Entre os mais variados processos de geração de energia em um ambiente industrial, podemos destacar os combustíveis fósseis, como diesel e a gasolina, a eletricidade, a queima de gás e a geração de calor por meio de queima de carvão.
Todos eles possuem uma característica em comum, que é a necessidade de um elemento que pode causar poluição ao meio ambiente.
Com o avanço da tecnologia e a implementação de uma legislação protetiva quanto à natureza e os recursos naturais, novas técnicas passaram a ser implementadas dentro da realidade industrial.
Por isso, as equipes responsáveis pela montagem de máquinas e equipamentos passaram a desenvolver projetos para que o sistema hidráulico fosse melhor aproveitado. A presença de compressores de ar em determinados pontos de atuação da linha de produção passou a ser recorrente e necessário.
Qualidade do ar interfere na produção industrial
Para evitar qualquer interferência nas características dos fluídos ou produtos que se beneficiam do ar comprimido, os equipamentos recebem a instalação de um filtro coalescente ao longo da estrutura.
Conforme a função implementada neste equipamento, é possível perceber a remoção de partículas distintas, além de evitar a passagem de água e óleo por meio da coalescência, característica principal desse filtro.
Os profissionais responsáveis pela montagem industrial devem adotar medidas apropriadas em relação à filtragem recorrente, monitorando a carga nos sistemas de passagem, seguindo as normas regulamentadoras adotadas por órgãos fiscalizadores como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A pressão e a vazão de ar podem ser prejudicadas caso o elemento coalescente não estiver de acordo com a qualidade imposta para o transporte do ar comprimido. Deve-se verificar o excesso de contaminantes, entre eles partículas sólidas, óleo advindo da lubrificação de sistemas do compressor e a umidade proveniente do ar ambiente.
Estrutura formada por peças resistentes
O sistema hidráulico para a passagem de ar comprimido deve suportar a pressão implementada em toda a estrutura, do ponto de partida até o destino final. O projeto pode incluir encanamento por todo o ambiente industrial, desde que atenda às especificações de segurança patrimonial.
Para isso, são utilizados em pontos específicos o engate rapido hidraulico, que pode ser encaixado ou desencaixado de forma facilitada, desde que a pressão dos fluídos esteja desligada, evitando qualquer acidente no ambiente de trabalho.
Essa estrutura deve evitar a passagem de elementos poluidores, como partículas sólidas, umidade e óleo. Com uma tecnologia apropriada, o ar comprimido é utilizado livre de contaminantes nos mais diversos processos industriais, além de outros ambientes produtivos.
A estrutura dos sistemas hidráulicos também são construídos para a passagem de fluídos, além do ar comprimido, como gases, água para resfriamento e linha de produção, e combustíveis de alimentação de motores.
Nesses casos, o engate hidraulico deve possuir uma estrutura resistente, com material apropriado para cada situação. Os projetos industriais identificam as finalidades de maneira antecipada, empregando o mais adequado para cada situação.
Manutenção recorrente impede vazamento
As emendas estão presentes nos sistemas hidráulicos, seja para passagem de ar comprimido, seja para os fluídos com presença constante em um ambiente industrial. Dessa forma, a equipe responsável pela manutenção estrutural deve verificar se há vazamentos em pontos específicos.
Em casos específicos, são empregadas arruelas de borracha para vedação nos pontos de emenda, evitando a passagem ou vazamento para a área externa.
A borracha possui propriedades físicas que impedem o desgaste em um curto espaço de tempo, portanto, com uma durabilidade adequada para suportar as vibrações durante a passagem dos fluídos ou do ar comprimido nos sistemas hidráulicos a todo instante.
De todas as formas, é preciso destacar a presença do ar comprimido no ambiente industrial, e como ele passou a ser parte da geração de energia, implementando um cenário eficiente e força adequada, conforme a realidade de cada setor produtivo. Assim, é possível encontrar o ar comprimido em:
- Plataformas petrolíferas;
- Sondas navais;
- Máquinas de limpeza industrial;
- Pulverização no agronegócio;
- Cabines de pintura automotiva.
O deslocamento de partículas de poeira, mantendo ambientes livres de vírus e bactérias, por meio de elementos filtrantes também é responsabilidade da atuação do ar comprimido em circuladores internos, assim como a arruela de vedação borracha nas emendas estruturais necessárias.
Por fim, vale destacar que a logística empregada no transporte de grãos produzidos pelo setor de agronegócios, partindo de celeiros para o carregamento de caminhões e direcionados a contêineres, pode ser deslocada a partir do sistema de ar comprimido.