O aço inoxidável ou aço inox é conhecido por sua resistência. Mas, para quem não sabe, este material é formado por uma liga metálica, que é feita basicamente por uma mistura de ferro, que tem no mínimo 10,5% de cromo.
A adição do cromo é o que o torna mais forte que o aço comum, especialmente em relação a resistência ao impacto, corrosão e calor.
Quanto mais elementos são adicionados, mais possibilidades de aplicação esses materiais possuem.
Assim, carbono, níquel e silício podem ser colocadas junto a liga básica do aço inoxidável. Dessa forma, é possível criar diversos tipos de aço inox, assim, eles classificam-se em famílias.
Uma dessas famílias é a austeníticos, que tem em sua composição níquel cromo e ferro, tornando-o ainda mais resistente à corrosão, quando comparado com outros aços. Esse material não enrijece com tratamento térmico.
Assim, o aço austenítico é indicado para fazer soldagem, devido sua qualidade mecânica, sendo muito usado em elementos arquitetônicos, que precisam ser resistentes à corrosão, oxidação e diversos outros fatores de ordem natural.
Entre os tipos de aço austeníticos, encontra-se o aço inox 304, que tem múltiplas usabilidades, seja no ambiente industrial ou no doméstico.
Em sua composição química possui 8% de níquel e 18% de cromo, por isso, o material é muito usado para a fabricação de tubo inox 304 tabela na construção civil. Confira algumas aplicações do aço 304:
- Utensílios domésticos;
- Partes de maquinário;
- Equipamentos para a indústria alimentícia;
- Arquitetura e ambientes exteriores;
- Fabricação de equipamentos para hospitais.
Aplicações
O aço inox é muito usado na indústria alimentícia, como por exemplo, em chapa inox 304, utilizada para a fabricação de estantes, especialmente por ser resistente à corrosão e ainda, ser de fácil higienização.
O aço é usado largamente no ramo alimentício, desde recipientes e equipamentos que entrarão em contato com alimentos e tubulações.
Assim, o material é indicado para alimentos com poder corrosivo maior, como é o caso de ingredientes com sal e carne, que além de tudo, precisam ser limpos com mais frequência.
Mesmo sendo muito resistente, é preciso que se tenha alguns cuidados, manuseando-o e o estocando de forma correta. Dessa forma, tubo inox 304, condensadores e tanques precisam ser limpos frequentemente, considerando o uso e condições do local.
Algumas máquinas, podem necessitar de aço inox 304 para a fabricação de componentes que precisam de soldabilidade e alta conformação, tornando-se uma peça muito mais resistente.
Outra aplicação muito comum é na utilização de diversas linhas industriais, em que se utiliza válvulas ou tubulações, como linhas de vapor, gases, água e produtos químicos.
Nestes casos, a flange de inox 304 é um componente muito importante, especialmente por evitar corrosão e contaminação de produtos.
Para quem não sabe, essas peças tem a função de interligar tubulações ou válvulas, sendo importantes em linhas com grande diâmetro, o que acaba facilitando e agilizando a montagem.
Uma vez que sua fixação é feita por meio de parafusos, unindo peças iguais, os flanges de aço carbono tem papel importante.
O aço inox 304 é muito resistente a rupturas, assim, é muito usado também, para a fabricação de utensílios domésticos, como panelas, talheres e ainda, para fazer cestos de lavadoras de roupas, fogões e fornos.
Projetos arquitetônicos
O aço inoxidável 304 é um importante aliado nos projetos arquitetônicos, tornando-se a solução para muitos problemas.
Em caso de pichações, por exemplo, basta utilizar um produto que contenha removedores e fazer a limpeza.
Além disso, as propriedades mecânicas do aço, permitem que se utilize espessuras mais finas, reduzindo o peso da construção, sem diminuir a qualidade.
O interessante deste material, é que ele pode se apresentar nos mais diversos formatos, como a chapa inox 304 tabela, que apresenta os componentes em tiras, tubos e bobinas.
Além das inúmeras possibilidades de criações, o material oferece muitas opções de cor, tornando o seu projeto diferenciado.
Como você pôde ver, o aço inox 304 é um importante componente para os mais variados setores, especialmente por sua alta resistência à corrosão e rupturas.
Além disso, na construção civil torna-se muito importante pela possibilidade de ser usado com espessuras mais finas, deixando seu peso muito leve.
Além de ser muito resistente, esse material tem o diferencial de ser fácil de higienizar, um fator de extrema importância para empresas que lidam com o preparo de alimentos ou ainda, para a produção de equipamentos hospitalares.