As atividades executadas no ambiente industrial visam ajudar na produtividade de produtos de pequeno, médio e grande porte. Os produtos fabricados são destinados aos comércios e para exportações, ações que ajudam no crescimento da empresa, gerando lucros e popularidade na área de atuação.

O modo de ter bons resultados na produtividade é investindo parte do capital na compra de um maquinário moderno e materiais de fornecedores de confiança.

Ter um plano financeiro para garantir todas as compras e cuidados periódicos como uma manutencao eletrica industrial, hidráulica e dos equipamentos são formas de manter a qualidade nos processos industriais.

Elaborar um planejamento anual com os objetivos e metas é uma forma de ter mais foco e assim trabalhar diariamente para obter ganhos positivos.

No plano, os gestores e responsáveis pela produção podem definir a mercadoria que será desenvolvida, a quantidade, tempo e outros detalhes com impacto direto no trabalho. A organização é o segredo para conseguir otimizar tempo e evitar atrasos durante a produtividade.

A relevância de itens para segurança

Investir na compra de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é algo que as empresas têm a obrigatoriedade de fazer. O uso de EPI’s é algo que está na NR 6 (Norma Regulamentadora) uma regra que estabelece o uso de equipamentos de segurança para impedir que acidentes de trabalho aconteçam.

As empresas possuem a obrigatoriedade em investir na compra de equipamentos, pois a falta destes podem gerar prejuízos e multas para o empresário.

Sendo assim, a aquisição de itens específicos da industria de EPI é o modo de manter os colaboradores protegidos, evitando acidentes e assim será possível ter uma boa produtividade.

Os equipamentos mais utilizados no ambiente industrial são:

  • Capacetes;
  • Botas, botinas e sapatos especiais;
  • Óculos e viseiras de proteção;
  • Abafadores e protetores auriculares;
  • Luvas e mangotes;
  • Máscaras e filtros respiratórios;
  • Cinturões e cintos de segurança para serviços em altura.

Pesquisar informações e referências das melhores empresas que fabricam EPI’s são formas de ter bons fornecedores de equipamentos para garantir a segurança nos serviços industriais.

Ferramentas usadas para desbaste

O uso de ferramentas para remover excesso de materiais são essenciais para um acabamento personalizado. Em marmorarias, os funcionários utilizam muito um abrasivo de poliborda para marmoraria, um tipo de máquina que permite dar um excelente acabamento nas bordas das chapas de mármore e granito.

A principal função deste abrasivo é dar formato na borda, agrega brilho e tem um funcionamento simples. Os benefícios desta máquina são:

  • Acabamento profissional;
  • Reduz custos com mão de obra;
  • Agilidade da produção;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Diversidade de acabamentos.

Com este recurso, o trabalho nas marmorarias podem ser executados com muita qualidade e rapidez, permitindo aumentar a produtividade para atender aos pedidos dos clientes.

Afiação de ferramentas

Nas cozinhas industriais, o uso de facas é algo essencial para conseguir cortar os alimentos. Com o decorrer do tempo, as facas sofrem desgastes e isso pode prejudicar o corte dos alimentos, além de aumentar o risco dos cozinheiros de sofrer acidentes, por exemplo, cortar os dedos.

O modo de recuperar o corte e precisão é usando um amolador de facas, ferramenta que ajuda a colocar o fio de corte no lugar certo, desentorta todas as partes da faca. Existem diferentes modelos de amoladores: chaira, amolador elétrico ou pedra que podem ser simples e práticos.

Produtos muito utilizados no dia a dia

Há muitos produtos que as pessoas usam diariamente para alguma necessidade. Seja dentro ou fora do ambiente laboral, existem alguns que podem ser utilizados para limpeza e em outras tarefas.

A acetona 5 litros é um exemplo de solvente que pode ser usado como um solvente de tintas, esmaltes, resinas, graxas ou vernizes. A função básica da acetona é atuar como um removedor, ajudando na limpeza de superfícies. Na indústria química, as empresas fabricam este produto através de uma mistura de acetona, água e álcool etílico.

As aplicações da acetona são: remoção de supercola, higiene e polimento de resinas de fibra de vidro e epóxi, pode ser usada na fabricação de fármacos, extração de óleos, além de ser um poderoso solvente para fibras sintéticas e plásticos.

Outro produto muito usado em processos químicos, é a agua desmineralizada 5L, já que tem todos os sais minerais removidos. Esta água é muito utilizada em:

  • Laboratórios;
  • Fotografia;
  • Aquários;
  • Limpa para-brisa;
  • Radiadores;
  • Baterias.

Portanto, a escolha de materiais de qualidade, equipamentos e ferramentas potentes e fazendo os investimentos certos, as empresas da área industrial podem obter reconhecimento no segmento de atuação, lucros e popularidade.