Uma indústria é formada por muitos equipamentos e ferramentas, sendo que entre eles estão o elevador de canecas, os cilindros revestidos de borracha, as esteiras transportadoras e em alguns casos os ar-condicionado.

Cada um desses componentes interferem em maior ou menor grau do funcionamento industrial, permitindo que processos sejam otimizados e que o resultado final tenha mais qualidade. Ao longo deste artigo abordaremos alguns elementos que são encontrados na indústria e que permitem que a produção ocorra de forma contínua e única.

Os elementos trabalhados aqui de forma mais detalhada serão os elevadores de canecas e as canecas para elevadores, bem como os sistemas de ar-condicionado que podem ser instalados dentro da indústria.

Os elevadores de canecas e sua utilização

Os elevadores de canecas são um tipo de transporte vertical que tem como objetivo carregar material a granel, podendo ter uma inclinação máxima de até setenta graus, sendo que há casos especiais de equipamentos horizontais.

Existem diversos elevadores de canecas, que podem ser construídos e encontrados em variadas funções, sempre levando em consideração o que será transportado nas canecas.

Os tipos principais são o elevador de caneca centrífugo e o elevador de caneca contínuo, sendo que ambos podem ter canecas fixas em correia ou em correntes.

Os elevadores de canecas contínuos transportam grande parte dos materiais, assim como o ar condicionado serpentina de cobre atua de forma eficiente na qualidade do ar de muitos ambientes.

Esses elevadores carregam material com baixa ou alta abrasividade.

O seu funcionamento é simples, pois o material é alimentado no mesmo elevador em que será transportado e descarregado. Para que isso ocorra, é necessário realizar o descarregamento sobre a face de uma caneca posterior, passando pelo tambor ou sprocket.

Já os elevadores de canecas centrífugas operam em uma velocidade maior que os contínuos e “jogam” o material dentro da boca de descarga, quando este passa pelo tambor ou pelo sprocket. Aqui o espaçamento das canecas é maior, para que o enchimento seja completo.

Os cilindros de borracha

Outros equipamentos usados em grande parte dos maquinários industriais é o cilindro de borracha que geralmente é revestido com material emborrachado.

Os cilindros estão em muitos tipos de máquinas, atuando no transporte de materiais dentro da linha de produção.

O revestimento deste cilindro com borracha permite que o uso seja mais adequado e mais qualitativo, permitindo a proteção da peça contra fortes impactos, ou seja, aumentando a vida útil de um cilindro.

Algumas vantagens para a colocação de um revestimento de borracha em um cilindro são:

  • Estar dentro das normas de tolerância;
  • Acabamentos diferenciados;
  • Evita desgastes;
  • Comprimentos adequados aos eixos das peças.

No tópico abaixo falaremos sobre os sistema de condensadora de cobre e ares-condicionado que podem ser usados dentro da indústria de forma bastante eficiente e com um grande desempenho.

O ar-condicionado e a serpentina de cobre

O ar-condicionado tem o objetivo de tornar o ar ambiente mais agradável por meio do uso da energia elétrica e fluido refrigerante. Existem dois tipos principais de serpentinas nesses equipamentos, as de alumínio e as de cobre.

A serpentina de cobre ar condicionado tem grande condutividade térmica, sendo quase o dobro da do alumínio, ou seja, tem uma capacidade de esfriar e aquecer muito mais rápida, tornando o equipamento mais eficiente.

Outra vantagem das serpentinas de cobre é que elas são mais rígidas e possuem mais resistência a oxidação. Caso ocorra algum problema relacionado, é possível corrigir com solda, o que não é possível com os tubos de alumínio.

Apesar de ser um pouco mais caro que o alumínio, é uma das melhores escolhas quando o assunto for ar-condicionado. Abaixo falaremos sobre alguns sistemas de ares-condicionado que podem ser usados na indústria.

1. Centrais de ar-condicionado

São usados em indústrias que possuem muitos ambientes e com grandes dimensões. Esse equipamento possui grande estabilidade térmica tendo como base dutos grandes, sem que seja necessário realizar o rebaixamento do teto. Mesmo nos lugares em que a instalação não foi planejada de antemão.

2. Ar-condicionado rooftop

Modelo de fácil instalação e que é mais usada em ambientes grandes e que possuem poucas paredes, como galpões industriais.

Assim, vimos que a indústria é composta de inúmeros componentes e todos eles em conjunto permitem que a linha de produção tenha um bom desempenho.