máquinas indústrias

Quando falamos de indústria, sempre vem na nossa cabeça mega indústrias, com suas chaminés e máquinas enormes. Porém, podemos nos referir a uma indústria como um lugar que produz em uma escala razoável, ou então produz peças em série.

Nesse contexto, talvez uma indústria que não nos damos conta, mas que é de grande importância para o desenvolvimento do cotidiano é a marcenaria.
A marcenaria é uma fábrica de móveis ou então objetos de madeira. Para que esse objetivo ocorra, que é a produção de móveis ou objetos de madeira, são usados diversos tipos de ferramentas para que esse processo seja possível.
Assim, veremos algumas ferramentas que não podem faltar em uma marcenaria pequena, média ou de grande porte.

Tipos de equipamentos para marcenaria

Para a definição das ferramentas do seu estabelecimento, é necessário saber que tipo de trabalhos e materiais será focada a marcenaria.

Assim, para cada tipo de serviço é necessário um tipo de ferramenta, mas sempre é importante lembrar que as ferramentas manuais para marcenaria são importantes para o desenvolvimento das peças e móveis.

Podemos citar como ferramentas principais para uma marcenaria:

1. Trena

As trenas são muito importantes para o desenvolvimento de peças, pois elas são que réguas portáteis.

Existem diversos tipos de trenas, das maiores as menores, mas para a marcenaria uma trena de 3 metros é mais do que necessário. Afinal as trenas maiores são mais usadas em construção.

Uma boa trena sempre terá uma fita forte e que tenha uma leitura clara e fácil, tanto para iniciantes como para profissionais mais experientes.

2. Réguas de aço

As réguas nada mais são que um fator indispensável, isso porque assim como as trenas, permitem a medição de diversas peças, principalmente para marcar a distância entre um furo e outro, para o uso da furadeira.

As réguas de aço são importantíssimas pois garantem a marcação precisa dos trabalhos.

É indicado o uso das réguas sem acabamento acetinado, pois é mais fácil de se ler, principalmente em ambientes com iluminação, que podem refletir nos lugares da medição, não sendo muito legíveis.

3. Parafusadeira

A parafusadeira é muito usada na marcenaria por conta de possibilitar o aperto, a fixação, o desenroscar e também a colocação de rebites de forma melhor e mais firme que se fosse feita com uma chave de fenda manual.

Tem diversos modelos, que podem ser tanto portáteis com baterias, como por cabo ligado a tomada.

Existem alguns modelos, inclusive, que são pneumáticos.

Além do uso na marcenaria, é usado também para fixação de objetos, placas de gesso e muitos outros elementos.

Outros equipamentos para marcenaria

Existem alguns outros tipos de equipamentos usados na marcenaria que podemos elencar.

Assim, é imprescindível falar sobre a escova de aço para lixadeira e para furadeira.

Elas são usadas para diversos processos e existem muitos tipos, como:

  • Escova em fita;
  • Escova cônica;
  • Escova rotativa;
  • Escovas trançadas e outras.

As escovas mais usadas na marcenaria são as escovas cilíndricas e as de fita.

Vale destacar ainda nesse contexto que a escova de aço para furadeira serve para diversos objetivos, como para desbastar algumas peças, polir e também limpar.

Assim, as características de cada escova são:

Escovas de fita

As escovas de fita possuem dois modelos principais, a que tem uma disposição reta ou que tenham uma disposição helicoidal. As escovas de fita permitem que haja o alcance de lugares um pouco mais difíceis de se acessar.

As escovas retas parecem uma régua e quase sempre são dispostos paralelamente e se acompanha a largura da fita.

Sua principal função nada mais é que a de vedar espaços e também permitir a seleção e o acompanhamento de peças e objetos.

Já as escovas em disposição helicoidal possui um formato mais cilíndrico e as fitas que estão em sua estrutura são mais espaçadas, por conta das necessidades existentes.

A escova helicoidal também podem ser invertidas, para o uso mais preciso.

Com relação as escovas cilíndricas existem três modelos básicos: tufada, cilíndrica por anel e  Escova cilíndrica helicoidal.

A escova tufada

Esse tipo de escova tufada cilíndrica possue nada mais nada menos que pequenos tufos que são grampeados na base de um cilindro, que são usados em grande escala no desbastes de peças e em alguns processos industriais.

Escova cilíndrica por anel

Que são constituídas por anéis ou blocos com escovas, que tem um eixo.

Escova cilíndrica helicoidal

Essa disposição helicoidal tem um eixo rotativo, que permite que os resíduos de uma peça vão para uma direção específica.

Dessa maneira, vimos que uma marcenaria tem diversos elementos que são usados para a construção de peças e móveis de madeira.