No mundo inteiro, a indústria é um dos setores mais rentáveis para a economia. Dentro do ramo, há uma variedade muito grande de segmentos, pois na prática, a indústria atende a serviços que vão desde o ramo de fabricação de carros até a confecção de bolsas e tecidos, por exemplo.
Além dessa característica, outra coisa que diferencia as indústrias de pequenas e médias empresas, é a fabricação de produtos em larga escala.
Diante disso, é natural que a complexidade dos equipamentos, processos e exigências da produção sejam maiores. Por isso, investir em processos que otimizem a rotina como uma Empresa de montagem industrial, por exemplo, é uma necessidade atual e latente.
Afinal, para manter as empresas competitivas e produtivas, há um impacto na qualidade da produção.
Mas como esses processos funcionam na prática? O que pode ajudar as atuais empresas na indústria e suas atividades? Se você é proprietário desse setor ou coordena alguma operação e quer saber mais, continue lendo esse artigo!
Empresa de montagem industrial
Para otimizar processos e cumprir funções específicas como instalação de produtos, distribuição de energia e testes de equipamentos, uma Empresa de montagem industrial é uma solução comum nas indústrias.
Muito buscada em setores da construção civil ou na indústria do álcool, por exemplo, esse serviço ajuda a organizar e executar alguns processos fundamentais no funcionamento das indústrias, como:
-
Soluções na área de logística de materiais;
-
Transporte de estruturas pesadas/especiais;
-
Organização e gestão dos processos de produção.
Ou seja, como o próprio nome diz, esse tipo se solução garante a Montagem industrial, que é o cérebro da indústria (independente do segmento), de forma produtiva e que gere resultados positivos para o setor.
Geralmente essa opção é muito buscada (e necessária) para indústrias que precisam de todos esses recursos, mas que não conseguem organizar uma rotina interna para atender a essas demandas.
Entenda as Empresas de manutenção industrial
Se há alternativas para otimizar a montagem industrial, também existem opções para cuidar da manutenção das indústrias.
Como o próprio nome diz, as chamadas Empresas de manutenção industrial são responsáveis por oferecerem serviços especializados com foco na melhoria e na inspeção das instalações industriais.
Essa opção é muito vantajosa para as empresas de forma geral, pois:
-
Otimiza recursos (financeiros, humanos e de equipamentos);
-
Reduz custos;
-
Melhora processos de rotina;
-
Oferece um quadro de profissionais com expertises específicas;
-
Melhora itens de certificações de qualidade como o ISO 9001.
Assim como as empresas de montagem, investir em empresas que se preocupam com a manutenção industrial é uma forma de otimizar o fluxo de trabalho de forma eficiente.
Um exemplo prático é: toda indústria precisa de um quadro de engenheiros e de um Eletricista que dê as diretrizes para sempre manter o espaço em segurança.
Isso é fundamental para prevenir acidentes, mas dependendo do porte da indústria não há um setor para cuidar dessa parte.
Outra situação interessante é a possibilidade de realizar serviços específicos como a melhoria de uma estrutura metálica ou de materiais que envolvem a estrutura e a parte operacional da indústria.
Considerando esses exemplos, investir em empresas de montagem e manutenção industrial é uma forma de melhorar a gestão dos padrões de qualidade e funcionamento exigidos pela ABNT e órgãos específicos (conforme o tipo de indústria).
Manutenção + montagem: automação industrial
Todas as possibilidades levantadas até aqui são bases para a chamada Automação industrial .O principal objetivo dessa área é a melhoria de gestão e de recursos que podem alavancar o setor e sua produtividade.
Não é por acaso que uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional das Indústrias, revela que, nos últimos dois anos, o número de empresas que investem em automatização industrial para melhorar os negócios cresceu 10%.
E de fato esse processo melhora os negócios. Pois tudo o que se refere a automação, envolve certa inteligência e isso é essencial para o crescimento de qualquer certo, em escalas diferentes.
Por isso, ao contratar empresas terceirizadas ou fazer alguma parceria, sua indústria está investimento em Automação industrial, que na prática, significa:
-
Melhoria de condições de trabalho das pessoas;
-
Melhoria na realização de projetos e operações de difícil controle manual;
-
Mais produtividade e eficiência no setor;
-
Simplificação de processos.
Em resumo: não importa se a sua indústria é de alimentos, roupas ou automóveis. Pensar em alternativas que causam impacto na produção, distribuição, funcionamento e capacidade de distribuição dos materiais é sempre um bom investimento.