta do material utilizado na fabricação desse tipo de mangueira ser de baixa densidade, o produto possui uma densidade inferior do que a água. Dessa forma, pode-se fazer uso da mangueira de polietileno sem que haja a necessidade do uso de flutuadores.
Uma das maiores vantagens em optar pela utilização desse modelo é a sua facilidade de transporte e leveza, por ser um equipamento que oferece maior agilidade ao processo de instalação, dispensando a necessidade de grandes veículos para que seu transporte seja realizado. .
A mangueira de polietileno possui ainda grande resistência a agentes abrasivos e impactos, o que permite o transporte de outros líquidos, além da água, de forma fácil e sem que ocorram grandes desgastes.
Por fim, para que seja obtido o máximo de durabilidade e eficiência desse tipo de mangueira, é necessário que a fabrica de mangueiras seja informada de algumas especificações fundamentais para a sua fabricação.
Algumas das informações que devem ser passadas são:
- O diâmetro desejado
- O cumprimento que a mangueira deve ter
- A classe de pressão
- A aplicação onde a mangueira será utilizada
Tubos de polietileno: características e vantagens
O tubo de polietileno ;e destinado à aplicação de linhas laterais em projetos de irrigação localizada, utilizando gotejadores ou microaspersores jets, linhas de distribuição (substituindo o PVC), de modo à reduzir a mão-de-obra do processo de instalação.
Algumas características desse equipamento são:
- Fabricado na cor preta
- Produzidos através de resina virgem de polietileno linear de baixa densidade
- Estão de acordo com a norma ABNT NBR 11795
E apresenta ainda vantagens como:
- Superfície interna extremamente lisa, reduzindo sensivelmente a perda de carga ao longo da tubulação
- Possui excelente resistência aos raios ultravioleta
Mangueiras compressoras de ar: onde usar?
Os compressores de ar são voltados aos inúmeros tipos de atividades comerciais e industriais e, de modo a possuir uma ampla variedade de equipamentos, assim como componentes como a mangueira para compressor de ar, que apresenta a uma diversidade semelhante de tipos e modelos disponíveis no mercado.
Deve-se analisar todas essas variações e especificidades no momento de realizar a compra, já que estas podem afetar diretamente o desempenho do produto.
Esses equipamentos são extremamente úteis e de grande relevância em diversas atividades que apresentam facilidade ao manuseio e alta resistência.
Por conta desses fatores, como citado anteriormente, diversos segmentos da indústria fazem uso do compressor de ar como por exemplo, o automobilístico.
A mangueira para compressor de ar é comumente utilizada para a calibragem de pneus dos veículos, sendo tão versátil que até mesmo no segmento da construção civil os compressores podem ser utilizados até mesmo durante o processo de pintura.
Para que serve uma mangueira pneumática
É também construída para ser leve e flexível, de modo que seja fácil de trabalhar e para unir acessórios.
Construída com o intuito de ser flexível e leve, é ainda fácil de trabalhar e capaz de unir acessórios.
Pneumática é um termo referente ao movimento do ar, de gases, ou até mesmo do movimento do vento. Entretanto, uma mangueira pneumática no setor industrial é entendida como sendo uma mangueira capaz de conduzir gases em uma maior pressão do que a pressão atmosférica.
No setor da mecânica, pneumática constitui da aplicação de gases pressurizados a fim de executar um trabalho.
É maioritariamente usada em diversas ferramentas de poder, tais como chaves de ar, pistolas de pregos e brocas. Alguns sistemas hidráulicos trabalham ainda sobre o princípio da pneumática, como no caso dos freios a ar em determinados trens e aeronaves.
As mangueiras concebidas para conexões pneumáticas, bem como acessórios e válvulas pneumáticas, são inúmeras vezes feitos por meio de materiais plásticos, tais como o nylon, a borracha, ou ainda o cloreto de polivinilo (PVC).
As mangueiras pneumáticas com alta pressão podem ser feitas de plástico, como dito anteriormente, reforçado através de um revestimento de fibra ou de metal, com o intuito de reforçar ainda mais a concepção.