É fato que a maioria das pessoas já ouviu falar sobre algum tipo de indústria e a sua importância para a sociedade, porém muitas ainda têm dúvidas sobre o que ela faze efetivamente, mas responder essa pergunta pode ser difícil pensando que existe uma infinidade de processos e serviços que podem ser usados dentro das fábricas.

Contudo, há alguns trabalhos que se destacam por terem impactos diretos em diferentes segmentos, como é o caso da fabricação de peças.

Pensando que a maioria dos equipamentos e objetos, em geral, usados pelas pessoas é de se imaginar que os componentes precisaram ser produzidos de alguma forma, sendo assim um dos meios de dar forma a uma peça é por meio da usinagem.

A usinagem consiste em desgastar uma determinada matéria-prima a fim de dar a ela uma nova forma, sendo assim esse trabalho pode ser feito com uma infinidade de máquinas bastante eficientes, que vão auxiliar os profissionais da área, diminuindo o trabalho manual e dando melhor acabamento aos itens.

Como exemplo, existe a fresadora ferramenteira versátil e resistente que possui um acessório chamado fresa, que vai atuar no desbaste, corte e perfuração de um material que pode ser metal, madeira e outros sólidos com grande dureza.

A fresadora pode, inclusive, possuir um sistema computadorizado, o CNC que vai receber o projeto no computador e emitir para a máquina de forma mais ágil e eficaz.

Contudo, há ainda outras formas de moldar uma peça, como por meio da calandra hidraulica, essa vai curvar chapas de metal e aço para formar alguns objetos específicos, e assim como a fresadora, não exige muita força bruta dos profissionais.

Com as calandras é possível fabricar peças cilíndricas, quadradas, retangulares e de muitas outras formas.

Já a dobradeira de chapa, como o nome já diz, é uma máquina que dobra a chapa metálica para formar itens como as calhas usadas em residências.

A ferramenta apresenta resistência e durabilidade que se destacam, por isso podem estar presentes no processo de produção de diferentes setores.

Um segundo processo industrial muito comum

O serviço de solda se caracteriza por aquecer determinados materiais e em seguida uni-los de forma permanente, esse processo funciona para criar peças de máquinas e também fazer reparos em alguns equipamentos. Importante lembrar, que o método é utilizado em vários segmentos da indústria.

Contudo, a solda é bastante versátil e existe inúmeras finalidades possíveis, vale dizer que há consumíveis de soldagem indicados para cada situação.

Os consumíveis são justamente os componentes usados para proteger os materiais usados na soldagem, ou seja, vão garantir que o processo vai acontecer de maneira correta sem que haja danos na peça que está sendo soldada.

Nesse sentido, alguns exemplos que podem ser citados de consumíveis, são:

  • Gás;
  • Varetas;
  • Arames;
  • Eletrodos.

No mais, para entender o processo de solda de uma maneira mais complexa, é necessário dizer que existem três procedimentos que são os mais conhecidos, por isso se enquadram na maioria das situações, são eles a solda MIG, solda TIG e solda por eletrodo revestido.

Explicando os principais jeitos de realizar a soldagem

Para começar, a sigla MIG significa Gás Inerte de Metal e é a soldagem feita com gás inerte que previne que outros gases da atmosfera causem anomalias no processo.

Ela funciona da seguinte forma, um arco elétrico é usado para transmitir energia contínua entre o material de solda e um arame sólido, assim gerando o calor.

Já a solda TIG quer dizer Gás inerte de Tungstênio, e parte do mesmo princípio de ter o gás como proteção, mas nesse caso o eletrodo de tungstênio não é consumível, o que significa que não derrete.

Ele que vai ser ligado até a peça de solda por meio do arco elétrico. Para finalizar, o eletrodo revestido é o tipo de solda que vai ligar a peça e o eletrodo também por meio do arco elétrico, mas esse é o modelo mais antigo, por isso se destaca já que pode ser aplicado na grande maioria dos materiais.

Por fim, há máquinas modernas que realizam todos esses processos com eficiência e destreza, uma delas é a inversora de solda, que tem um tamanho menor e é mais fácil de transportar, por isso faz também trabalhos fora das fábricas, em locais de difícil acesso. Além disso, o consumo de energia com ela é mais econômico.